De que forma o bullying expõe a vulnerabilidade humana?

3 respostas
De que forma o bullying expõe a vulnerabilidade humana?
 Renata Bombine Pimentel
Psicólogo
São Paulo
Olá! Geralmente as pessoas que sofrem bullyuing são tidas como as que não se enquadram nos padrões ditados como "normais", seja no aspecto físico, psicológico ou comportamental. Desta forma, encontram dificuldade para enfrentar as agressões, abusos, etc. É de suma importância abordar este assunto em casa, nas escolas, na igrejas, em todos os lugares pelos quais crianças e adolescentes transitam como forma de prevenção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O bullying revela a vulnerabilidade humana ao expor a necessidade de aceitação, pertencimento e reconhecimento. Tanto a vítima quanto o agressor mostram fragilidades: a vítima sente sua dignidade ferida, e o agressor manifesta inseguranças internas ao tentar afirmar poder sobre o outro.
O bullying expõe a vulnerabilidade humana porque atinge necessidades básicas da vida em sociedade, como o pertencimento, o reconhecimento e a segurança emocional. Situações repetidas de humilhação, exclusão ou agressão podem gerar sofrimento psíquico, afetar a autoestima e provocar sentimentos de medo, vergonha e inadequação.

Os impactos do bullying na saúde mental variam de pessoa para pessoa e dependem da história individual, da intensidade das agressões e do suporte emocional disponível. Em crianças, adolescentes e também em adultos, a falta de apoio e de espaços de escuta pode aumentar essa vulnerabilidade.

Por isso, o acompanhamento psicológico pode ser fundamental para ajudar a elaborar essas experiências, fortalecer recursos emocionais e reduzir os efeitos do bullying ao longo da vida.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1019 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.