Depois da morte da minha namorada , já não tenho mais vontade de fazer nada , sinto muita tristeza

10 respostas
Depois da morte da minha namorada , já não tenho mais vontade de fazer nada , sinto muita tristeza e angústia desde o ocorrido , meu rendimento no trabalho e na faculdade caiu , sinto muito a falta dela , há 6 meses estou sofrendo , qual tipo de tratamento poderia me ajudar ??
olá, procurar entender o que pode e precisa ser transformado é um bom começo. entender que seu irmão não foi negligenciado, ele teve tratamento. Hoje, uma avaliação pela fonoaudiologia pode esclarecer e contextualizar. Uma terapia de família também pode ser relevante e para compreender a dinâmica e indicar caminhos a serem trabalhados (o que do passado faltou e nas falta mais: recurso financeiro, tempo em conjunto, assistência...) Quais são as expectativas gerais, sonhos, planos para o presente e futuro para além da síndrome e do transtorno da fala. Bem como a possibilidade de você e seus familiares encontrarem outras possibilidades e caminhos.
abs, Betânia Tassis.

Você está passando por um processo de luto, o que é normal diante de uma perda significativa. A tristeza faz com o mundo seja menos interessante, abaixando a motivação para o que antes interessava e consequentemente prejudicando o desempenho. O problema é quando o luto se torna patológico, isso acontece quando o processo de luto é paralisado e a pessoa vive o luto dia a após dia com a mesma intensidade do começo, mesmo que tenha se passado meses ou até anos. Nesses casos desenvolve-se um quadro próximo à depressão. Pelo seu relato não é possível diagnosticar qual é o seu caso, de forma que recomendo que procure um psicólogo. Se o seu luto estiver lhe fazendo mais mal do que o normal ele poderá identificar e cuidar de você.
Uma Psicanálise poderá lhe auxiliar em relação a esse sofrimento. Procure um Psicanalista na sua região.
É preciso fazer um processo de luto, e a psicoterapia/psicanálise pode ajudar muito nisso. A terapia ajudaria a entender e aceitar o que te aconteceu, facilitando o processo de "readaptação" à sua vida agora.
A psicoterapia breve é uma boa opçāo, facilitando a superaçāo das etapas do luto para elaborar a perda, diante da necessidade de readaptaçāo e restauraçāo do funcionamento de suas atividades (como seu rendimento no trabalho e na faculdade). Espero ter ajudado!
Acredito que buscar uma psicoterapia seria adequada para auxiliar na elaboração do luto. Existem profissionais que atuam nesta área e são mais assertivos. No entanto, caso perdure esta depressão é pertinente buscar ajuda de um psiquiatra concomitantemente para avaliação se esta depressão já é maior e precisa de auxílio farmacológico também.
Olá. A Psicoterapia será fundamental para você conseguir seguir em frente. O apoio oferecido em terapia vai te ajudar a ter forças e fará com que elabore sentimentos que sozinho fica muito mais difícil de suportar. Junto com seu terapeuta vai poder se organizar melhor diante desta perda, identificar e ressignificar esse momento traumático, transformando essa dor em algo mais suportável. Pode ser que necessite de ajuda medicamentosa, mas isso será decidido junto com seu terapeuta no decorrer do processo de tratamento. O mais importante é, antes de qualquer abordagem, procurar um profissional que te passe confiança e segurança. Se não sentir empatia pelo psicólogo ou por sua linha de tratamento, não desista e busque um outro profissional que atenda suas necessidades.
É normal vc estar nesse processo de tristeza e perda de interesse de fazer algo, pois está enfrentando um processo de luto, perder já não é bom! imagina perder alguém que se ama e tão próximo, não é mesmo? Vc precisa buscar uma análise, pois é importante trabalhar esse luto, elaborar essa perda, busque um psicólogo/ psicanalista e verá que terá bons resultados, e com isso encontrar alguma motivação, algum objetivo para continuar lutando pela vida. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá

Importante você fazer terapia e trabalhar seu luto.
Elaborar esta perda, reinventar sua vida sem a presença de sua namorada.
Transformar esta dor em saudade saudável.
O luto é um processo que deve ser bem trabalhado para que você consiga retomar sua vida.
Espero ter ajudado.
Abraços

Anelise Mira
Psicoterapia individual ajudaria muito, pois seria um processo para entender tudo o que ocorreu associado a sua história de vida.