Depressão pode ser baixo nível de serotonina?

10 respostas
Depressão pode ser baixo nível de serotonina?
A depressão tem causas multifatoriais, dentre elas, um desequilíbrio em substâncias como dopamina, serotonina e noradrenalina.
E, exatamente por ter causas multifatoriais, existe a necessidade de acompanhamento multidisciplinar/medicamentoso (na maioria dos casos) e é indicada psicoterapia.

Sim, depressão é uma doença e é química, no entanto em alguns casos, dependendo da sua origem, pode ser tratada apenas com psicoterapia mas na maioria dos casos exige também intervenção medicamentosa.
Sim, pode ser um baixo nível de serotonina! Quando os neurotransmissores estão desajustadas, as informações entre os neurônios ocorrem de forma disfuncionais.
Em alguns casos de depressão, a terapia cognitiva comportamental é eficiente sem a necessidade do uso de medicamentos. Porém, na maioria dos casos é necessário uma associação de medicamentos e psicoterapia.
A depressão tem várias causas e formas de tratamento, quanto á falta dos neurotransmissores prefiro que aguarde a resposta do médico especializado que é o psiquiatra e depois um tratamento psicoterápico será de grande valia.
At.,
Mônica Araujo
A serotonina é um neurotransmissor que atua nas emoções, as pessoa com depressão podem ter uma alteração na quantidade desse neurotransmissor bem como em outros que também atuam nas emoções.
De acordo com alguns autores hoje parece consensual haver uma pluralidade dos fatores etiológicos envolvidos no surgimento da depressão, ou seja, existe uma série de circunstâncias que podem predispor uma pessoa à depressão. Podemos levar em consideração que a terapia medicamentosa nem sempre é satisfatória se utilizada de maneira a ser o único tratamento, converse com seu psiquiatra. A psicoterapia também é um tratamento e para ser bem sucedida depende também do empenho do paciente no tratamento psicológico. Um tratamento multidisciplinar pode ser o mais indicado.
Sim, o cérebro e o organismo como um todo responde ao modo de funcionamento da mente, aos pensamentos e sentimentos, por isso o desequilíbrio químico nos casos de depressão. É necessário que se faça tratamento medicamentoso na grande maioria dos casos e psicoterapia também para que se possa trabalhar as crenças e pensamentos disfuncionais que colaboram para uma visão negativa de si mesmo, dos outros e do mundo externo.
O "pode ser" na sua pergunta parece ingênuo. A psiquiatria chama isto a "causa" e costuma ofuscar que causas tem causas. Deve perguntar-se, porquê o nível de serotonina está baixo. Não entro aqui no problema de medir a presencia de um neurotransmitor/hormônio no cérebro nem da observação puramente empírica da correlação entre a quantidade dele e um comportamento tal como a depressão. Tabalhar com a explicação "multifatorial" é mais elegante e mais moderno, mas muda nada.

A sua pergunta invertida faz mais sentido para mim: se temos baixo nivel de serotonina, pode ser a depressão?

A depressão se manifesta no cérebro, certo. Mas onde queriamos que ela se manifestasse?

Concluo: não adianta fechar os olhos do que a pessoa deprimida vive e viveu no passado, mesmo se a pessoa ela mesma prefere não saber.

Para aliviar a tristeza, melancolia e diminuir a incidência de episódios, é bom se lembrar das experiências vividas na infância e se dar conta como elas impactam no presente. Não fuja.
A ciência tem muito o que descobrir sobre nossas emoções. A serotonina é uma das descobertas, que sua falta ajuda a depressão. Porém, muitos pensam que então é só repor com remédios e isso é um equívoco. Podemos produzir prazer mudando nosso comportamento, tendo atitudes mais respeitosas e alegres conosco. O exercício físico e o bom sono são importantes por exemplo para nos mantermos fortes. Além disso, as medicações nem sempre funcionam ou se usadas sem psicoterapia podem trazer apenas um alívio no início do tratamento. Mesmo assim, muitas pessoas relatam efeitos colaterais.
Depressão é uma doença complexa que envolve uma questão multifatorial. É perceptível o baixo nível de produção dos neurotransmissores que produzem os hormônios que dão a sensação de prazer e bem-estar no corpo como a Serotonina, dopamina, oxitocina... Porém não é unicamente orgânica. Na maioria dos casos é importante o acompanhamento psicoterapêutico em consonância com outros médicos, como o psiquiatra para tratamento efetivo da depressão.
A depressão crônica tem a baixa serotonina sim, como uma de suas razões.