Desde criança, nunca gostei de andar na companhia de outras pessoas. Brincava com as crianças que já

26 respostas
Desde criança, nunca gostei de andar na companhia de outras pessoas. Brincava com as crianças que já conhecia, mas na escola não falava com quase ninguém ,preferia ficar no meu canto. Nunca falei em público, não terminei a faculdade pra não fazer o TCC. Qdo criança e até hj, não gosto de abraçar e dar parabéns pra ninguém, até mesmo meus filhos, pais e esposo. Não gosto de receber visitas, só mesmo qdo vou dar uma festinha e vou beber, então pra mim é mais fácil. Sinto que me escondo atrás da bebida.No trabalho, não gosto de conversar. Tem muitas outras coisas que me impedem de ter uma vida normal, Será que tenho autismo?
Olá, apesar das características descritas possam lembrar alguns dos vários sintomas do espectro autista a serem investigadas, vejo que você teve filhos e saí, por exemplo para beber. Interessante investigar como se deu o seu aprendizado de confiança, como você desenvolveu habilidades sociais para interagir em diferentes relacionamentos interpessoais, trabalho, família, relacionamentos amorosos entre outros. "Esconder-se atrás da bebida" foi uma fala bem interessante, sabe as vezes nem nós mesmos temos dificuldades em entender alguns acontecimentos e sentimentos durante o percurso de nossas vidas, não há como mudar o passado entretanto,há como mudar a forma como você se sente em relação ao passado e ao hoje. Eu trabalho bastante com desenvolvimento, aumento de repertório de habilidades sociais, o que inclui as faltas que percebi que você tem, a fala em público, preferir isolamento e interação em geral talvez ser algo que você evite. Espero ter ajudado, grande abraço!
Daiane Viana
Psicóloga Clínica CRP 08/25827

Olá, não necessariamente se fecha um diagnóstico de autismo, pois as questões apontadas podem indicar outros diagnósticos ligados a dificuldade de interação. Para ter melhor entendimento sobre sua condição, é necessário procurar um psiquiatra. Não deixe de buscar esta ajuda especializada, pois assim você terá condições melhores de vida. Espero ter ajudado. Abçs.

Olá, temos que ter cuidado em enquadrar relatos em diagnósticos, principalmente em poucas palavras como é necessário nesse tipo de troca. Eu prefiro dispor brevemente aqui sob um ponto que eu gostar de jogar luz sobre ele: independente do diagnóstico há um sofrimento, há incômodos. Quanto que podemos atingir de melhor qualidade de vida se você modificar quaisquer dos comportamentos citados? A Psicologia é uma ciência que trabalha nesta direção. Profissional e paciente em um trabalho colaborativo ressignificam pensamentos e por consequência emoções e comportamentos que trazem sofrimento.
Olá. Um diagnóstico é importante pois norteia o tratamento, ajuda na intervenção, mas não esqueça que o que mais importa é a pessoa que está por trás do diagnóstico. Nós, profissionais da área da psicologia, prestamos muita atenção nisto tudo que você está colocando e antes mesmo de fecharmos um diagnóstico já vamos trabalhando todas as suas queixas e todos o sentimentos envolvidos, pois isso tudo está te fazendo sofrer e muito. Procure um terapeuta que possa te auxiliar, agende uma consulta, procure um profissional que te faça se sentir acolhido. O setting terapeutico é um ambiente que tem uma escuta especializada, um lugar protegido que permitirá a livre expressão dos seus sentimentos e a reatualização das suas experiências. Pode ser que precise de um encaminhamento médico, mas tudo isso será decidido em conjunto ok? Boa sorte!
Antes de preocupar-se com um diagnóstico, é necessário pensar no quanto essa situação lhe causa desconforto emocional. Procure uma psicóloga de sua confiança e, se necessário, um psiquiatra. Mesmo com alguns sintomas de autismo, parecem pouco acentuados para tal diagóstico e seu quadro aparenta mais uma forte inibição social. Procure ajuda de uma psi e poderá se conhecer melhor e entender qual a raíz dessa dificuldade de convívio social. Abraços e boa sorte!
Só pelo seu relato fica impossível diagnosticar algo. Caso tenha realmente essa dúvida, busque uma neuropsicologa pra que possa ser feita uma avaliação neuropsicologica e assim sanar sua dúvida
Os sintomas que você relatou podem ter origens bastante diversas. A psicanálise trabalha com a escuta da singularidade de cada paciente. Isso significa que compreendemos que cada sujeito é único, não importa se seus sintomas sejam iguais ou similares aos de outro sujeito, uma vez que a história de vida de cada um, os relacionamentos que tivemos durante a infância e na vida adulta, a forma como cada pessoa reage ao que lhe acontece na vida, tudo isso vai determinando a maneira como nos posicionamos frente a determinadas situações. Por isso, na Psicanálise, não costumamos nos orientar muito pelo conjunto dos sintomas, mas pela história de vida do paciente que é relatada em seu discurso. Se há algo que lhe incomoda, como essa dificuldade de se relacionar que você descreveu, o ideal é que procure um profissional que lhe ofereça uma escuta qualificada. Um psicanalista poderá te ajudar a compreender melhor a origem de sua inibição, através daquilo que é particular ao seu sofrimento. Por isso, recomendo que você procure algum profissional desta área, para que possa falar de seu mal-estar e, assim, elaborá-lo.
Independente de ter autismo ou não, você está tendo queda na sua qualidade de vida, vale a pena analisar como esse bloqueio está afetando a sua rotina e o que significa o contato social para você.
Os sintomas rematados podem ser de varios transtornos ou dificuldades! Eu sugeriria realizar uma avaliação neuropsicologica para verificar de fato todos esses sintomas e a causa dos mesmos, para melhor direcionamento da intervenção e prognóstico! Me coloco à disposição caso precise de algo!
Diante do seu relato, pode ser ansiedade social ou mesmo timidez. Procure um psicólogo especialista em terapia cognitivo- Comportamental para melhor avaliá-lo
Olá! Procure ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra podem realizar uma avaliação e te ajudar a melhorar as relações interpessoais. Os sintomas que relata estão presentes em vários transtornos, como ansiedade social, por exemplo. Mas o diagnóstico precisa ser feito com calma e pessoalmente. Um abraço!
Olá, Percebo o quanto essa situação lhe causa desconforto emocional. Diante do que relatou, pode ser "ANSIEDADE SOCIAL", que te impede que viva momentos agradáveis, como por exemplo, o não "terminar a Faculdade para não apresentar o TCC". Procure ajuda de um psicólogo especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, irá te ajudar começando por todos esses pensamentos que se repetem cada vez que te coloca em situação que julga desconfortável que são chamados de pensamentos automáticos. Levam esse nome porque ocorrem involuntariamente e desencadeiam sentimentos e reações físicas. Acontece isso porque nossa mente entende que essas situações que você relatou, são situações de RISCO e então dispara um Sistema de Proteção. Isso é algo que se constrói na mente, conforme se repetem, e cada vez mais automático, é um Ciclo Vicioso.
"O Medo de enfrentar o que nos amedronta definem os rumos que nossa vida terá".
Um grande abraço!
Olá! Existem várias considerações a serem feitas. Você diz que desde criança nunca gostou de andar na companhia de outras pessoas. Isso pode ser um fator relacionado ao temperamento, que é a parte biológica da nossa personalidade, ou referente ao aprendizado. Muitos dos nossos comportamentos são aprendidos através da relações que estabelecemos com os nossos cuidadores no início da vida. Como era o estilo de personalidade de seus cuidadores quando você era criança? Eram sociáveis ou mais retraídos? O estilo de personalidade dos nossos cuidadores durante a infância também influencia no nosso jeito de ser na vida adulta. Como era o apego com seus cuidadores? Eram pessoas mais frias ou mais carinhosas? Disponíveis emocionalmente ou distantes? Eram críticos, rejeitadores ou compreensivos e amorosos? Passou ou presenciou alguma situação traumática? Todas esses aspectos e vários outros influenciam na formação da personalidade e precisam ser compreendidos antes de se fazer um diagnóstico.
Olá!
Penso que você precisa de acompanhamento psicoterápico, tem algum indício de trauma na infância. Momentane descarto a hipótese de autismo.
Bom dia, o autismo se diagnostica desde criança e você me parece que já é uma jovem que ainda estuda mas que não consegue terminar a formatura a causa de bloqueios em se expor. E´interessante se deixar ajudar de um psicologo/a para te ajudar a compreender os possíveis traumas que ao longo da tua vida contribuíram para te bloquear e não conseguir se mostrar em publico. Acredito que uma psicoterapia pode te ajudar a se compreender melhor e a superar o bloqueios que te impedem a ser mais expansiva.
olá, esse é um problema que está te impedindo viver várias coisas importantes.
Independente do diagnóstico, que pode ser vários, o importante é procurar um profissional que te ajude a se entender. Se for o caso, ele pode solicitar ou fazer uma avaliação psicológica completa para descartar ou confirmar determinado diagnóstico.
Importante também é saber que esse problema tem tratamento e que não é necessário ficar vivendo com o sofrimento a vida toda.

Procure ajuda, se cuide, você merece.
Psicóloga Roberta Bouchardet
Então, alguns dos comportamentos que você descreve estão muito relacionados com a síndrome de asperger, hoje enquadrado no transtorno do espectro autista. Existem também classificações de introversão que caracterizam sintomas semelhantes. Muitas vezes, é preciso mesmo aceitar nossas características e nos amar mesmo assim. Algumas coisas vamos conseguir mudar e transcender, outras, precisaremos aprender a conviver sem culpa, medo ou sofrimento! Felicidades!
Boa tarde! Você está relatando uma série de dificuldades de socialização conhecidas em psicologia e que vem de problemas de aprendizagem deste aspecto ao longo da infância e adolescência, e que se converte num problema de solidão. Quanto a estas dificuldades o psiquiatra holandês Dr. Van Den Berg já dizia que se não existisse solidão no mundo, não teríamos problemas emocionais, psicológicos ou psiquiátricos.
Em situações como essas onde há um estado de tensão na base, a bebida alcoólica quando usada ganha função de dispersar a pessoa desse estado de tensão e por conta disso a pessoa consegue soltar-se nas relações, podendo gerar uma falsa sensação de melhora uma vez que essas relações vividas sem a bebida seriam com muita tensão e ansiedade. O problema é que o uso da bebida não é um caminho de superação das dificuldades uma vez que não possibilita a pessoa localizar-se frente aos seus impasses e assim não tem como subsidiá-la a resolvê-los, além de trazer “n” desdobramentos negativos para a sua vida de relações como mais desacertos na sua vida com os outros, além de dependência química, etc.
Não obstante, padecimentos emocionais desse tipo podem ser plenamente superados em processo psicoterapêutico onde através da identificação dos impasses o paciente será localizado e orientado a fazer o caminho para tornar-se socializado e seguro em suas diversas relações.
Olá,
Você apresenta alguns sintomas de autismo, mas não dá para afirmar pois estes sintomas também estão presentes em outras patologias. Seri importante você fazer uma avaliação psicológica e neuropsicológica para entender melhor o que pode estar acontecendo com você.
abçs
Não necessariamente você se enquadraria nesse transtorno. As vezes poderia ser outro transtorno ou a ausência dele. Todos podemos ter dificuldades em que a terapia poderia auxiliar, sem necessariamente ter um transtorno. Para conhecer melhor o seu quadro seria necessário uma entrevista com um profissional competente.
Somente pelo seu relato não tem como saber, é necessária uma avaliação pormenorizada. Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e abrange outras características além da questão social. Talvez seja interessante fazer uma avaliação neuropsicológica. Abraço.
Olá! Apenas com essa informação não é possível fazer qualquer tipo de diagnóstico. É preciso consultar um especialista para um diagnóstico cuidadoso, pois existem vários fatores que precisam ser avaliados para se chegar a um diagnóstico. Independente do diagnóstico, o importante é trabalhar todas essas questões que te causam desconforto. Procure ajuda de um Psicólogo, a terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Algumas características são normais de se ver em pessoas com autismo, porém não é só o autismo que possui essas características. O ideal é procurar um psicólogo para te auxiliar no processo do autoconhecimento, e melhorias nas suas relações, caso esse seja seu interesse, e melhora na qualidade de vida.
Os sintomas que você descreveu, como preferir ficar sozinho, evitar interações sociais, dificuldade em falar em público e desconforto em demonstrar afeto físico, podem ser indícios de características associadas ao espectro do autismo. No entanto, é importante ressaltar que para se saber é necessario fazer um psicodiagnostico completo. Recomendo a busca por um psicodiagnostico e um acompanhamento terapeutico para não correr o risco de cair em um alcoolismo e conseguir desenvolver habilidades sociais que não dependam dessa muleta.
Não é possível saber somente através da leitura da sua pergunta se você tem autismo ou não. Alguns aspectos podem ser relacionados, porém outros não. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para ter mais clareza. Abraço
olá. Você tem alguns sinais, mas existem muitos diagnósticos diferenciais semelhantes ao autismo. Seria prudente buscar avaliação com um especialista para investigar o caso. Me coloco a disposição, pois trabalho com avaliação de adultos. Tenha uma ótima semana