Angelita Dal Piva

Psicólogo mais

Florianópolis, 2 endereços

Número de registro: CRP 12/01381

1 opinião

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Consultórios (2)

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Atende: adultos

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim
Consultório Superações - Psicologia & Psicoterapia Científica Existencialista

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Primeira consulta psicologia


Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque


Avenida Rio Branco, 404, Centro Executivo Planel Towers, Torre 2, Sala 608,

Consultório Superações - Psicologia & Psicoterapia Científica Existencialista

Outros serviços


Av. Rio Branco, 404 (sl 908), Florianópolis

Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia



Av. Rio Branco, 404 (sl 908), Florianópolis

Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Experiência

Sobre mim

A Psicóloga e Psicoterapeuta Angelita Dal Piva é graduada em Psicologia pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Tem Formação em Psi...

Mostrar a descrição completa

Experiência em:

  • Problemas de Relacionamentos
  • Depressão
  • Transtornos de Ansiedade
Veja mais

1 opinião de paciente

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
N
Local: Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia Psicoterapia adulto

Sou paciente da clínica faz 3 anos e gostaria de dizer que o método literalmente mudou minha vida. Eu vinha arrastando por anos um quadro de ansiedade e depressão que teve seu pico 3 anos atrás, quando eu planeja em detalhes como tirar minha própria vida pois não via mais alternativa para me livrar daquela angústia. A Dra. Angelita me acolheu como filha e com todo seu carinho e pacientes explicações detalhadas de como a mente funciona, aqueles nós que me atormentavam foram desatando e minha vida foi indo pra frente. Hoje diante de um estado de angústia e desespero não penso mais em tirar minha vida, consigo parar e refletir cada detalhe para achar uma solução. O resultado? Sou uma advogada de sucesso que trabalha em uma multinacional cheia de pressões sem senti-las em grande impacto, sou casada com o amor da minha vida e tenho um relacionamento saudável e de total confiança para falar sobre meus sentimentos e cada vez sou mais próxima e ajudo minha família a se aproximar também. Eterna gratidão por todo apoio terapêutico e carinho que recebi nesses 03 anos. FAÇAM TERAPIA. SÉRIO!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

5 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Queria saber se pessoas que têm toc podem gerar a compulsão de falar sozinho como forma de alívio? E como devemos lidar com o toc religiosos?

Os estudos mais avançados da Psicologia mostram que é possível reverter quadros de padecimentos nominados por TOC onde pacientes em processo de tensão e ansiedade acabam tendo a necessidade de repetir ações como fechar uma porta, refazer um caminho, etc. Nesse processo de tensão várias compulsões podem ser desenvolvidas, como por falar sozinho, mas isso precisaria ser verificado singularmente no caso.

Na base dos casos de TOC encontramos sempre um medo grande gerado por algum fator e é esse medo que leva a pessoa a repetir gestos como alguma forma de proteger-se do que ela teme.

É possível ultrapassar essa condição através de um processo psicoterapêutico onde a verificação da situação atual de padecimentos do paciente nos permite identificar quais os elementos constitucionais da personalidade geraram essa "mania" de repetição e a localização frente a esses elementos permitirá que o paciente distinga entre as situações presentes e passadas, possibilitando-o fazer um outro caminho que resultará em sua rearticulação no mundo, com os outros, as coisas, seja em seu trabalho, estudo, relações familiares só que agora num processo de oscilação emocional de acordo com o contexto, e assim repetir ações perderá a função.

 Angelita Dal Piva

Pergunta sobre Transtornos de ansiedade

Bom dia , estou há 3 dias com o coração acelerado, chega a 110 batimentos. Estou num pico extremo se estresse. Isso pode está relacionado com esse aumento dos batimentos cardíacos?


Em nossa vida de relações sempre que ocorre algo relevante por conta da importância do desfecho para nosso futuro, como passar por uma entrevista numa seleção de emprego ou a iminência de um final de namoro, pode desencadear em nós um processo de tensão e ansiedade. Quando falamos em tensão e ansiedade estamos referindo algo que nos ocorre psicofisicamente, pega-nos de corpo inteiro. Nosso corpo tensiona, podendo ocorrer no corpo inteiro ou de modo mais localizado nos ombros e nuca; pressiona nosso peito e nosso coração palpita, ficamos com a respiração mais curta, por vezes com sensação de sufocamento; ficamos dispersos, agitados, inquietos andando de um lado para o outro, com precipitação de pensamentos; isso só para citar algumas possibilidades nesse processo.
Em psicoterapia, a primeira coisa a fazer é identificar as situações antropológicas do cotidiano que estão gerando essa tensão/ansiedade e as características padrão de como ocorrem, sempre localizando o paciente no que lhe ocorre e orientações sobre como proceder para ultrapassar essas situações que causam sofrimento.
Além dessa verificação do fenômeno emocional, que circunscreve o campo de intervenção da Psicologia, faz-se necessário a intervenção ocorrer em termos interdisciplinares. Ou seja, precisamos obter o esclarecimento se temos um fenômeno cujas determinantes são apenas da ordem do emocional, ou se temos também a ocorrência de determinantes de outra ordem, como por exemplo, do cardiológico. As verificações e diagnósticos serão feitos por cada profissional dentro de sua área de conhecimento e especialização, somando esforços no esclarecimento das determinantes do padecimento do paciente, e nunca por exclusão.
Deste modo o paciente terá sua situação cuidada, seja ela só emocional, só cardiológica, ou padecendo de situação cardiológica e emocional.
Assim conhecem e trabalham eu, psicóloga Angelita Dal Piva e os demais profissionais do Consultório Relações, integrantes atuais do quadro de associados ao NUCA – Núcleo Castor de Estudos e Atividades em Existencialismo.

 Angelita Dal Piva

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes

Pesquisas relacionadas