Desemprego pode causar depressão?

9 respostas
Desemprego pode causar depressão?
Boa noite!
Sim, pode. O trabalho é algo que traz sentido de vida, potência e é de onde se retiram as condições de viver e adquirir bens.

Perdendo o emprego corre-se o risco de ter a identidade abalada e muitas preocupações de ordem concreta com os compromissos finaceiros, o que pode desencadear transtornos como a depressão.

A perda de um emprego pode desencadear um sentimento de vazio e impotência, mas para que seja caracterizado um quadro de depressão é necessário que estejam presentes alguns sintomas por certo tempo. Caso você esteja assim, procure um médico psiquiatra que o orientará sobre o que fazer.
As pesquisas apontam que pessoas desempregadas tem o dobro de chance de sofrerem um quadro de depressão que pessoas que estão empregadas. Além da subsistência o trabalho também é fonte de bem estar e realização. A falta do emprego pode gerar problemas com a auto-estima, ansiedade, estresse, depressão etc. A depressão acaba fazendo com que a pessoa deprimida tenha menos vontade de procurar novas oportunidades e se sinta desanimada o que vai fazer com que fique cada vez mais difícil encontrar estratégias e formas de se empregar novamente. Ë de suma importância que a pessoa que se sente deprimida procure tratamento. Pode ser necessário tratamento medicamentoso e psicoterapia. A depressão deve ser diagnosticada por médico e deve preencher alguns critérios que deverão estar presentes por pelo menos 6 meses. Vale ressaltar que a depressão é uma doença de base orgânica, portanto o desemprego não é o responsável pela depressão, e sim a vulnerabilidade da pessoa para depressão.
Olá! O modo como cada sujeito se afeta com fatos que ocorrem em sua vida, como o desemprego, é sempre singular. Assim, não existem causalidades universais, o que gera e a maneira como gera determinado sofrimento em um individuo é sempre percebido de forma única. Dessa forma, não é possível responder sua pergunta com sim ou não se for levado em consideração a subjetividade do sujeito, um desemprego pode acarretar múltiplas manifestações, conforme as vivências de cada um. Porém, se a causalidade, emprego gerando depressão, foi colocada como questão, algo dessa relação é sentido como verdadeiro para a pessoa, sendo interessante esta procurar ajuda de um psicólogo, no qual possa ter uma espaço para falar como isso vem afetando-a, o que ela esta chamando de depressão, como ela esta vivenciando esse desemprego, como ela esta relacionando ambos os termos(depressão e desemprego), entre outras questões necessárias a se pensar para poder haver mudança.
Pode sim, pensando que é muito subjetivo a forma que cada um lida com as perdas e frustrações. É importante saber os sintomas sentidos e a quanto tempo que você está se sentindo assim. Sugiro que você procure um psiquiatra e invista em uma psicoterapia.
A perda do emprego em si não causa depressão, e sim o impacto negativo que a falta dessa atividade trará para o indivíduo. Cada pessoa lida com a perda de um emprego de forma diferente, mas como já citado pelos colegas, a mudança na rotina, como a perda de um emprego pode afetar a autoestima, autovalorização já que gera sentimento de impotência. É um processo de perda, portanto se está afetando negativamente é hora de procurar ajuda, indico psicoterapia.
Sim pode! Quando alguém perde seu emprego, surgirá um vazio, haverá o sentimento de incapacidade, perda de produção. Todos esses sentimentos podem sim levar à uma depressão.
A depressão é algo que paralisa, que faz com que nada faça sentido, há uma perda de energia, uma falta de viver.
Quando o indivíduo deixa de ter força para viver, começa no processo de isolamento, de falta de esperança, é a hora d procurar ajuda profissional. Espero ter respondido sua pergunta,
abraço!
Não é o desemprego que causa depressão, e sim o significado que isso tem para você. Existem pessoas que estão desempregadas e não tem depressão, assim como existem pessoas empregadas que tem depressão. As causas da depressão podem ser multifatoriais, sugiro que você marque uma consulta com um psicologo para entender melhor o que esta causando isso e, se realmente se pode falar que é uma depressão ou apenas uma reação da pessoa diante de certas dificuldades ou frustrações.
Olá, para ser feito o diagnostico de depressão é preciso que o individuo apresente um conjunto de sintomas. O que pode ocorrer com alguém que esta desempregado é um sentimento de tristeza e impotência, se houver um histórico de depressão é importante buscar um profissional seja um psicólogo ou psiquiatra para fazer uma avaliação. Espero ter ajudado.