devido ao litio ser uma medicação continua corra o risco de com o tempo ter problemas na tireoide e
6
respostas
devido ao litio ser uma medicação continua corra o risco de com o tempo ter problemas na tireoide e nos rins? Ou essa medicação é segura fazendo o controle no sangue?
Toda medicação tem riscos e efeitos colaterais, ser "segura" , é dizer que ela é eficaz para o seu problema, que deve ser maior que os efeitos que ela poderá causar, infelizmente pode trazer alguma disfunção a nível tireoideano, mas pode ser controlado através de exames que medirá dosagem dessa substância no organismo.
Att
Sayonara Machado
Att
Sayonara Machado
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O sal carbonato de litio tem um efeito antagônico ao hormônio tireoideano, podendo induzir estado de hipotireoidismo. Por este motivo os pacientes q utilizam litio precisam ter boa ingesta de água, praticar exercícios fisicos com regularidade e fazer periodicamente a dosagem sanguínea de TSH para detectar alterações função tireoideana.
Concordo com o colega; só acrescentando à sua pergunta, que o lítio é um medicamento antigo utilizado largamente nos transtornos de humor - principalmente bipolaridade. Infelizmente tem o preconceito de muitos médicos psiquiatras - por ser antigo e do trabalho que é achar a dose ideal de cada paciente que o utiliza. Para isso fazemos um exame de sangue chamado "litemia"; mais frequente no inicio do tratamento, depois semestrais ou anuais, estando o quadro emocional estabilizado. O lítio ainda também é usado para potencializar a ação de certos antidepressivos quando o paciente é meio que resistente ao tratamento. Avaliando também funções renais e tireoideanas, como já referido. Mas é um excelente medicamento sabendo usá-lo.
Bom dia!
Para seu tratamento recomendo também a Psicoterapia.
Buscar o auto conhecimento e a origem da sua doença são fatores importantes para a manutenção da sua saúde e equilíbrio na vida profissiona, pessoal e familiar.
Abraços
Para seu tratamento recomendo também a Psicoterapia.
Buscar o auto conhecimento e a origem da sua doença são fatores importantes para a manutenção da sua saúde e equilíbrio na vida profissiona, pessoal e familiar.
Abraços
É uma medicação segura desde que se faça acompanhamento médico regular, inclusive com pedido de exames regularmente.
O risco de alterações tireoideanas e renais existe, mas atualmente tem sido reavaliados para menos do que antes imaginado; mesmo não sendo insignificantes, deve-se levar em conta os benefícios do lítio, que não são poucos, e acordar com seu médico se cabe a troca para outras medicações, que tem seus riscos próprios, ou manter o lítio é realizar o seguimento adequado para evitar seus potenciais efeitos nocivos
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.