Diagnóstico de TDHA pode ser dado antes dos 6anos de idade?

5 respostas
Diagnóstico de TDHA pode ser dado antes dos 6anos de idade?
Por definição, o TDAH é um transtorno de aprendizagem, de modo que costuma ser diagnosticado aos 7 anos. Os sintomas de TDAH, entretanto, costumam iniciar antes dos 7 anos, principalmente os relacionados à hiperatividade.
Vale ressaltar que nem toda criança hiperativa tem TDAH, devendo ser feita investigação para diagnóstico diferencial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Costuma-se falar nessa idade em risco para TDAH. Eh importante que se faça uma avaliação neuropsicológica para mapear a cognição da criança. Veja quanto antes se iniciar a reabilitação menos prejuízo a criança apresentará ao longo da vida
Atualmente o DSM V (Manual Diagnóstico dos transtornos mentais), aumenta a presença dos sintomas para estar presente antes dos 12 anos, por considerar que alguns sintomas podem fazer parte do temperamento da criança durante o desenvolvimento, é preciso ser um padrão persistente dos sintomas por 6 meses ou mais em ambos os casos de desatenção ou hiperatividade, e estar em mais de uma ambiente, ou seja, em casa e/na escola. Avaliado por um profissional experiente e apresentando os critérios, é possível sim ter diagnostico de TDAH antes dos 7 anos.
Olá
Os maiores sintomas do TDAH costumam aparecer nos anos iniciais da escola, por volta dos 7/8 anos.
Entretanto, costumam alguns indicativos destes sintomas podem sim iniciar antes dos 7 anos, principalmente os relacionados à hiperatividade (quando o defict de atenção é mais predominante geralmente o diagnóstico é feito na adolescência, pois começa a afetar muito os estudos).
É super importante você saber que nem toda criança com sintomas parecidos com o TDAH, possui esse transtorno eu recomendo antes da procura por um diagnóstico, você possa levar a criança em um psicólogo analista do comportamento que atenda essa faixa etária, ele irá ajudar muito no desenvolvimento de habilidades que a criança irá precisar no começo da fase escolar.
Pode sim. Porém, uma criança de 6 anos com diagnóstico do neuropediatra com TDAH e com acompanhamentos psicopedagógicos poderá se desenvolver e avançar cognitivamente sem maiores problemas. Seguindo as orientações dadas do psicopedagogo para a família e para escola, além dos exercícios/estímulos realizados nas sessões. Vai dar tudo certo!
Caso haja a necessidade poderá ser necessário fazer nova avaliação com neuropediatra, de acordo com as mudanças de fase e desenvolvimento da criança.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 422 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.