Dificuldades de aprendizagem podem ter início na vida adulta?

14 respostas
Dificuldades de aprendizagem podem ter início na vida adulta?
Olá !
Sim , podem !
Problemas de concentração e aprendizado na vida adulta, podem ter relação com distúrbios neurológicos não diagnosticados durante a infância.
Por isso procure ajuda profissional de um neuro e posteriormente equipe multidisciplinar para te ajudar a enfrentar essas dificuldades !
Estou a disposição !

Olá, podem sim. Algumas dificuldades de aprendizagem podem ser motivadas por graus mais leves e menos perceptíveis de distúrbios neurológicos não diagnosticados durante a infância, como dislexia e déficit de atenção. Procure a ajuda de um profissional para lhe auxiliar na identificação e intervenção da dificuldade. Estou à disposição.
As dificuldades de aprendizagem podem ser também algum tipo de sintoma relacionado aos aspectos neuropsicologicos e emocionais. Normalmente podem aparecer na fase adulta, mas já algunas dificuldades já apareciam na infância, menos perceptíveis.
As dificuldades de aprendizagens podem ser também algum sintoma de estresse, sobrecarga emocional também.
A psicoterapia pode ser uma importante aliada para compreender e solucionar de fato o problema.
Sim podem. Contudo, é essencial o auxilio de um profissional para que seja realizado um diagnostico diferenciado, pois existem inúmeros fatores que podem ter ligação diretamente com essa dificuldade de aprendizagem.
É comum alguns adultos em algum momento se deparar com dificuldades de aprendizado, é importante uma boa avaliação, tendo em vista que, faz-se necessário o médico investigar: tiroide, vitamina D, infecção urinária, anemia... dentre outros, podendo interferir no aprendizado. A Psicopedagogia entendendo como é a modalidade de aprendizado e os transtornos, como Sindrome de Irlen e a Psicanalise compreendendo a história, os conflitos, os desejos, as fantasias inconscientes do sujeito...
Ola! As dificuldades relacionadas a aprendizagem podem ter várias origens, desde aspectos neurológicos, neuropsicológicos, psicopedagógicos e emocionais. Muitas vezes algumas dificuldades eram mais imperceptíveis na infância e por isso acabaram não impactando tanto no aprendizado, mas tb podem surgir dificuldades relacionadas a memória, retenção de informações, dificuldades de concentração entre outras ao longo da vida e inclusive na vida adulta. Isso não signifca necessariamente uma dificuldade na aprendizagem, mas em "recursos mentais" que utilizamos no processo de aprender. Aspectos emocionais, transtornos neurológicos e estresse podem ser questões que interferem na aprendizagem e por isso uma avaliação neuropsicológica pode ser um recurso importante para identificar as causas dos sintomas apresentados. Espero ter ajudado e fico a disposição para outros esclarecimento ou para o agendamento de uma sessão de psicoterapia ou de avaliação :) um abraço! O/
Olá! Espero que esteja tudo bem!
As dificuldades de aprendizagem são diferentes dos transtornos de aprendizagem. As primeiras estão relacionadas a algo "de fora", como: didática do professor, material utilizado, mudanças no ambiente ou de demandas. Assim sendo, as dificuldades de aprendizagem podem começar na vida adulta, porém são mais comuns na infância.
Problemas relacionados à atenção, memória e concentração também podem estar relacionados ao seu momento de vida, que pode dificultar seu aprendizado.
Boa noite! É possível que as pessoas enfrentem desafios de aprendizagem ao longo da vida, especialmente se estiverem diante de novos contextos educacionais, profissionais ou pessoais.

Fatores como estresse, mudanças significativas na vida, falta de motivação, problemas de saúde mental ou cognitiva, entre outros, podem afetar a capacidade de aprendizado em qualquer idade. Nessas situações, pode ser útil buscar apoio profissional, como um psicopedagogo ou psicólogo, para identificar as causas das dificuldades e desenvolver estratégias para superá-las.
Olá! Nós estamos em constante processo de aprendizagem durante a vida, todas as idades podem apresentar sintomas de dificuldade e as causas podem ser multifatoriais. O contexto em que estamos inseridos tem grande influência nesse cenário. Somos seres biopsicossociais, carregamos conosco questões biológicas, psicológicas e sociais. É interessante ter uma visão mais ampla sobre o fenômeno, verificar como estão os níveis de vitaminas (agendando com um médico ou nutricionista especializado), verificar os fatores psicológicos envolvidos no contexto de aprendizagem e reconhecimentos das emoções além de observar o contexto social em que o aprendizado ocorre. Espero ter contribuído. Um abraço!
Na verdade, quando se trata de transtornos na maioria das vezes eles aparecem na infância. Porém, só damos atenção a eles na vida adulta quando ele nos trás prejuízos emocionais, acadêmicos, profissionais etc... se você está sentindo esses prejuízos procure um profissional da área da aprendizagem que eles lhe aplicarão testes específicos para diagnosticaram o que pode ser.
A dificuldade na aprendizagem normalmente apresenta-se durante a infância, contudo, podem estar ocorrendo situações físicas e emocionais que estão comprometendo o seu desejo em aprender e para melhor compreender esta questão, busque a terapia com o psicólogo.
Sim, as dificuldades de aprendizagem podem surgir ou se tornar mais evidentes na vida adulta. Enquanto muitos casos de dificuldades de aprendizagem são identificados na infância, algumas pessoas podem não perceber completamente ou enfrentar essas dificuldades até a idade adulta. Existem vários fatores que podem contribuir para isso:

Dificuldades Compensatórias: Algumas pessoas desenvolvem estratégias de compensação ao longo da vida para lidar com suas dificuldades de aprendizagem. Isso pode funcionar eficazmente por um tempo, mas quando enfrentam novos desafios acadêmicos ou profissionais, as limitações podem se tornar mais evidentes.

Mudanças no Ambiente ou nas Demandas: Mudanças nas demandas acadêmicas ou profissionais, como a necessidade de aprender novas habilidades ou assumir responsabilidades mais complexas, podem destacar dificuldades de aprendizagem que não eram tão evidentes anteriormente.

Coexistência com Outras Condições de Saúde Mental: Algumas dificuldades de aprendizagem podem coexistir com outras condições de saúde mental que podem não ser totalmente compreendidas ou diagnosticadas até a idade adulta.

Maior Conscientização e Autocompreensão: Às vezes, as pessoas desenvolvem uma maior consciência de suas próprias dificuldades à medida que envelhecem. Isso pode ocorrer à medida que aprendem mais sobre seu estilo de aprendizagem, recebem feedback de colegas ou profissionais, ou buscam ajuda para questões relacionadas ao trabalho.

Mudanças no Contexto de Vida: Mudanças significativas na vida, como voltar à escola, iniciar uma nova carreira ou assumir responsabilidades parentais, podem aumentar a pressão e revelar desafios de aprendizagem.

Se uma pessoa adulta suspeitar que está enfrentando dificuldades de aprendizagem, é recomendável procurar a avaliação de profissionais qualificados, como psicólogos ou neuropsicólogos. Um diagnóstico preciso pode ajudar a entender as dificuldades específicas e a desenvolver estratégias adaptativas para lidar com elas. É importante lembrar que as dificuldades de aprendizagem não estão limitadas à infância, e o suporte adequado pode fazer uma grande diferença na vida adulta.
Olá! Pode sim, agora temos que investigar o por que dessa dificuldade, o que tem por trás.
Marque uma entrevista sem compromisso para poder entender mais sobre as suas dificuldades! Fico à disposição!
Beijos
Sim, dificuldades de aprendizagem podem surgir na vida adulta. Embora geralmente associadas à infância, várias condições podem afetar a aprendizagem em adultos. Alguns exemplos incluem dislexia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), distúrbios de processamento auditivo e dificuldades de memória.
As causas podem ser diversas, traumas emocionais, estresse, transtornos mentais, mudanças no ambiente de trabalho, COVID ou simplesmente um interesse em aprender algo novo que pode ser desafiador para o indivíduo.
É importante reconhecer essas dificuldades e procurar apoio adequado, que pode incluir avaliações especializadas, terapia, estratégias de aprendizagem adaptativas e suporte emocional.