É normal se sentir triste com a felicidade do outro? Ou tendo a sensação que era pra ser seu?

28 respostas
É normal se sentir triste com a felicidade do outro? Ou tendo a sensação que era pra ser seu?
A contextualização desse "sentir-se triste" é que dirá o quão "normal" ou "anormal" ele pode estar sendo.

Dois exemplos:

1) É normal sentir triste por um colega de trabalho ter sido promovido para vaga que achava que seria sua. Pode ser normal sentir-se triste por isso. Havia uma expectativa por algo bom que aconteceria a você e outra pessoa acabou recebendo o que aguardava. Existe uma perda e uma frustração que são naturais em um evento como esse.

2) É normal sentir-se triste com uma noticia boa que um familiar recebeu. Não me parece ser o sentimento adequado a se ter numa situação dessas. Algo bom acontece com alguém próximo e não conseguimos estar bem com essa notícia. O que atrapalha dividir algo bom com essa pessoa?

Não quero com os exemplos esgotar todos os aspectos presentes nas situações que escolhi. O que quero demonstrar é que o que sentimos pode ser normal ou anormal, adequado ou inadequado vai depender do contexto e da história que temos com esse contexto, com as pessoas envolvidas, com o engajamento em uma atividade, etc.

O que quero dizer é que uma série de fatores estão envolvidos e podem estar adequadamente relacionados aos nossos sentimentos ou podemos estar vivendo situações ambíguas em que não sabemos como lidar com os sentimentos que afloram por determinadas situações vividas.

Se isso está incomodando muito, impedindo de executar atividades da maneira que gostaria ou está afastando de ambientes e/ou pessoas buscar ajuda de um profissional pode ajudar. A psicoterapia em especial pode ajudar a entender melhor o que está acontecendo e a melhorar a forma como você lida com as situações.

Olá! Somos todos seres humanos em evolução e, portanto, estamos sujeitos a experimentar qualquer tipo de sentimento, seja bom ou ruim. Quando a felicidade do outro nos incomoda, é porque não estamos bem. Talvez tenhamos trabalhado da mesma forma para alcançar um sucesso semelhante. O outro conseguiu e nós não. Valorizamos o seu empenho, mas não podemos evitar a tristeza do nosso desejo insatisfeito. Sem querer, comparamos a sua felicidade com a nossa tristeza e sentimos que há algo de injusto nessa situação. É algo que sentimos muito, mas pensamos pouco. Está na hora de crescer. Há coisas que desejamos fervorosamente e nunca conseguiremos. Há coisas que queremos e só conseguiremos depois de grandes esforços. Há também coisas que chegam até nós com muito mais facilidade do que pensávamos. Isto acontece da mesma forma com as outras pessoas. O filósofo François de La Rochefoucauld diz, ”A nossa inveja sempre dura mais do que a felicidade daqueles que invejamos”. A dica de ouro é faça análise, conheça-te, e transforme essa sensação de tristeza em alegria diante do universo de possibilidades que a vida te dá, tudo caminha para o melhor.
Normal e anormal é um ponto de vista. O que vc precisa analisar, e fica menos difícil com ajuda de um psicólogo, é se o que vc esta fazendo e/ou sentindo está te trazendo sofrimento. Se sim, não se sinta sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível infelicidade que está trazendo esses sentimentos é altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Não há como dizer que um sentimento é normal ou não. Acredito que todos os sentimentos são válidos, e devem ser levados em consideração. A grande questão é o que faremos com esses sentimentos, como trabalhá-los, compreendê-los, e pensar o que desperta tais sentimentos. Uma boa terapia pode proporcionar esse entendimento. Te convido a tentar.
Os sentimentos fazem parte de todo ser humano, se você está se sentindo incomodado (a) e se esse sentimento é recorrente em você, é importante que entenda o que está acontecendo e o porquê disso. Sua autocrítica é positiva. O processo da terapia pode ajudar você se conhecer melhor e aprender lidar com esses sentimentos. Me coloco a disposição.
Olá. O que sentimos é muito subjetivo, isto é, o sentimento de cada um de nós, dependendo da maneira de ver e sentir a própria vida. Impossível dimensionar sentimentos, mesmo que sejamos empáticos. Também, da mesma forma, a idéia de certo e errado é muito relativa. Em se tratando de sentimentos, se faz necessário o auto conhecimento para que possamos entender o que está se passando em nossa mente, de que forma estamos reagindo a todas as coisas para que, desta forma, seja possível efetuar mudanças em nosso comportamento, diminuindo a angústia e a dor emocional. E a forma de se conhecer melhor é através da terapia.
Olá, tudo bem?! Será que essa sensação de pertencimento não está escondendo alguma falta, frustração ou insegurança? Sugiro que você procure um profissional da psicologia para que possa lhe auxiliar e analisar o que está passando com você e caminhar lado a lado com você. Essas sensações de tristeza podem estar relacionadas às suas inseguranças. Fique bem e até mais!
Olá, sim é normal sentir inveja, o que pode ser disfuncional é a forma como você lida com isso, quais os prejuízos, deste sentimento? tanto em sua vida, como na do outro, você já deu um passo importante, está consciente dos seus sentimento, se for o caso um psicólogo pode te ajudar a lidar da melhor forma.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
"Era para ser seu"?
O DESEJO traz consigo uma complexidade de emoções que poderão ser analisadas, dentro da trajetória clínica psicanalítica. Você citou duas: tristeza e felicidade. Quantas mais cabem no contexto que voce vivenciou? Para melhor compreensão, faz-se necessário escutar mais a respeito do que pode estar te afetando.
Fico a disposição.

Abraços
Podemos nos sentir felizes ou tristes com as mais diversas coisas a depender do contexto. Por isso é importante se perguntar: em que contexto você se sente triste com a felicidade do outro? São todas as vezes? De qualquer modo, é importante se perguntar o que te deixa feliz. Quais contextos suas felicidade pode se manifestar. E a felicidade do outro pode te ajudar a responder a essa pergunta. O trabalho de psicoterapia pode te ajudar nessas reflexões.
Olá, enquanto psicanalista o que posso te dizer é que normalmente projetamos no outro o que é nosso, e se você se sente feliz com a tristeza do outro, pode ter algo que é seu, e que a sua forma de lidar com a sua tristeza é não olhar para ela e sim, acabar usando a tristeza do outro para salientar sua felicidade. Sugiro uma averiguação disso pois pode ser algo inconsciente seu que precise ser visto. Para tanto, estou à disposição!
Olá, saudações. Contribuindo com as colocações dos colegas, o sentimento de satisfação com o infortúnio alheio (o oposto, pode-se dizer, do que você refere) é comum a ponto de estar atestado em alemão (Schadenfreude) e no grego antigo (epichairekakia). Minha experiência é a de que a moral contemporânea se tornou mais pesada do que a própria religião jamais sonhou ser. Se acreditar que esteja cobrando demais de si próprio, provavelmente você estará correto. A única maneira de modificar essa disposição de espírito é através de uma psicanálise.
Os seres humanos são capazes de experimentar várias emoções, sejam elas básicas (ex.: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo) ou complexas (ex.: orgulho, ambição, saudade, nostalgia, ressentimento, ciúme, inveja). A experiência de emoções e sentimentos é algo normal e tende a ser passageiro, mas pode durar mais tempo se prestarmos muita atenção neles. Tudo isso pode ser trabalhado em terapia para se tornar algo menos presente e menos incômodo. É importante lembrar que cada pessoa tem sua própria jornada e o sucesso de alguém não significa necessariamente a falta dele em sua vida. Encorajo você a se concentrar em suas próprias metas e realizações, sem se comparar com outras pessoas. Tais comparações podem aumentar o que chamamos de "distorções cognitivas" (erros de pensamento) e gerar sofrimento desnecessário.
Olá. Sim, esses sentimentos são normais e pertencem a experiência humana. Conforme já pontuado por outros colegas, a questão mais importante é a forma com a qual você vai lidar com esses sentimentos. A frequência e a dor que isso te causa e o que deve estar em foco. Sentir tristeza pela felicidade dos outros muitas vezes indicam nossas fragilidades. Apontam para aquilo que não está bem em nós. As vezes a conquista dos outros, pode nos lembrar uma derrota nossa, uma frustração, e isso faz com que a gente sinta tristeza nesses momentos. Importante você trabalhar essas frustrações, sensações de injustiças, inseguranças ou outras possíveis marcas que possam estar te causando esse sofrimento. Espero ter contribuído.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 200
Olá, espero encontrá-lo(a) bem! Para entendermos o que significa esse "sentir-se triste com a felicidade do outro", é necessário que avaliemos todo o contexto em que você está envolvido(a), bem como as relações que você tem no seu dia a dia. Nesse sentido, identificaremos as funções desse comportamento e o quanto ele está prejudicando sua socialização com as demais pessoas. De todo modo, é recomendável o início de um processo psicoterapêutico para que sejam avaliadas todas essas questões. Espero tê-lo(a) ajudado(a)! Fique bem! =)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 110
Olá! Bem, sim. Naturalmente nós projetamos nos outros muitos dos nossos desejos e inseguranças, então ver alguém conquistando aquilo que tanto buscamos, pode trazer uma sensação ruim de frustração, tristeza, talvez mais insegurança. Mas é importante compreender de onde vem esta sensação e aprender formas de lidar com ela. Principalmente se estas situações lhe incapacitam, deixam desmotivado. Vivendo em uma sociedade de grande exposição social, de grande busca por conquistas, é preciso ter formas de se protejer de tais pensamentos e aprender a lidar com nossas frustrações.
A comparação é inata ao ser humano, mas quando o estado de comparação com o outro se torna constante/permanente e traz sofrimento, passa a ser um comportamento extremamente tóxico consigo mesmo, pois as possíveis crenças limitantes que alimentam as interpretações podem levar a ansiedade, baixa autoestima, autocobrança, depressão....
Perceba o que gera o desconforto para colocar-se em desvantagem em relação ao outro, trace objetivos e metas de vida, buscando o que é genuíno para você e sem se comparar com os outros, busque reconhecer o que há de bom em você e supere o que precisa melhorar.
O autoconhecimento é fundamental para identificar limites e potencialidades.
Procure ajuda psicológica se perceber que o comportamento de se comparar gera desregulação emocional e te leva a lugares de inferioridade, menos valia e insegurança.
Sim, é normal sentir tristeza com a felicidade dos outros. É comum sentir ciúmes ou inveja quando alguém consegue algo que você deseja. No entanto, é importante lembrar que a felicidade dos outros não é uma ameaça à sua própria felicidade. É possível se sentir feliz por eles e ao mesmo tempo trabalhar para alcançar seus próprios objetivos.
Essa tristeza diante da felicidade alheia pode ser dada pela comparação com o outro e daquilo o que foi conquistado, por isso vem a gerar a sensação de que era para ser seu.
Olá! quem sabe esse sentimento de tristeza seja algo que você estivesse querendo, desejando, na expectativa de obter a "cereja do bolo" mas o outro quem conquistou. Precisamos trabalhar nossas frustrações. Nem tudo é ou será possível de obter, mesmo que venhamos a lutar por aquilo. Vamos tentar compreender as experiências da vida. Uma pequena mudança no nosso comportamento influencia positiva ou negativamente nossos pensamentos e sentimentos, tanto no aspecto físico ou emocional. Vamos lá! além disso, temos nossas habilidades de modelar os diversos ambientes em que estivermos inseridos, seja seu lar, trabalho, com amigos. Nos sentimentos como a tristeza, raiva, rancor a inveja. Seu comportamento de sair correndo, chorar, atirar um objeto. Vamos compreender os nossos problemas. Te ajudo em algo mais?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Sim, é comum sentir tristeza ao ver outras pessoas felizes com algo que deseja, e que muitas vezes pode não ter. Esse tipo de sentimento pode ser motivado por uma série de fatores, como baixa autoestima, ansiedade, depressão, sentimentos de inadequação, entre outros.

No entanto, é importante investigar esses sentimentos mais a fundo para entender melhor as causas subjacentes e trabalhar para superar esses obstáculos psicológicos. A terapia pode ajudar a explorar esses sentimentos e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma saudável. É importante lembrar que cada pessoa tem sua própria jornada e que a comparação com os outros pode levar a um ciclo de insatisfação constante. O foco deve estar no desenvolvimento pessoal e na busca da felicidade e realização pessoal, em vez de se comparar com os outros.
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 150
Olá, sim este sentimento é natural em determinadas situações, e pode ocorrer por diversos fatores, por exemplo baixa autoestima, depressão, ou mesmo a ansiedade, o importante é você analisar quando esta tristeza ocorre e qual a frequência dela na sua vida, dependendo desta frequência seria importante pra você começar um processo terapêutico para que você tenha uma saúde emocional mais satisfatória para você.
Sim, todos nós em algum momento da vida podemos passar por isso. A primeira coisa interessante seria você se permitir sentir essas emoções sem culpa nem julgamentos até pra aprofundar nela e compreendê-la melhor. Sei que nem sempre é tão fácil assim.
Parece que tem uma frustração aí de algo que não foi conquistado/atingido. Isso dói muito e faz parte da experiência da vida de todo mundo de algum jeito. Diante disso é importante olhar pras suas emoções, ajustar seu olhar e seus pensamentos pra você ter mais força pra agir na realidade a favor de si mesmo.

O contexto, o tempo e as condições de cada pessoa são diferentes e talvez você esteja vendo apenas uma partezinha da realidade dessa pessoa. Ela pode ter essa felicidade específica que você deseja, mas sem dúvidas tem mil outras lutas e dificuldades. Cuidado pra não idealizar coisas que nem tem informações direito!
Talvez você também não esteja olhando bem pra alguns aspectos da SUA realidade. Quais as alegrias você já tem, as conquistas que já teve?
E o mais importante, quanta energia você tem aí pra abrir caminhos e construir essa felicidade que você tanto sonha?

Mudar algumas dessas coisas na nossa cabeça pode parecer um pouco difícil, sem dúvida com o apoio e a escuta de um profissional você vai ganhar mais resiliência pra enfrentar tudo isso!
Sucesso aí!
Olá, pode ser que você não se sinta feliz com o outro, porque não está feliz com a sua vida e não sabe como fazer para mudar isso. Ter autoconhecimento e fazer terapia vai te ajudar bastante a entender isso.
Olá, sim, são normais, porém o excesso de comparação traz sofrimento, então isso precisa ser investigado para entender o por quê você se sente assim, quais são os gatilhos que ativam essas comparações, etc...
Recomendo que busque autoconhecimento para que você possa se conhecer melhor e diminuir esses sentimentos que a comparação gera.
Se precisar da minha ajuda fico à disposição.
Abs
Esses sentimentos não são anormais, porém vale a pena prestar atenção se isso se repete e se traz prejuízos a você e as pessoas a sua volta. Minha orientação é fazer consulta com um psicólogo para avaliação.
Olá! A análise é o lugar em que tu vai poder falar sobre esses sentimentos em relação ao outro. O que é "normal" para alguém pode não ser para outra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, td bem? Espero que sim!
Pode ser que esse sentimento que tem te acompanhado, tenha haver com a vida que você leva, frustrações por não realização de projetos e sonhos, e aí a sensação de que todo mundo consegue menos você. Fazer terapia te ajudaria muito a entender essas questões, e a perceber que você também é capaz de ser feliz com a sua própria vida. Me coloco a disposição para ajudar! Abraço e tudo de bom.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia