É possível ficar curado do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?

9 respostas
É possível ficar curado do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?
Há quem defenda que o TDAH seja efeito de um subdesenvolvimento neuro-encefálico, mais especificamente do córtex frontal. De acordo com esses especialistas, o TDAH poderia ser "curado" com o desenvolvimento dessa região cerebral por meio de estímulos pedagógicos que visam esse objetivo de desenvolvimento cognitivo, e não por meio de medicamentos. A psicoterapia teria por função cuidar de fatores emocionais que poderiam ter acarretado tal subdesenvolvimento. Sabemos que fatores emocionais interferem para o bloqueio ou estimulação do desenvolvimento cognitivo, e no caso do TDAH temos uma grande dificuldade de planejamento e execução de ações, além de níveis altos de hiperatividade e deficit de atenção, tal qual nos distúrbios de ansiedade. Espero ter ajudado. Estou à disposição! Abraços!

Nem todos aqueles com TDAH na infância mantém critérios ou dificuldades relacionadas na adolescência ou maioridade, o que poderia ser considerado uma cura. No entanto, vale lembrar que, sendo considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento, a melhora do TDAH depende de maturação adequada e plasticidade do sistema nervoso.
Cura não seria o termo mais adequado para essas condições, mesmo porque tratam-se de transtornos do funcionamento mental e comportamental, mas não exatamente uma doença; como respondido por colega anteriormente, muitas das crianças e adolescentes podem evoluir com redução dos sintomas até chegar a idade adulta; porém, cuidar de tudo aquilo que esteja gerando sofrimento ou prejuízos ao indivíduo, em qualquer idade, é algo que se faz justo e necessário. Neste caso, medicação bem orientada ao caso, suporte pedagógico e psicológico aqueles que manifestam essa síndrome, bem como a família e aliados, podem trazer muito mais qualidade de vida e ganho de funcionamento global.
Também faz-se acima de tudo necessário uma investigação diagnóstica e de possíveis transtornos que possam vir juntos, tais como os de ansiedade, de humor e de controle de impulsos.
A Neuropsicologia pode ajudar no tratamento e na "cura" do TDAH. Usamos aspas pois como disse o colega acima, existem fatores relacionados ao desenvolvimento cerebral que podem ser estimulados, trazendo excelentes resultados!
A psicoterapia vai ajudar mais ainda na fase da adolescencia e fase adulta, para que este jovem já controlado e desenvolvido, aprenda a lidar com essa ansiedade e que tenha uma vida confortável!
TDAH não tem cura, mas tem tratamento. Para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são utilizados psicoterapia, psicopedagogia (crianças) e medicamentos estimulantes e antidepressivos.
A combinação medicação e terapia é geralmente melhor.
Grande abraço,
Josué Wesley
Olá bom dia. Além de considerar o que disseram os profissionais acima, você buscar muitas informações úteis sobre o TDAH no site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).
A possível “cura” está na plasticidade cerebral e na maturidade. Contrário a isso, necessário ser medicado por um psiquiatra com acompanhamento por psicólogos da Terapia Cognitivo-Comportamental, indicado pela OMS como tratamento de primeira escolha
Boa tarde! É possível obter melhor qualidade de vida, possuindo TDAH, quando inserido em um acompanhamento Psicológico (Psicóloga - independe da abordagem) e, à depender do caso, concomitante com o tratamento medicamentoso (médico Psiquiatra).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! Se estivermos falando de um diagnóstico preciso, que foi bem investigado e elaborado, acredito que possa haver uma redução dos sintomas, mas não o desaparecimento total destes, pois é importante considerar que esses aspectos fazem parte da singularidade da pessoa. A psicoterapia pode ser uma grande aliada nesses casos por promover um autoconhecimento, e consequentemente auxiliar com que a pessoa consiga lidar melhor com esses sintomas que configuram o TDAH.