É possível que o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) seja chamado de "Transtorno da Desregu

3 respostas
É possível que o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) seja chamado de "Transtorno da Desregulação Emocional"?
 Yasmin Luiza de Castro Bononi
Psicólogo
São Paulo
Sim, é possível e até importante pensar o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) como um transtorno da desregulação emocional. Esse nome ajuda a olhar com mais empatia para quem sente demais, rápido demais, de um jeito que às vezes parece impossível de conter.

No fundo, essa desregulação fala de histórias em que o sentir não foi acolhido, nomeado ou compreendido cedo o bastante. E quando não houve quem ajudasse a dar sentido ao mundo interno, a emoção vira algo que invade, não algo que guia.

Pensar assim não reduz o sofrimento, mas amplia o cuidado. E, na clínica, é isso que importa: criar um espaço onde sentir não precise mais ser sinônimo de se perder. Faz sentido por ai?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. O Transtorno de Personalidade Borderline é frequentemente descrito como um “Transtorno da Desregulação Emocional” porque suas principais características envolvem intensidade emocional extrema, reatividade afetiva e dificuldade em regular sentimentos. Essa perspectiva enfatiza que os comportamentos impulsivos, oscilações de humor e padrões relacionais instáveis não são falhas de caráter, mas manifestações de uma sensibilidade emocional aumentada, muitas vezes ligada a experiências precoces de invalidação e medo de abandono. Na análise, compreender o TPB como desregulação emocional permite focar no reconhecimento e elaboração das emoções, na diferenciação entre reação interna e realidade externa e no desenvolvimento de estratégias de autorregulação e relações mais equilibradas.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? Essa associação é bastante comum e faz sentido do ponto de vista clínico, mas é importante fazer um ajuste conceitual. O Transtorno de Personalidade Borderline não é oficialmente chamado de “Transtorno da Desregulação Emocional”, embora a desregulação emocional seja um dos seus núcleos centrais.

Na prática, muitos profissionais usam essa expressão de forma descritiva para facilitar a compreensão do que acontece com quem vive o TPB. A pessoa tem uma sensibilidade emocional elevada, reage com intensidade e encontra dificuldade para retornar ao equilíbrio depois que a emoção é ativada. Isso afeta o humor, os relacionamentos, a percepção de si e do outro, além das escolhas feitas no calor do momento. Ainda assim, reduzir o TPB apenas à desregulação emocional empobrece a compreensão do quadro.

O TPB envolve também padrões persistentes de funcionamento nos vínculos, na identidade e na forma de lidar com medo de abandono, rejeição e invalidação. A emoção intensa não surge no vazio, ela está profundamente conectada à história de vida, às experiências precoces e à forma como o sistema emocional aprendeu a buscar segurança. Você já percebeu como suas emoções ficam mais intensas justamente quando o vínculo está em jogo? Em quais situações essa desregulação aparece com mais força?

Algumas abordagens contemporâneas preferem falar em “transtorno com desregulação emocional predominante” para evitar rótulos estigmatizantes e focar nos processos que podem ser trabalhados em terapia. Esse olhar ajuda a pessoa a entender que não se trata de defeito de caráter, mas de um sistema emocional que aprendeu a funcionar em modo de sobrevivência.

Na psicoterapia, o objetivo não é mudar quem a pessoa é, mas ajudá-la a desenvolver mais recursos para regular emoções, compreender seus padrões relacionais e construir uma experiência interna mais estável e segura. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3678 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.