É possível que uma pessoa se sinta atraída por crianças, animais, objetos, por se sentir carente

6 respostas
É possível que uma pessoa se sinta atraída por crianças, animais, objetos, por se sentir carente?
Depende muito do tipo de pensamentos a que se refere. Não se deve confundir carência afetiva com carência de desejo sexual. Se os pensamentos estiverem voltados para questões sexuais , está caracterizando parafilia, se o desejo estiver sendo suprido e os sintomas e comportamento se persistir por um período minimo de seis meses , está caracterizado um Transtorno Parafílico, nesses caso, passivo de tratamento Psiquiátrico e Psicológico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Carência e parafilia são coisas diferentes. Quanto a parafilia são esses impulsos sexuais voltados a praticas que se diferenciam dos padrões aceitos pela sociedade. Quando se fala de desejo por crianças também é importante diferenciar algumas coisas, pois pedofilia é um transtorno da sexualidade, onde o adulto só consegue ter desejo sexual por crianças e o que encontramos em muitos casos são autores de abuso sexual, que conseguem ter uma vida sexual "normal", no entanto em determinado momento trazem tal desejo, muitas vezes relacionado com alguma outra questão. Por isso é importante procurar um atendimento psicológico no sentido de compreender o que é esse desejo, como se apresenta e como cuidar, no sentido de controlar tais impulsos.
segundo o DSM-IV, são características das parafilias: impulsos sexuais intensos e recorrentes, comportamentos ou fantasias sexualmente excitantes, que incluem geralmente objetos não humanos, sofrimento ou humilhação de si mesmo. Importante salientar que o diagnostico de parafilia aplica-se somente quando os impulsos, as fantasias ou os comportamentos produzem mal estar significativo. Para melhor orienta-lo procure um profissional capacitado nesta area.
Carência e parafilia são coisas diferentes, mas é sabido que privação sexual devido a repressão pode levar a outros tipos de busca de satisfação sexual ou a desejos atípicos. Como os meus colegas apontaram isso não acontece com todas as pessoas que estão carentes, mas com algumas que já tem uma predisposição para essas satisfações atípicas.
Não é possível. A carência não desenvolve a parafilia. Trata-se de um transtorno sexual que tem tratamento e deve ser acompanhado por profissionais especializados. A parafilia gera estes desejos socialmente reprovados e muito sofrimento psíquico a quem sente e algum terceiro que se envolva sem consentimento. Como disse, não podemos falar de cura, mas um tratamento aliando psicoterapia e medicamento trazem ganhos na suspensão e/ou "estabilidade" destes sintomas.
Primeiramente, faz-se necessária a verificação durante psicoterapia, de qual a representação (e qual o lugar) que o objeto de desejo tem na vida da pessoa e a partir de então, intervenções podem ser feitas para identificar se junto à parafilia há alguma carência, lembrando que não necessariamente estão associadas.

Especialistas

Oswaldo Rodrigues Jr

Oswaldo Rodrigues Jr

Psicólogo

São Paulo

José Carlos Vasques Alves Junior

José Carlos Vasques Alves Junior

Psicólogo

São Paulo

Daiane Souza Nascimento

Daiane Souza Nascimento

Psicólogo

Japeri

Henrique Luz

Henrique Luz

Psiquiatra

Fortaleza

Rodrigo Gouvêa

Rodrigo Gouvêa

Psicólogo

Rio de Janeiro

Gisele Munhoz

Gisele Munhoz

Psicólogo

Santo André

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 28 perguntas sobre Parafilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.