Tenho uma dúvida, pessoas que tem parafilia percebem que aquilo que consomem é estranho/errado ou pa

17 respostas
Tenho uma dúvida, pessoas que tem parafilia percebem que aquilo que consomem é estranho/errado ou para eles é normal e nem mesmo percebem ?
De acordo com o DSM 5, para o diagnóstico do transtorno parafílico, o DSM-5 requer que a pessoa com interesses
sexuais atípicos:
• sinta angústia pessoal sobre o seu interesse sexual, não
apenas sofrimento resultante da desaprovação da sociedade, ou
• tenha desejo ou comportamento sexual que envolva
o sofrimento psicológico, lesões ou morte de outra(s)
pessoa(s), ou prática sexual que envolva pessoas que não
querem ou que sejam incapazes de dar o seu consentimento legal.

Parafilias são variações do comportamento sexual que fogem ao padrão estabelecido pela sociedade onde o indivíduo convive. Primeiramente é preciso entender a distinção entre parafilia e transtornos parafílicos, pois necessita um conhecimento maior do individuo que a manifesta, sua contextualização e suas implicações. Uma vez que o comportamento sexual é influenciado por regras morais, culturais e religiosas, algumas variações sexuais acabam sendo consideradas atípicas devido a sociedade ou a época em que está inserida.
Olá, tudo bem? Os pacientes com parafilias possuem dificuldade na busca do tratamento, uma vez que durante muitos anos, eles desenvolveram uma solução erótica cuidadosamente elaborada para seus problemas e raras vezes estão interessados em desistir dela. Por que alguém se interessaria em parar uma prática que produz tanto prazer? A maioria das parafilias não causa desconforto por questão moral ou religiosa, apenas pacientes excepcionais que sofrem com seus sintomas buscam voluntariamente tratamento. Porém existe tratamento sim, já tive vários pacientes com excelentes resultados! Estou à disposição.
Olá, boa tarde !
As pessoas que têm parafilias podem ter diferentes perspectivas sobre suas preferências sexuais. Algumas podem reconhecer que suas inclinações são consideradas socialmente estranhas ou incorretas, enquanto outras podem não perceber que suas preferências são atípicas. A conscientização e a percepção variam de pessoa para pessoa. É importante notar que o estigma em torno das parafilias pode dificultar que as pessoas busquem ajuda ou compreendam melhor suas próprias inclinações. A terapia pode ser útil para ajudar as pessoas a entenderem suas preferências e a lidar com quaisquer problemas associados.
Conte comigo para ajudar neste processo,
Christine
Olá! A pessoa que tem parafilia ela sabe sim que é algo mal visto na sociedade, contudo ela pode sentir que compensar socialmente ou “flertar” com as parafilias pode o deixar menos propenso aos pensamentos e impulsos . É um assunto bastante complexo, pois por mais que seja considerado um transtorno, ultrapassa as linhas da moral, ética e muitas vezes a fronteira legal.
Atendimentos psicoterápicos para esses casos devem ser bastante específicos e com um profissional especializado pois essa questão de legalidade pode ser difícil para o enfrentamento em set terapêutico .
É comum pessas apresentarem variações nas relações sexuais e nas fantasias de adultos que são saudáveis e até produtivas. Quando as pessoas adultas concordam mutuamente em adotar comportamentos sexuais pouco habituais que não causam prejuízo a ambos, ou a outrem podem praticar essas experiências sem culpa. Essas experiências podem enriquecer a relação amorosa tornando-a prazerosa e carinhosa. No entanto, quando os comportamentos sexuais causam angústia ou são prejudiciais ou quando interferem com a capacidade da pessoa de desempenhar funções em atividades rotineiras, eles são considerados um Transtorno Parafílico ou Parafilia. O transtorno gera angústia e culpa ao portador e pode resultar em reações de raiva, indignação e incompreensão em outras pessoas por fazer algo socialmente repreensível. Nesse caso, é preciso buscar ajuda profissional!
Olá. A pessoa com esse transtorno tem consciência dos padrões morais, sociais, religiosos, culturais vigentes. Assim sendo, ela sabe que distoa desses padrões.
Sim percebem, pois estamos falando da esfera de uma consciência logo tendo consciência podemos e conseguimos perceber.
Dentro da minha abordagem que é a psicanálise vamos entender que:
A parafilia é um padrão de comportamento sexual no qual, em geral, a fonte predominante de prazer não se encontra na cópula, mas em alguma outra atividade.
São considerados também parafilias os padrões de comportamento em que o desvio se dá não no ato, mas no objeto do desejo sexual, ou seja, no tipo de parceiro.
As pessoas que têm parafilias podem ter diferentes perspectivas e experiências em relação aos seus interesses sexuais. Não existe uma única resposta para essa pergunta, pois a percepção e o entendimento de uma parafilia podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, algumas considerações gerais podem ser úteis:

Consciência da diferença: Algumas pessoas com parafilias têm consciência de que seus interesses sexuais são diferentes do que é considerado norma socialmente. Eles podem considerar que seus desejos ou fantasias são delicados ou não aceitáveis ​​pela sociedade.

Culpa e angústia: Mesmo aqueles que reconhecem a diferença de seus desejos podem sentir culpa, vergonha ou angústia em relação a eles. Isso pode resultar em conflitos entre seus desejos e suas opiniões morais ou sociais.

Negação: Algumas pessoas podem estar em negação sobre a natureza de suas parafilias, negando a si mesmas ou a outros que tenham esses interesses. Isso pode ser uma estratégia de enfrentamento para lidar com sentimentos de vergonha ou estigmatização.

Busca de tratamento: Muitas pessoas que têm parafilias regularizam a necessidade de tratamento para lidar com os aspectos problemáticos de seus desejos sexuais, como comportamentos ilegais ou específicos a si mesmos ou a outros.

É importante ressaltar que a percepção das parafilias pode variar significativamente de indivíduo para indivíduo
De acordo com a DSM V (última edição do manual de estatística e classificação das doenças mentais), deve ser feita a distinção entre aquilo que é um comportamento sexual atípico e aquilo que é um comportamento sexual atípico que decorre de uma perturbação mental, sendo que este último causa sofrimento, ameaça física ou psicológica para si ou para o bem-estar dos outros. Na maioria das vezes, as pessoas têm interesses sexuais atípicos na ausência de perturbação mental.
Geralmente a maioria das pessoas acham impensável tais comportamentos. É importante se tratar quando trás sofrimento para quem pratica e para o outro. Se você sofre deste distúrbio, procure ajuda de um especialista neste transtorno.
Olá. A percepção de estranheza ou normalidade das pessoas com parafilia é influenciada por uma série de fatores como o conhecimento que têm sobre o assunto, o estigma social e o contexto cultural. Não há uma única resposta científica definitiva para essa questão, pois a experiência individual pode variar bastante. Importantíssimo o tratamento psicológico e psiquiátrico, para promover um ambiente de compreensão e apoio, para que se possa buscar ajuda e orientação, para lidar de forma saudável com as inclinações sexuais e para saber que esse sofrimento pode ser minimizado. Sempre à disposição.
Sim, a pessoa sofre com a parafilia. Mas para compreender melhor, vamos esclarecer o que é este transtorno.

"Parafilias são meras preferências sexuais que se desviam da norma, enquanto que perturbações parafílicas são consideradas uma doença mental, marcada por um grau de descontrole e marcado com um impacto na saúde, vida relacional do indivíduo ou risco de dano para terceiros, sendo que em grande parte dos casos estas fantasias acarretam grande sofrimento ao indivíduo"

Portanto, o individuo sofre por não conseguir controlar esses impulsos sexuais, que muitas vezes foge de seu controle, provocando sim um grande mau estar, incompreensão, angustia, entre outros.

Mas não podemos deixar de dizer que com a Psicoterapia, o individuo por trabalhar e compreender seus sentimentos e com ajuda de um psiquiatra, pode passar a se controlar.

Olá. São capazes de perceber que há uma discordância de seu comportamento com as normas e regras sociais, isso não quer dizer, porém que julguem que o que fazem é errado/estranho. Abraço.
Olá. Parafilias são fantasias ou comportamentos frequentes, intensos e sexualmente estimulantes que envolvem objetos inanimados, crianças ou adultos sem consentimento, ou o sofrimento ou humilhação de si próprio ou do parceiro. Transtornos parafílicos são parafilias que causam angústia ou problemas com o desempenho de funções da pessoa com parafilia ou que prejudicam ou podem prejudicar outra pessoa.
É frequente algum grau de variação nas relações sexuais e nas fantasias de adultos saudáveis. Quando as pessoas concordam mutuamente em praticá-los, os comportamentos sexuais pouco habituais que não causam prejuízo podem integrar uma relação amorosa e carinhosa. No entanto, quando os comportamentos sexuais causam angústia ou são prejudiciais ou interferem com a capacidade da pessoa de desempenhar funções em atividades rotineiras, eles são considerados um transtorno parafílico. A angústia pode resultar das reações de outras pessoas ou da culpa da pessoa por fazer algo socialmente inaceitável.
Os transtornos parafílicos podem comprometer seriamente a capacidade de atividade sexual afetuosa e recíproca. Os parceiros das pessoas com um transtorno parafílico podem sentir-se como um objeto ou como se fossem elementos sem importância ou desnecessários na relação sexual.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
Os conceitos de "estranho", "errado" e "normal" são relativos e variam da cultura/zeitgeist (local, valores, etc.).

Dessa maneira, quem tem uma parafilia, segundo um ou mais dados referenciais culturais pode ter consciência disso e se sentir incomodado, não ter consciência disso ou ainda ter consciência e não se sentir infringindo nenhuma norma positivada (leis, manuais diagnósticos, etc.) ou não positivada (costumes, por exemplo).

Há aquelas pessoas que se inscrevem em dado valor cultural e identificam sua filia como paralela, "marginal" (à margem) ou no mínimo questionável.

Essas pessoas podem conviver com sua/s parafilia/s com algum sofrimento, que pode influenciar negativamente ou mesmo favoravelmente seu desejo e suas ações, a depender de sua estrutura psíquica (sincreticamente, o perverso e o psicopata, por exemplo, cada um a seu modo ultrapassam qualquer objeção no sentido de ter satisfeito seu desejo, ao passo que o neurótico sofre com sua condição).

Aquele que sofre com sua condição é quem, muitas das vezes, procura ajuda.
Bom dia!
Tudo bem?
A parafilia não impede a pessoa de ter um senso crítico, a grande questão é que nesta estrutura de personalidade vemos uma defesa chamada desmentida. Isso significa que esse indivíduo sabe que é "estranho ou errado" nas suas palavras, mas ignora o fato. Compreende?
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia analítica - R$ 220
Olá! Então, essa percepção das pessoas de estranheza ou do que é certo e errado pode variar de indivíduo para indivíduo. Alguns sujeitos podem reconhecer que seus desejos sexuais são considerados atípicos ou até mesmo ilegais para a sociedade e podem sofrer muito com isso, enquanto outros sequer percebem e conseguem viver tranquilamente sem culpa ou remorso, porque não consideram tal desejo atípico ou incorreto. É importante frisar que a avaliação das próprias práticas sexuais pode e vai ser influenciada pela cultura, educação, religião, normas sociais e valores pessoais. Isso quer dizer que, a depender da situação, um desejo sexual pode ser considerado normal para uns e parafílico para outros, com algumas excessões. A aceitação ou reconhecimento não é uniforme entre os indivíduos que têm parafilias, e as atitudes com relação a esses interesses sexuais podem variar também (pois uma fantasia às vezes fica apenas no campo da fantasia e não necessariamente vira uma prática). É muito comum que sujeitos que possuem alguma parafilia estejam em sofrimento psíquico, porque não temos controle dos nossos desejos, apenas das nossas ações. É fortemente recomendada uma terapia para que esse indivíduo consiga entender e gerenciar os aspectos envolvidos nessas fantasias.