Uma pessoa que foi abusada na infancia ,pode fer esse fato como causa de uma parafilia ?

24 respostas
Uma pessoa que foi abusada na infancia ,pode fer esse fato como causa de uma parafilia ?
A parafilia pode ocorrer por fatores genéticos, biológicos e psicossociais. A relação de causa e efeito é complicado afirmar, pois pode existir ou não.
Abusos são gatilhos, para todo abuso não deixe de procurar ajuda. O psicólogo é o profissional indicado, caso ele perceba a necessidade de uma avaliação psiquiátrica, fará o encaminhamento.
Estou certa de que um espaço de acolhimento fará muito bem.
Abraços!

Olá,
O abuso, seja ele qual tipo for, na adolescência ou na vida adulta, traz prejuízos para o indivíduo.
Seria necessário entender melhor a história desse sujeito que você traz em questão, por exemplo, qual tipo de abuso foi, por quem, por quanto tempo, enfim, ter uma anamnese completa.
De fato, a parafilia pode sim ser um dos transtornos provocados como consequência do abuso, mas como disse anteriormente, é preciso investigar a história desse indivíduo e entender melhor o seu funcionamento psíquico.
Espero ter ajudado!
Abraços!
Pode parecer estranho reconhecer a parafilia em si, quando a pessoa foi vítima de abuso na infância. Ser abusado deixa marcas psicológicas que precisam ser tratadas. Desenvolver parafilias pode ser um dos efeitos ligados à esse trauma ou algo que ocorre por outras causas. De antemão é difícil definir. Só um tratamento psicológico poderia esclarecer melhor esta questão.
É possível.
É delicado afirmar que haveria uma relação causa e efeito. De um modo geral, seria importante ouvir um pouco mais desse relato para aí sim entender melhor como o sujeito entende tal correlação...
É muito difícil afirmar quais são exatamente os efeitos que abusos sofridos na infância, podem trazer para a vida de um sujeito sem conhecer sua história de vida; independentemente do tipo de abuso sofrido. Para entender melhor os motivos pelos quais uma pessoa prática parafilia, portanto, é preciso fazer uma investigação mais aprofundada. Neste sentido, só é possível afirmar qualquer hipótese a partir de uma análise clínica da história, estudando possíveis causas, efeitos e outras consequências.
A pergunta é: quem sofreu abuso na infância pode desenvolver parafilia? Ha a possibilidade sim mediante ao trauma porem não é determinista pois ha vários fatores causadores da parafilia. O caráter patológico é causado pela intensidade, duração e impacto dos comportamentos parafílicos. A parafilia geralmente inicia-se na infância e vai-se desenvolvendo como resultado de fatores genéticos, biológicos e psicossociais. O cérebro e os seus sistemas neuroquímicos desempenham um papel fundamental. Creio que é importante investigar como se deu o abuso citado na pergunta bem como a vitima percebeu/interpretou tal situação.
Olá! Procure uma ajuda profissional, pois o seu caso necessita de uma investigação mais detalhada.
Olá! A parafilia, na grande maioria dos casos, se origina na infância, com possíveis influências genética, biológica e psicossocial. Sendo assim, o seu levantamento sobre abuso nesta faixa etária pode ter relevância ou não, por isso necessita de investigação e cuidado específico. Procure ajuda psicológica para trabalhar a questão do abuso sofrido e também sua situação atual.
O abuso físico, psicológico ou sexual na infância pode causar sim uma série de distúrbios para o sujeito na vida adulta. Mas, não existe nenhum estudo que confirme essa relação entre ser abusado e se tornar um abusador. É importante ver caso a caso, entender o que abusar do outro representa para aquele indivíduo específico, como a sua história e genética desembocaram nessa patologia. Nesse caso, é muito importante buscar ajuda, pois o sujeito pode ter comportamentos destrutivos para os outros e para si mesmo. É uma questão muito delicada e que deve ser encarada com seriedade.
Olá! O abuso na infância - seja lá qual for, pode ser vivido enquanto experiência traumática e causar efeitos, prejuízos ou sintomas ao longo da vida. Por isso a importância do cuidado e de intervenções terapêuticas. As parafilias podem sim ser efeitos de um abuso - é observado em diversos casos e estudos a transgeracionalidade e repetição de ciclos de violência quando não cuidadas. No entanto, os efeitos posteriores ao trauma podem ser vários, e não devem ser vistos meramente numa relação causa-efeito (abuso infantil e parafilia não estão necessariamente ligados um ao outro), deve-se olhar a partir da particularidade do caso a caso e do individuo em questão que procura o tratamento.
Ola! Pode ser que sim e pode ser que não. Necessário uma compreensão melhor dos fatos para um melhor diagnóstico, mas, falando de forma emocional, há muitas coisas que podem estar envolvidas, além disso. O melhor de tudo é procurar por tratamento psicológico, não importando os fatos e sim, o sofrimento em si.
Ola, não existe uma causa-efeito, mas uma pessoa que sofreu abuso na infância, pode desenvolver parafilias sim. O ideal é procurar uma avaliação psicológica o mais breve possível.
O abuso na infância pode trazer diversas dificuldades na vida adulta. Cada caso deve ser analisado como singular. Procure a ajuda de um psicólogo para compreender melhor a situação.
O abuso que essa pessoa sofreu sem dúvidas deixou traumas e marcas que refletem na vida adulta e na forma como se relaciona com as pessoas. É possível, mas não determinante, que a parafilia esteja ligada a essa situação de abuso.
Olá,
A questão, se pode ou não o abuso na infância ser a causa de parafilia atual, é complexa. Existem muitos abusados na infância que não apresentam qualquer traço de parafilia. Para uma análise e entendimento, é necessário saber a gravidade, culpabilidade, se existem perturbações psicológicas associadas, etc. Importante salientar e separar as parafilias dando atenção diferenciada para a agressiva e a não-agressiva. Sugiro uma visita a um psiquiatra, para análise da necessidade ou não de medicamento, e tratamento psicológico.
Abraço!
Não há nada que constate a ligação direta entre abuso e parafilias. Mas lidando com a psique humana, não podemos descartar as hipóteses e trabalhar sempre com as formas de descarga de energia e angústias que nossa mente cria para sobreviver com o fato em si. O abuso é um episódio traumático que direciona a construção de personalidade, principalmente se ocorrido na infância e início da adolescência.
Olá! Tudo é possível. Todas as nossas experiências do passado contribuem para o que somos no momento presente. Tudo depende da forma que lidamos com as situações que passamos na vida. De qualquer maneira, é válido essa pessoa procurar apoio psicológico para superar traumas existentes. Espero ter ajudado!
Olá, boa noite! A Parafilia é complexa, portanto é difícil dar como certeza que um evento de abuso causará parafilia no futuro. Procure ajuda com um especialista. Espero ter te ajudado de alguma
maneira. Att.
Olá! Reitero o que os demais colegas já disseram: não é possível estabelecer essa relação de causa-efeito. No entanto, trata-se de uma situação que faz parte de sua história. Caso esteja causando sofrimento, necessita de cuidados. Como mencionado, um profissional da Psicologia pode ajudá-lo.
Olá! É complicado falarmos da relação causa-efeito em psicologia. Certamente os abusos são gatilhos e o ideal nesse caso é procurar auxílio profissional, assim como para a questão da parafilia, a qual possui etiologia múltipla, isto é, vários fatores são combinados para formarem essa condição.
Olá, sim pode mas não no nível causa e efeito. Nem todo abusador foi abusado. De qualquer forma a pergunta nos traz poucas informações para uma amplitude de resposta que o tema merece. . Sugiro procurar ajuda profissional para te apoiar no entendimento da situação e para resignificar pontos que mobilizam desconfortos em você. Cuidar da saúde mental te trará muitos ganhos nesse sentido. ok? Abraços.
Olá! É possível, mas não necessariamente a parafilia está ligada ao abuso sofrido. É necessário investigar essa parafilia, caso ofereça algum tipo de desconforto ou risco/dano físico ou psicológico. É importante um acompanhamento psicológico para lidar com o abuso e seus possíveis traumas.
Não é possível afirmar que existe uma relação de causa e efeito.