É possível se recuperar de uma doença mental? .

4 respostas
É possível se recuperar de uma doença mental? .
Sim, é possível, especialmente quando há acesso a acompanhamento profissional adequado (lembrando que recuperação e cura são coisas muito diferentes). Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a compreender os sintomas, desenvolver estratégias de enfrentamento e promover mudanças no estilo de vida que contribuam para a melhora do bem-estar. Buscar ajuda especializada é um passo fundamental para lidar com o sofrimento psíquico e retomar a qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Iago Cotta Couto
Psicólogo
Belo Horizonte
Boa noite! Claro, é completamente possível dependendo do tipo de transtorno. Alguns, como o transtorno de personalidade borderline, afetivo bipolar ou a esquizofrenia, necessitam de tratamento medicamentoso para serem "curados". Outros transtornos, como o de ansiedade ou depressivo, podem ser tratados e curados com trabalho psicoterapêutico. Tudo irá depender do tipo de transtorno que o paciente tem e se ele está realizando terapia psicológica ou farmacológica.
Sim, é possível se recuperar de uma doença mental, e buscar ajuda profissional é o primeiro passo para isso. Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), trabalhamos para identificar pensamentos e comportamentos que mantêm o sofrimento, ensinando estratégias para lidar melhor com as emoções e promover mudanças concretas no dia a dia. Embora cada pessoa tenha seu próprio ritmo, com tratamento adequado, suporte e prática de novas habilidades, muitas conseguem reduzir significativamente os sintomas, melhorar a qualidade de vida e até alcançar estabilidade duradoura.
Olá! Sim, geralmente é possível se recuperar de uma doença mental. Tudo vai depender da estrutura da personalidade, da intensidade da doença, do tempo em que a pessoa esteve doente, do período de início da doença, dos tipos de tratamentos que foram realizados e por quanto tempo. Enfim, é uma multiplicidade de fatores que interferem no prognóstico de uma doença mental.

Especialistas

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Tirza Cerqueira

Tirza Cerqueira

Psicólogo

Belo Horizonte

Fabiana Ribeiro Camara

Fabiana Ribeiro Camara

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Thayná Mariussi

Thayná Mariussi

Psicólogo

Curitiba

Gabriela Pedroso Mourão de Mello

Gabriela Pedroso Mourão de Mello

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Transtornos Mentais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.