Estamos com um parente com depressão porém ele não aceita estar, só dorme e come não sai de casa,

6 respostas
Estamos com um parente com depressão porém ele não aceita estar, só dorme e come não sai de casa, não ouve ninguém e já brigou com todos e com isso esta afentando a vida de quem convive com ele. Tem como fazer uma intervenção médica? Podemos pedir para internar ele ou algo para tratar?
Você citou algumas características de transtorno depressivo, mas é importante que o paciente seja avaliado por um psiquiatra para que seja feito o diagnóstico e um tratamento adequado ao caso seja estabelecido. Sei que é bastante complicado conviver com alguém que, ao mesmo tempo que está precisando de ajuda, a recusa. Seria importante alguém mais próximo tentar conversar com o seu familiar para que ele consiga entender a boa intenção de todos e que há uma perspectiva de melhora. Caso ele não aceite ir até o consultório, é possível tentar uma consulta domiciliar, diversos psiquiatras oferecem esse serviço. Acho que nesse momento isso seria mais adequado do que pensar em uma internação. Estimo melhoras! Espero ter ajudado. Um abraço.

Olá. Procure conversar com seu parente e construir junto com ele a possibilidade de um tratamento. Se ele estiver aberto a uma primeira consulta as chances de aderir à terapia aumentam.
Admitir ter a doença é um sinal de fraqueza e vergonha, e até acreditar de que não tem o que mais fazer para si. O sofrimento experimentado por essa pessoa pode ser intenso e profundo, a ajuda sem julgamento nesse momento é muito importante.
A rede de familiares e amigos precisa agir, levar a pessoa de alguma forma para um atendimento inicialmente com um Psiquiatra para uma avaliação e inicio do tratamento medicamentoso.
Os medicamentos começam a fazer efeito depois de um período, isso varia de pessoa para pessoa.
Mas é fundamental aliar o tratamento Psicoterápico para autoconhecimento, isso levará a pessoa a entender deus aspectos psico emocionais e buscar uma maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Os sintomas que relatou estar sentindo podem estar relacionadas a um transtorno depressivo ou de ansiedade. Fazer terapia com Psicólogo é indicado. O mesmo poderá auxiliar quanto a necessidade de acompanhamento com outros profissionais. Abraços Camila
Apesar de todos os sintomas que você descreveu poderem estar presentes em episódios depressivos, esta não é a única causa possível. Esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno delirante ou mesmo comportamento opositor devido a características da personalidade e consequente à situação de vida e aos relacionamentos da pessoa podem levar alguém a se isolar, só comer e dormir e não aceitar tratamento.

Certamente, a avaliação psiquiátrica é fundamental, porque é o(a) psiquiatra que vai saber fazer um diagnóstico e, inclusive, indicar se há necessidade de tratamento medicamentoso, psicológico ou ambos.

No Brasil existe, caso necessário, a figura da internação involuntária, na qual, em caso de pacientes que estejam comprovadamente sem condições de tomar decisões por si próprios e necessitem de tratamento, a pessoa é internada à revelia. Esta internação deve ser comunicada pelo médico internante e a clínica de internação ao Ministério Público, num prazo de 72 horas.
Por mais sofrido que seja conviver com uma pessoa depressiva, cada um é responsável pelo seu sofrimento. Não é fácil fazer com que uma pessoa concorde em se internar, ir ao psiquiatra ou ao psicólogo se ela não está de acordo em admitir seu sofrimento e fazer algo a respeito. O que a psicologia nos ensinou ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, é que não podemos mudar aos outros enquanto eles não querem, mas podemos fazer o possível por nós mesmos. As pessoas que estão em seu entorno podem procurar cuidar de si mesmas, e assim trazer mudanças positivas para todo esse sistema familiar.