Estou com colesterol alto quais os alimentos q devo excluir da minha alimentação

6 respostas
Estou com colesterol alto quais os alimentos q devo excluir da minha alimentação?
Olá, com essa alteração de exame é importante evitar os alimentos industrializados, com gorduras trans e tambem frituras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante identificar qual fração de colesterol está elevada, e o valor. Pequenas flutuações são normais, e há frações de colesterol pouco aterogênicas, principalmente se as partículas das apolipoproteínas não estiverem aumentadas. Evite o excesso de gordura de origem animal e carboidratos de alta carga glicêmica como doces, pães, bolos, massas, sucos de caixinha, refrigerantes, já que estes contribuem para o aumento de triglicérides e VLDL. Em paralelo, vale a pena investigar a composição do seu colesterol em um exame de sangue mais apurado e programar a dieta sob medida. Se precisar, estou à disposição.
Olá! Para regularmos o colesterol e alcançarmos níveis desejados, é importante moderar o consumo de carboidratos refinados (açúcares, farinhas, refrigerantes e alguns alimentos industrializados). Dando prioridade para "comida de verdade" acima dos alimentos industrializados e embalados. Conseguimos isso por meio da mudança gradual da rotina alimentar, ajustada de acordo para sua rotina, preferências, paladar e outras questões individualizadas. Dependendo do quão elevado ele esteja e de qual fração de colesterol que está elevada, existem alguns suplementos que podem auxiliar, aliado à mudança na alimentação e no estilo de vida.
Espero ter ajudado!
Oieee, tudo bem?
Antes de tudo é importante avaliar a origem desse colesterol alto. Pode ser por alimentação, deficiência alimentar ou genética. De maneira geral, evite os alimentos industrializados, carnes gordas, doces, sorvetes, banha de porco e frituras.
Olá, tudo bem?
Com o colesterol alto é importante evitar alimentos fontes de gordura saturada, como alimentos industrializados prontos (batata frita, lasanha, nuggets, biscoitos, bolachas e salgadinhos, sorvete, tortas, pães amanteigados, chocolate ao leite de baixa qualidade, entre outros). Evitar também os embutidos como linguiça, bacon, mortadela, presunto e peito de peru por conter muita gordura e alto teor de sódio e conservantes. Não só importante em focar nos alimentos que devem ser evitados, mas importante em focar nos alimentos que precisamos aumentar a ingestão para ajudar a diminuir o colesterol. E para isso precisamos aumentar a nossa ingestão de fibras, como verduras, legumes e frutas (couve, espinafre, repolho, alface, acelga, brócolis, vagem, abóbora, laranja, maçã, tangerina) - estes alimentos não só são fontes de fibras, mas são ricos em antioxidantes que tem ação anti-inflamatória e também contribuirá para a diminuição do colesterol ruim no sangue. Outras fontes de fibras: farelo de aveia, chia, linhaça, amaranto, semente de abóbora, semente de girassol - podem ser consumidas juntas com frutas, delícia! E por último e não menos importante, introduzir alimentos fontes de fitoquímicos nas suas refeições como chá verde, açafrão da terra, canela...
Para uma consulta personalizada entre em contato!
Espero ter ajudado, abraços!
Olá tudo bem??

Além de evitar e priorizar a ingestãode alguns alimentos, você deve melhorar o seu estilo de vida, portanto tente criar o hábito de praticar exercícios físicos regularmente e aprenda a se alimentar de forma mais saudável.

Enquanto opções como abacate e salmão podem ajudar a elevar os níveis do colesterol bom, consumir alimentos como industrializados e carnes gordas podem favorecer o aumento do colesterol ruim. 

Vale destacar, antes de mais nada, que quem decide o que uma pessoa com colesterol alto não pode comer é um nutricionista, que irá avaliar o caso em todas as duas individualidades. Porém, no geral, alguns alimentos devem ser evitados por pessoas com alterações nos perfis lipídicos:

Frituras e empanados, como batata frita, carnes à milanesa e etc;Embutidos, como bacon, salsicha, presunto, linguiças, salames;Industrializados açucarados, como chocolate, biscoito, sorvete, leite condensado, tortas; Carnes gordas e miúdos;Queijos amarelos;Banha de porco, manteiga, maionese, margarina e afins. 

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Martha Rodrigues Sanjad

Martha Rodrigues Sanjad

Endocrinologista

Brasília

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Jairo Vicente Nogueira Pimentel

Cardiologista, Médico do trabalho

Vila Velha

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Bruna Scaglia

Bruna Scaglia

Endocrinologista

Posto Da Mata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.