Estou num programa antitabagismo com 2 sessões em grupo semanais e 1 semanal individualmente, aborda

14 respostas
Estou num programa antitabagismo com 2 sessões em grupo semanais e 1 semanal individualmente, abordagem TCC. Já faço terapia há um ano com abordagem acepista. Existe a possibilidade de 2 abordagens diferentes me causarem confusão, já que questões gerais também serão abordadas na TCC? Devo interromper por ora a acepista? Obrigada.
Olá!
Segundo as orientações que temos pelo Código de Ética profissional, fazer duas psicoterapias com abordagens diferentes pode sim confundir, portanto, não é recomendado e a escolha é sua sobre com qual abordagem deseja continuar. Saiba que tanto a TCC quanto a acepista irão te ajudar em seus objetivos, independente da queixa.

Olá!

Entendo que, dentro de seu campo de exploração, cada uma das duas abordagens poderá contribuir grandemente para o seu amadurecimento neste processo que está envolvida. Independente da linha de raciocínio, a finalidade será sempre a mesma: poder lhe proporcional uma melhora na sua qualidade de vida e permitir que suas escolhas sejam realizadas cada vez mais a par de suas verdadeiras necessidades.
Por quê não considerar a chance de ser atendida pelos dois profissionais e ir verificando como se sente, com o decorrer do processo?

Espero ter te ajudado a se encorajar a decidir por aquilo que acredita que faz mais sentido pra você, de acordo com sua realidade.
Um abraço.
Olá! Os estudos evidenciam que a primeira linha de tratamento baseada em evidências para tabagismo inclui uma combinação de terapia comportamental (ou cognitivo-comportamental) e farmacoterapia. Essa abordagem combinada tem sido amplamente estudada e mostrou-se eficaz no auxílio às pessoas que desejam parar de fumar. Como você já está em acompanhamento, é recomendável conversar com seus profissionais sobre essa preocupação. Eles possuem conhecimentos e experiências específicas para ajudá-lo a entender como essas abordagens podem se complementar ou se existem possíveis conflitos entre elas. Uma conversa aberta sobre o assunto poderá auxiliar o seu processo. Abraços
Olá! Espero que esteja bem!

É compreensível que você esteja preocupado com a possibilidade de duas abordagens terapêuticas diferentes, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no programa antitabagismo e a terapia com abordagem acepista, causarem confusão.

É importante ter em mente que diferentes abordagens terapêuticas têm suas próprias teorias, técnicas e objetivos específicos. Embora possa haver sobreposição nas questões gerais abordadas, as abordagens terapêuticas têm ênfases e estratégias diferentes.

A decisão de interromper temporariamente a terapia com abordagem acepista enquanto você estiver participando do programa antitabagismo depende de vários fatores, incluindo a sua capacidade de integrar e lidar com as duas abordagens simultaneamente, o seu nível de conforto e a orientação de profissionais de saúde mental que o acompanham.

Recomendo que você discuta suas preocupações com seus terapeutas ou profissionais de saúde mental envolvidos em ambas as terapias. Eles podem oferecer orientações mais específicas, levando em consideração suas necessidades individuais e as metas terapêuticas de cada abordagem. Juntos, vocês podem avaliar se é apropriado continuar com ambas as terapias simultaneamente ou se é necessário fazer ajustes no plano de tratamento.

Um forte abraço!
Entendo que não gere confusão para o paciente no que diz respeito ao tratamento em si, em fazer duas abordagens diferentes, principalmente, se os objetivos em cada uma das abordagens for diferente (ex. uma para o tabagismo e outra para outras questões), até porque cada uma tem "técnicas" diferentes. MAS talvez possa te gerar uma dificuldade em conseguir definir qual das abordagens está realmente te ajudando. SE vc não tiver problemas em estabelecer essa definição, não vejo problemas em manter as duas. MAS se para vc for importante saber qual delas é mais efetiva, ecolha apenas uma.
O ideal seria manter apenas uma psicoterapia.
Além do conselho de ética profissional orientar sobre, é importante até para o andamento do seu processo terapêutico.
Duas abordagens diferentes confundem sim. Mesmo que as vezes achamos que quanto mais terapia, mais rápido eu ficarei curado.
Isso é um mito. O importante é você entender que é um processo e investir suas demandas em uma na qual você se identificou mais.
Olá! Sugiro que vc opte pela psicoterapia da abordagem que mais lhe agrada. Como alguns colegas colocaram, tem a questão do Código de Ética e como vc colocou, pode gerar confusão sim. Mas, lembrando que todas as abordagens da Psicologia são capazes de ajudar o indivíduo com suas questões emocionais. Um abraço! Fique bem!
Olá,

Eu sugiro que você sempre escolha as abordagens que possuem embasamento cientifico e com técnicas terapêuticas que se baseiam em evidências. Essas abordagens são reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, são elas as principais: Terapia Cognitivo-Comportamental; Terapia focada no Esquema; Terapia comportamental; a Técnica psicanalítica (praticada por psicólogo); A psicologia junguiana.
Uma abordagem de cada vez é o mais indicado.
Olá! O Código de Ética da Psicologia não se manifesta a respeito de uma pessoa fazer acompanhamento psicológico com dois ou mais profissionais. O Código orienta a ação do psicólogo, e não do cliente/paciente. Portanto, a escolha é sua. Agora, cabe refletir sobre isso. Dentro do seu relato, me parece que cada atendimento teria seu próprio escopo: a TCC teria um foco específico no tabagismo e a ACP, um enfoque mais global. Entendo, com isso, que os dois atendimentos podem até ser complementares. Muitas vezes acontece até de os dois profissionais conversarem para justamente "afinar" o trabalho. Sabe quando a(o) psicóloga(o) da escola pede para conversar com a(o) psicóloga(o) que faz a terapia da(o) sua (seu) filha(o)? Então, é a mesma coisa! Mas tudo depende, é claro, de como você se sente! Assim, eu sugiro que você converse sobre isso com o(a) psicólogo(a) acepista que o(a) acompanha. Ele (a) vai lhe ajudar a pensar sobre isso e avaliar o que seria mais interessante para você. Boa sorte e não deixe de se cuidar!
Essa pergunta você precisa fazer para seu/sua psicoterapeuta pois é com ele(a) o seu contrato psicoterapeutico. Se você não pensou nisso talvez você não tenha compreendido as condições básicas de vínculo e confiança que alicerçam a psicoterapia.
Olá. A Terapia Cognitivo Comportamental - TCC - é amplamente estudada e validada para o tratamento do tabagismo. Diversos estudos demonstraram sua eficácia, fornece técnicas concretas para lidar com gatilhos, oferece um formato estruturado de sessões, o que pode ser benéfico para pessoas que preferem uma abordagem mais direcionada e organizada; envolve o acompanhamento do progresso e a definição de metas claras, o que pode aumentar a motivação e o comprometimento. Se para você está confuso, com dúvidas, consulte seus terapeutas para explorar como as duas abordagens podem ser usadas de maneira complementar para atender às suas necessidades. Sempre à disposição.
Bom dia, A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento do tabagismo, ajudando os indivíduos a abandonar o hábito e a manter a abstinência a longo prazo. No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente ao tratamento, sendo necessário ajustar as estratégias de acordo com as necessidades de cada indivíduo o que seria interessante você focar no que funciona para você, no que sente "acolhido".

Ola , espero que esteja bem, acredito que vocë esta em um momento da sua vida ao qual , faça com que busque varios tipos de ajuda realmente , mais realmente fazer dois processos terapeuticos e de abordagem diferente causa confusao. Veja a que faz mais sentido pra voce , que voce se sinta mais acolhido .
Sugiro que você busque orientação a respeito de suas questões com o profissional que está te orientando no grupo terapêutico. Por questões éticas esse é o caminho mais razoável. E evidentemente, de acordo com a sua demanda, pautado nas determinações de nosso CFP o profissional irá realinhar com você a prioridade deste momento, levando em conta todas as variáveis que levam ao tratamento de tabagismo. Me coloco à sua disposição.