Estou tomando Venlafaxina 37,5 ml a 1 ano e estou tirando o remédio está fazendo 3 dias que não tomo

4 respostas
Estou tomando Venlafaxina 37,5 ml a 1 ano e estou tirando o remédio está fazendo 3 dias que não tomo o remédio e estou tendo dores de cabeça e normal? Tem como amenizar as dores?
A Venlafaxina é uma medicação muito boa e figura entre as mais efetivas e toleráveis dentre as medicações usadas para sintomas depressivos e ansiosos. Contudo, ela é conhecida por se comum de apresentar efeitos de retirada (Sd de retirada). A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns na retirada da venlafaxina, em geral duram 1-2 semanas e vão diminuindo de intensidade. Por vezes analgésicos comuns pode melhorar os sintomas para ajudar a retirada. Contudo, como o colega acima falou, a dose mínima encontrada em farmácias de venlafaxina é de 37,5mg e em alguns pacientes que têm muitos sintomas de retirada, pode-se tentar manipular doses menores para continuar diminuindo aos poucos e ter uma melhor resposta na retirada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luís Moreira Gonçalves
Psiquiatra
São Paulo
Infelizmente, cefaleia é um efeito indesejável da retirada da venlafaxina. Felizmente é passageiro. Sugiro tomar um analgésio como paracetamol (750 mg, 6/6h). Se a cefaleia for 'demasiado' intensa ou não passar pode ser algo mais, sugiro contactar um serviço de pronto socorro. As melhoras e abraços
Sim, é comum experimentar sintomas de abstinência ao interromper o uso de medicamentos antidepressivos, como a Venlafaxina. A interrupção abrupta do medicamento pode levar a sintomas como dores de cabeça, tonturas, náusea, ansiedade e irritabilidade.

Para amenizar as dores de cabeça, você pode tentar tomar analgésicos de venda livre, como o paracetamol ou ibuprofeno, seguindo as instruções da embalagem. Além disso, é importante descansar adequadamente e manter-se hidratado.

No entanto, é importante lembrar que os sintomas de abstinência podem variar em intensidade e duração, dependendo da dose e do tempo de uso da Venlafaxina. É altamente recomendado que você converse com seu médico antes de interromper o uso do medicamento e siga suas orientações quanto ao desmame gradual da medicação.

O desmame gradual pode ajudar a reduzir o risco de sintomas de abstinência e aliviar os sintomas que você está experimentando. Se necessário, seu médico pode prescrever outros medicamentos para ajudar a controlar os sintomas de abstinência enquanto você se desmama da Venlafaxina.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim, é normal sentir dor de cabeça ao interromper a Venlafaxina, mesmo em dose baixa como 37,5 mg. Isso acontece porque o organismo estava acostumado ao medicamento, e a interrupção abrupta pode causar sintomas de retirada, como dor de cabeça, tontura, náuseas, irritabilidade e sensação de choque na cabeça ("choquinhos"). Esses sintomas costumam durar alguns dias até algumas semanas, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.

Para amenizar a dor de cabeça, você pode usar um analgésico comum (como dipirona ou paracetamol), desde que não tenha contraindicação. Beber bastante água, manter uma alimentação leve e evitar estímulos muito intensos (luzes fortes, barulho, telas) também pode ajudar. Se os sintomas estiverem muito intensos, prolongados ou estiverem te impedindo de funcionar bem, é importante procurar seu médico para reavaliar a retirada. Em alguns casos, o desmame gradual é necessário, com reduções mais lentas e espaçadas.

Se quiser conversar mais sobre isso ou precisar de ajuda durante esse processo, estou à disposição para atendimento psiquiátrico. Você não precisa passar por isso sozinha.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1232 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.