Eu já estive em lugares públicos e em situação bem desafiador, exigia tranquilidade e consegui ficar

14 respostas
Eu já estive em lugares públicos e em situação bem desafiador, exigia tranquilidade e consegui ficar tranquilo, mas estar performando e tiver alguém me observando não tenho esse controle e tenho tremedeira, sudorese etc etc se tiver sendo julgado é sofrimento en dobro, como e possível ?
Essa reação pode ocorrer devido à pressão e à tensão associadas à percepção de ser observado e julgado por outras pessoas. A ansiedade social pode se manifestar de diferentes maneiras, como tremedeira, sudorese e outros sintomas físicos. É uma resposta comum a situações em que nos sentimos expostos ou avaliados.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Sua experiência reflete uma reação comum e compreensível diante de situações que envolvem desempenho e avaliação por parte de outros. A capacidade de manter a calma em ambientes públicos ou em situações desafiadoras, mas sentir ansiedade ao ser observado ou julgado, pode ser explicada por vários fatores psicológicos e neuropsicológicos.

Em primeiro lugar, a neuropsicologia sugere que diferentes situações ativam diferentes partes do cérebro. Quando você está em um ambiente público, mas não é o foco da atenção, as áreas do cérebro envolvidas na auto-regulação e no controle emocional podem funcionar eficientemente, ajudando-o a manter a calma. No entanto, quando você se encontra em uma situação de desempenho, especialmente sob o olhar avaliativo de outros, áreas do cérebro relacionadas à ansiedade e autoconsciência podem se tornar mais ativas, levando a sintomas físicos como tremedeira e sudorese.

Do ponto de vista da psicologia analítica, essa diferença de reação pode estar relacionada a questões mais profundas de autoimagem e percepção de como os outros o veem. O medo do julgamento ou da avaliação negativa pode ativar inseguranças internas ou complexos, resultando em uma resposta física e emocional mais intensa.

Para lidar com esses sentimentos, técnicas encontradas na psicoterapia podem ser úteis para reconhecer e desafiar pensamentos negativos ou irracionais sobre o desempenho e o julgamento. Além disso, técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, podem ajudar a controlar a resposta física à ansiedade.

Se essa ansiedade de desempenho está afetando significativamente sua vida, pode ser benéfico buscar o apoio de um psicólogo. O trabalho terapêutico pode ajudar a explorar as raízes dessa ansiedade e desenvolver estratégias eficazes para lidar com ela, tanto do ponto de vista comportamental quanto emocional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
A expectativa a partir do olhar do outro faz parte da constituição de todos os sujeitos. Entretanto quando se tem domínio do que será apresentado, quando se faria isso tranquilamente diante de um grupo, que se tem intimidade, quando se tem habilidade de comunicação, mas essa expectatica atinge um nível de sofrimento, ao pensar que o outro está julgando a ponto de se ver impedido de realizar uma tarefa que se conseguiria realizar diante de algumas pessoas, essa repetição poderia significar a necessidade de se buscar com o autoconhecimento as causas determinantes na sua constituição.
Reforço o que foi dito pelos profissionais que me antecederam. E reitero que o autoconhecimento pode ser libertador para minimizar essa sensação.
Tem haver com baixo auto estima, insegurança. Podendo estar relacionado a transtornos de ansiedade e fobia. Em psicoterapia poderia ser avaliado mais profundamente, bem como superar essa demanda psicológica para melhor qualidade de vida pessoal e profissional
O que você está descrevendo pode estar relacionado à ansiedade social, que é uma condição na qual as interações sociais provocam ansiedade e desconforto significativos. A ansiedade social pode se manifestar de diferentes maneiras em situações sociais, e a sensação de ser observado ou julgado pode aumentar os sintomas. Desafios sociais, todo nós enfrentamos em algum momento, e não há problema em buscar ajuda para desenvolver habilidades para lidar com isso. Se a ansiedade social está afetando significativamente sua vida, considere a busca de apoio através da psicoterapia. Desejo melhoras! Abraço.
Olá, bom dia, como você está? É muito comum que situações diversas causem reações variadas nas pessoas. Desse modo, apesar de ser normal ouvirmos casos de pessoas que se sentem muito mal em público, isso não significa que esta situação em específico vai ativar níveis significativos de ansiedade em todas as pessoas. Deste modo, é natural que você tenha maior facilidade em fazer isso, por exemplo, e ainda assim tenha a ativação de uma ansiedade muito forte em outra situação, que pode ter semelhanças mas que é muito diferente, como quando você se vê em uma cena onde está sendo avaliado pelo outro. O olhar do outro faz parte do que nos constitui e nos organiza enquanto seres humanos e, portanto, é muito comum que situações onde nos vemos sob o olhar avaliador ou julgador das pessoas acabem nos causando as mais variadas emoções, pensamentos e reações (inclusive reações físicas, como você menciona que ocorre no seu caso). Se você percebe que o mal-estar vivido nestas situações lhe causa prejuízos ou lhe faz sofrer, é de suma importância que você possa buscar por um acompanhamento psicológico para investigar melhor o que pode estar ocorrendo e para construir junto com o profissional maneiras de superar este desafio, que talvez esteja atrapalhando coisas importantes da sua vida. Se este for o caso e se você avaliar que o processo de terapia pode ser uma experiência interessante para você, eu fico disponível para marcarmos um horário e conversarmos melhor sobre os detalhes do que lhe acontece. Deste modo, podemos juntos avaliar qual o melhor caminho a ser seguido, sempre visando o seu bem-estar. Se tiver interesse, pode acessar o meu perfil e marcar uma consulta através da minha agenda aqui do site ou por mensagem no whatsapp. Eu espero que a minha resposta tenha sido de alguma ajuda, e fico disponível. Um abraço e boa sorte (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
A psicoterapia pode lhe ajudar a compreender o porquê de ser doloroso estar sob avaliação de alguém.
Você tem medo de errar?
Tem receio do julgamento alheio?
Já sofreu algum tipo de humilhação em público?

São perguntas que surgem à princípio, talvez possam te ajudar a pensar mais sobre o caso. . Considere procurar um profissional da psicologia que lhe inspire confiança pra te ajudar nessa investigação.
Espero ter ajudado.
Penso q pode estar sofrendo de fobia social.
Transtorno de ansiedade de desempenho.
Talvez seja uma pessoa tímida.
A terapia cognitiva vai te ajudar no diagnóstico, verificar esta hipótese e tratar
O fenômeno que você descreve pode ser explicado por fatores psicológicos e emocionais relacionados à ansiedade social.
A ansiedade social é caracterizada pelo medo intenso de ser julgado, criticado ou rejeitado por outras pessoas em situações sociais. Pode variar de intensidade, desde situações específicas, como falar em público, até interações sociais mais gerais. O medo de ser observado e avaliado negativamente pode desencadear uma resposta de ansiedade, manifestando-se em sintomas físicos como tremedeira, sudorese, tensão muscular e outros.

Existem várias razões pelas quais algumas pessoas podem sentir mais ansiedade ao serem observadas ou avaliadas. Isso pode estar relacionado a experiências passadas, expectativas elevadas em relação ao desempenho, baixa autoestima ou preocupações excessivas com a opinião dos outros.

A boa notícia é que a ansiedade social é algo tratável. Se você perceber que esses sentimentos estão afetando significativamente sua qualidade de vida, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. A Terapia de Aceitação e Compromisso é uma abordagem comum para tratar a ansiedade social, ajudando as pessoas a identificar pensamentos negativos, modificar padrões de comportamento e desenvolver habilidades sociais mais eficazes.
Boa noite,
Deus sintomas são de ansiedade social. Procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade.
Compreendo que lidar com situações sociais desafiadoras, especialmente quando se sente observado e julgado, pode ser difícil. É normal sentir nervosismo nessas situações, mas se isso está causando sofrimento, é importante buscar apoio. Conversar com um psicólogo pode ajudar a entender melhor essas ansiedades e desenvolver estratégias para lidar com elas. Considere marcar uma consulta com um profissional de saúde mental para obter orientação personalizada e apoio ao enfrentar esses desafios.
Talvez você esteja passando por um transtorno chamado de Fobia Social, para as pessoas com transtorno de ansiedade social, as interações sociais cotidianas causam ansiedade irracional, medo, autoconsciência e constrangimento.
Os sintomas são medo excessivo de situações em que a pessoa possa ser julgada, preocupação com constrangimento ou humilhação ou receio de estar ofendendo alguém.
Psicoterapia vai te ajudar a aumentar a confiança e melhorar a capacidade de interagir com os outros.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Entendo. É comum sentir mais ansiedade quando se está sendo observado ou julgado por outras pessoas. Isso pode ser devido à pressão social e ao medo de avaliação negativa. Na terapia cognitivo-comportamental, podemos explorar esses pensamentos e crenças automáticas que contribuem para sua ansiedade em situações de desempenho e desenvolver estratégias para lidar com ela, como técnicas de relaxamento e exposição gradual a essas situações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!