Eu tenho um toc de pensar que se eu pegar em coisas como álcool, sabão,acetona..... eu penso que eng

18 respostas
Eu tenho um toc de pensar que se eu pegar em coisas como álcool, sabão,acetona..... eu penso que engoli mesmo que eu não tenha engolido eu fico com medo de ter engolido e fico com medo de morrer. Fico desesperada e começo a ter crises de ansiedade e pânico. Também uma vez que fui me depilar e me machuquei um pouquinho eu fiquei pensando que eu tava tendo uma hemorragia interna e fiquei com crises de pânico mas na verdade eu não tive nenhuma hemorragia eu só penso que vou ter caso eu me machuque.
Eu estou fazendo um curso de balística e o professor deixou a gente pegar nos projetis que são as balas das armas de fogo. Eu peguei e como eu estava almoçando na mesma hora eu pensei que será que eu engoli a bala da arma e se por acaso explodir meus órgãos e se eu tiver engolido, fiquei com medo de morrer e comecei a sentir uma queimação no estômago e dores no estômago e meu coração acelerado e gastura. Isso é muito horrível, eu já faço terapia e uso medicamentos antidepressivos mas continuo a piorar mais a minha situação em relação às crises o que faço?
Olá, que bom que você já iniciou esse acompanhamento para tratar das suas questões. Não sei há quanto tempo e como está esse processo para você, mas pelo seu relato penso que seria importante considerar intensificar o trabalho da psicoterapia, parece que você tem muito a dizer! Fale desses seus apontamentos com o psicólogo e psiquiatra para pensarem juntos em um arranjo que possa apaziguar isso que você nomeia como muito horrível. Esses impasses psíquicos demandam tempo e dedicação para serem manejados, siga se cuidando!

Olá compreendo que as fantasias e pensamentos intrusivos tem dificultado bastante sua rotina. É muito importante que você compartilhe com seu psiquiatra e seu psicólogo estes pensamentos para que possam ser considerados. Caso o tratamento tenha iniciado a pouco tempo, é importante que você construa uma relação de confiança com os profissionais que estão tratando você. Busque falar o que sente para que ocorram ajustes normais durante os tratamentos de saúde mental.
Cuide-se!

A primeira coisa a se fazer é investigar a possibilidade de um transtorno. Há na literatura inúmeras descrições de quadro como este que você apresentou; como, por exemplo, o transtorno delirante, no entanto sem uma investigação precisa com testes e uma anamnese detalhada com histórico familiar e histórico pessoal seria um chute no escuro.
É essencial que você tenha um bom relacionamento entre os profissionais, além do que muitos casos o tratamento é em conjunto, farmacológico e psicoterapia.
O que vem a seguir não é uma tarefa fácil, mas entenda como um desafio e talvez você possa aliviar os sintomas desviando o foco da atenção do imaginário para algo que lhe deixe confortável .
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Olá, tudo que descreve parece bastante intenso e te inquieta. Mas é importante conversar com os profissionais que te acompanham e eles poderem se falar para apoiar teu tratamento conjuntamente.Como outros colegas apontam, a resolução precisa empenho e paciência. Apostar no processo pois não existe mágica para solucionar. Siga firme!
Boa noite! Sinto você estar passando por isso! Procure bons profissionais, nem sempre a primeira medicação tentada dá certo, é preciso um acompanhamento de um psiquiatra. E eu indico e considero um sério tratamento com um bom psicanalista.
Sinto muito que esteja passando por essas experiências angustiantes. Parece que você está sofrendo com pensamentos obsessivos relacionados a diferentes situações, como engolir substâncias tóxicas, ter hemorragias internas ou engolir objetos perigosos, e esses pensamentos estão desencadeando crises de ansiedade e pânico.
Esses sintomas e pensamentos são características comuns do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), mas é necessário uma avaliação criteriosa para se investigar essa situação e para te trazer uma condução terapêutica para que você fique bem!
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica eficaz para o TOC, que se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos relacionados às obsessões.
A primeira recomendação que posso dar é continuar a participar da terapia que você já está fazendo, pois isso é fundamental para o tratamento. Certifique-se de compartilhar esses pensamentos e comportamentos obsessivos com seu terapeuta, para que ele possa ajudá-la a desenvolver estratégias específicas para lidar com eles.
Com relação aos medicamentos, se você sente que não estão trazendo alívio suficiente para seus sintomas, é importante discutir isso com seu médico. Ele pode considerar ajustar a dose ou prescrever uma medicação diferente que seja mais adequada para o tratamento.
Lembre-se de que o tratamento requer tempo e persistência. Não desanime se você ainda estiver enfrentando dificuldades ou crises, pois isso é comum durante o processo terapêutico. Continue trabalhando em colaboração com seu terapeuta, pratique as técnicas aprendidas na terapia e seja gentil consigo mesma ao longo do caminho.
Olá! fantasias, medos e ilusões são poderosos quando estamos fragilizados internamente, colocamos em xeque nossa própria percepção das coisas, legal que já tenha procurado ajuda profissional e venha fazendo esse acompanhamento, se já tem um vínculo formado com eles é interessante trazer que esses pensamentos e sintomas estão ficando mais intensos, não sei se é o caso, contudo, se vêm percebendo que o tratamento nesse formato já está acontecendo a um tempo e não vêm avançando, seria interessante considerar tentar outros formatos de abordagem, o importante é que você perceba seu desenvolvimento e se sinta confortável para falar sobre esses assuntos que vêm incomodando. Estou à disposição e se cuide!
Olá! Que bom que já começou a fazer terapia. Acredito que seja necessário trabalhar sua autoconfiança e suas crenças desadaptativas. Pois de acordo com o que vc relatou, vc acredita em seus pensamentos como verdades absolutas e por isso sente todos esses sintomas que relatou. Peça para seu psicólogo tratar suas crenças. Caso ache que precisa mudar de psicólogo, desde já me ponho à disposição. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá!
Vai depender de quanto tempo faz que você está no processo de psicoterapia, a frequência e seriedade com esse processo da tua parte. Vai depender da idoneidade da medicação, que é um tema muito específico, que sempre precisa ser reavaliado, incluso se isso significa consultar com profissionais novos. O entendimento da situação que você nos traz, vai depender do nível de segurança pessoal, bem-estar básico e respeito da tua dignidade pessoal que você possa estar tendo ou que possa estar faltando. Vai depender do teu estado médico de saúde, mas também, e MUITO IMPORTANTE, o teu próprio entendimento sobre como funciona o teu próprio corpo, e se é que você entende ou não, que o mal-estar emocional, como, por exemplo, o que causa a tristeza, a raiva, o medo, entre outras, pode chegar a afetar o corpo e causar mal-estar físico, curiosamente com muita frequência no processo da digestão. Você está nos contando detalhes que precisam ser levados a sério com os profissionais da saúde mental da tua escolha.
Desejo tudo de bom a você. Se tiver interesse, a gente pode marcar uma conversa por aqui.
;)
Parece que você está lidando com sintomas intensos de ansiedade e pensamentos intrusivos relacionados a preocupações com a saúde. Além da terapia e medicação que você já está recebendo, existem outras abordagens que podem ajudar a lidar com suas crises de ansiedade e pensamentos obsessivos. Sugiro a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): essa abordagem terapêutica é eficaz no tratamento do transtorno de ansiedade e TOC. O terapeuta poderá ajudá-lo a identificar padrões de pensamento disfuncionais e fornecer técnicas para desafiar e modificar esses pensamentos. Existem várias estratégias que podem ser úteis no gerenciamento das crises de ansiedade e no aprimoramento do tratamento psicológico. Sempre à disposição.
Olá! Neste caso percebo que utiliza "toc de pensamento", fiquei em dúvida se já há um diagnóstico para o Transtorno. Chamamos de obsessões esses pensamentos intrusivos nos quais acredita ter vivenciado algo, mas não tem certeza. Para alguém com Transtorno Obsessivo Compulsivo ter um pensamento dito proibido é tão ruim quanto executar a ação, e isso causa realmente muito sofrimento quando não tratado. Sugiro buscar o diagnóstico, caso ainda não tenha, e tratamento com profissional psicólogo que tenha abordagem Cognitivo Comportamental, visto que é a mais bem conceituada para TOC, sendo importante trabalhar com a reestruturação cognitiva, buscando técnicas de ensino para implementar formas alternativas de pensar e agir. E ainda, tratamento farmacológico concomitantemente, que poderá ser avaliado pelo médico psiquiatra. Continue se cuidando, à disposição.
Minha orientação é apontar tudo isso para o psiquiatra e psicólogo que te acompanham e avaliar necessidade de mudanças na medicação ou intensificação da terapia. Infelizmente não é possível traçar um plano de ação somente com sua pergunta e sendo que você já está sendo acompanhado por outros profissionais. Abraço
O diagnostico já deve ter disparado muita coisa em você.
Agora tudo isso que lhe acontece precisa de um trabalho fino de escuta e orientação.
Sei como guiar você num novo caminho...
Olá! Sugiro que busque acompanhamento psicológico pra compreender suas questões para além do diagnóstico. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição. @psibrunamachado
É importante que você construa uma relação de confiança com os profissionais que estão tratando você. Busque falar o que sente para que ocorram ajustes normais durante os tratamentos de saúde mental. Cuide-se!
Olá!!

Que bom que você já está sendo acompanhado/a por profissionais da saúde mental!
No processo terapêutico, seria interessante que você pudesse compreender as origens desses comportamentos que você descreve, bem como as condições/ ações no seu dia a dia que podem estar "alimentando" a intensidade ou frequência dos sintomas que talvez você ainda não saiba quem tem relação ou não sabe como mudá-las. Além disso, não sei se você já conta com isso, mas caso você more com outras pessoas, seria recomendado que elas também pudessem receber orientações da psicoterapia para que pudessem te ajudar nesse processo, caso seja possível no seu caso. É importante também considerar que as mudanças comportamentais e a melhora dos sintomas demandam um certo tempo para acontecerem (tanto via processo psicoterapêutico como do uso da medicação), portanto, não deixe de se cuidar!
Olá!

Diante do seu relato, é possível perceber a intensidade do sofrimento causado pelo seu TOC, especialmente em relação aos pensamentos intrusivos sobre ingestão de substâncias perigosas e ferimentos internos. A psicanálise, com sua abordagem mais profunda e investigativa, pode ajudar a compreender melhor as origens desses pensamentos e a lidar com eles de forma mais eficaz.

Um dos conceitos fundamentais da psicanálise é o inconsciente, onde estão armazenados desejos, medos e conflitos não resolvidos. Ao explorar essas camadas mais profundas da mente, é possível identificar as causas subjacentes do seu TOC e trabalhar para transformar esses padrões de pensamento.

Além da terapia psicanalítica, é importante manter o acompanhamento com o psiquiatra que prescreve os medicamentos antidepressivos. A combinação da psicoterapia com a medicação pode ser muito eficaz no tratamento do TOC.

Para lidar com as crises de ansiedade e pânico, técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, podem ser úteis. O importante é buscar ajuda especializada e não desistir do tratamento, mesmo nos momentos mais difíceis. A psicanálise pode oferecer um caminho de autoconhecimento e transformação que pode ser muito valioso no seu processo de cura.
Imagino que deve estar com muito sofrimento, mas acredito que precise conversar com sua psicóloga! Pois assim eles podem intensificar o processo, te acompanhar mais de perto, e quem sabe e avaliar necessidade de mudanças na medicação.