Excesso de bebidas alcoólicas pode levar à depressão?

12 respostas
Excesso de bebidas alcoólicas pode levar à depressão?
Sim. Existe uma relação de mão-dupla entre o excesso de uso de alcool e depressão, ou seja, tanto o consumo abusivo de bebida alcoolica pode levar à depressão, como a depressão pode aumentar comportamentos de uso exagerado de bebidas.

Deve-se avaliar o real motivo por de trás desse consumo excessivo de álcool. Algumas pessoas tendem a sublimar suas preocupações, problemas afim de tentarem esquecerem os mesmos. Na verdade, aqui, é importante considerar que o "estar em depressão" não deve ser visto somente esse consumo em excesso, deve-se avaliar também o que está realmente causando o incomodo para chegar em tal comportamento disfuncional.
É exatamente pelas razões expostas pelo Dr. Luiz Fernando, que seria indicado à pessoa que faz uso exagerado do álcool, buscar orientação médico/psicológica.
Sim, pois o álcool funciona como um agente depressor no organismo.
Porém anterior a isso deve se avaliar o motivo pelo qual a pessoa tem bebido, pois já pode ser uma indicação de humor depressivo.
A sua pergunta revela a ideia de que uma substância pode mudar a mente. Ainda que isto possa acontecer, esta creença não dá para aplicar a tudo. No caso do alcool e a depressão, o raciocínio oposto me parece bem mais plausível: a pessoa procura lidar com a depressão usando o alcool para esquecer. Isto é plausível mesmo se a pessoa conseguiu bem tampar a depressão e só o excesso de alcool revela o problema de novo, talvez porquê ele isola a pessoa socialmente, enquanto o uso moderado a insere socialmente. Não tem como se enganar: a depressão é a parte grave, o alcool "só" o sintoma. Claro que é desejável terminar com este. Mas sem arrumar a depressão, a recaida fica dura para se evitar. Recomendo psicoterapia emocional ou psicanálise para trabalhar a depressão. Remédios podem aliviá-la mas também diminuem a vida social da pessoa por achatar as emoções.
Sim. No momento, o álcool funciona como estimulante. Após algumas hora age como depressor do sistema nervoso, o que faz o alcoolista procurar novamente pela droga para tentar compensar o mau humor e angústia. O alcoolista tem dificuldade de enfrentamento das adversidades internas e externas, por isso, a busca pela bebida ocorre. O alcoolismo é uma doença que não tem cura. Tem tratamento com ansiolítico, estabilizador de humor, terapia individual e de grupo. Como terapia de grupo podemos evidenciar o trabalho do CEREA (Centro de Recuperação de Alcoólatras.
Será que não seria o contrário? Não seria interessante pensar nas possiveis angústias de umsujeito que abusa de alguma substância? E ainda não seria interessante análisar em como o sujeito lida com suas angustias, frustações, perdas. O que faz um sujeito achar que um substância depressora do sistema nervoso central e a depressão sejam uma saída para lidar com o que incomoda, com o vazio, com ... ?
Em que situações é realizada a ingestão de álcool?

Quando começou esse hábito? Se tornou um vicio?

Como foi apontado pelos demais profissionais existe uma relação entre álcool e depressão, o que precisamos descobrir qual a relação que existe em você.

Seria bom a avaliação médica para saber o grau de comprometimento físico e da necessidade de medicação

Mas é importante a Psicoterapia como um instrumento na buscar de entender essa relação e um melhor equilíbrio para sua vida como um todo.

Abraços.
Olá!
Inicialmente, a ingestão do álcool, em doses baixas, atua como estimulante do Sistema Nervoso Central, levando a sensações de euforia, desinibição, sociabilidade, prazer e alegria. Em um segundo momento da ingestão, o álcool age como um depressor do Sistema Nervoso Central, reduzindo a ansiedade, a coordenação motora e a autocrítica.
O uso crônico do álcool pode estar ligado à depressão de diversas formas como, por exemplo, a um transtorno pré existente ao uso abusivo ou como consequência desse uso, como o período de abstinência.
Assim, cabe uma minuciosa avaliação psiquiátrica e psicológica para a compreensão entre a depressão e o uso do álcool, que varia para cada pessoa.

Coloco-me à disposição.
Esta é uma comorbidade frequente ( comorbidade significa mais de um trantorno mental ao mesmo tempo) Quando a dependência ao alcool e a depressão ocorrem juntas existe tanto a possibilidade da depressão levar ao abuso de álcool, como o contrário. Existem indivíduos que passam a desenvolver a depressão exclusivamente pelo abuso/dependência de álcool e seus efeitos físicos e/ou psicológicos.
É possível sim o alcool causar depressão não apenas pelas consequências psico-sociais, mas também isso pode ocorrer exclusivamente pelos efeitos dessa droga no organismo.
O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central, então faz com que áreas do cérebro sejam afetadas e isso gera alterações comportamentais em quem a ingere, como dificuldades de atenção, concentração, euforia, desinibição...
Seria importante se observar as causas do beber excessivo, se trata-se de um alcolista ou um beber social excessivo, quais as motivações para beber, entre outros. Seria então interessante procurar psicoterapia de preferência com um psicanalista, a fim da melhor compreensão deste comportamento e indivíduo como um todo.
Excesso de bebida pode levar a muitas coisas, principalmente ao alcoolismo, se tornar uma doença e não tem cura: nessa situação surgir muitos outros males, por que muitas vezes atrás do uso da bebida existe algo que não esta bem, não consegue resolver sem uso do álcool, instalam se varias doenças TB depressão, fatores de abstinência, tremores e tudo mais. Excesso de bebida pode levar a muitas coisas desagradáveis.