Existe algum exame físico que diagnostique o cérebro de um portador de depressão e sindrome do pânico?

8 respostas
Existe algum exame físico que diagnostique o cérebro de um portador de depressão e sindrome do pânico? Se houver, como conseguir fazer?
Olá, a depressão, pânico e alguns outros transtornos mentais são diagnosticado através da anamnese, testes neuropsicológicos, eletro cefalograma e outros.. que são passados por psiquiatra e neurologista.
O neuropsicólogo e o psicólogo clínico especializado na TCC aplica inventários, anamnese, técnicas especificas para mensurar esse e outros transtornos mentais. Enfatizo que todo psicologo em suas diversas abordagem fazem esse levantamento
Espero ter contribuído.
Lúcia Pinto.

Olá, a melhor forma de se diagnosticar corretamente a depressão e o transtorno de pânico é através da entrevista psiquiátrica e exame psíquico. Existem ainda testes neuropsicológicos que podem auxiliar no diagnóstico e na determinação da gravidade e comprometimento dos transtornos mentais. Espero ter ajudado, um abraço
Olá. Quem diagnóstica o transtorno de pânico e a depressão é o psiquiatra, através da avaliação
O exame clínico vai comprovar a alteração da atividade cardíaca e circulatória do paciente em estado de crise.
O exame neuropsicológico vai avaliar o comprometimento neurológico é o desgaste emocional do paciente, vai validar o diagnóstico do psiquiatra.
Entendo que você queira localizar, nem que seja no cérebro, aquilo que você está sentindo. A angústia, muitas vezes, surge como uma "síndrome do pânico", é um sentimento difuso, sem uma justificativa concreta, nesse caso, de desamparo, desconforto e medo excessivo. Procurar um psicólogo de abordagem psicanalítica poderá ajudá-lo, no sentido que ao falar, você poderá delinear melhor o que está acontecendo com vc, podendo redirecionar a sua vida e redimensionar o seu desejo.
Talvez seja pertinente a reflexão "O que mudaria em sua vida com um diagnóstico x feito por exame que ateste isso?". Afinal, tanto a depressão como a síndrome do pânico marcam os pacientes pelo desamparo, sentimento de impotência diante da vida e suas adversidades. O tratamento de ambos seria com medicação de antidepressivos, talvez algo mais. Além de acompanhamento com psiquiatra e psicoterapia.
Então o principal é como você se sente no seu dia-a-dia, sonhos, dores e angústias e talvez isso seja algo a ser identificado no dito/não dito, por meio de conversas e reflexões, mais subjetivo.
O diagnóstico da depressão e/ou do transtorno do pânico pode ser feito por meio de uma ou mais consultas com um psicólogo ou psiquiatra. Tal diagnóstico é feito via entrevista, na qual o profissional irá investigar os sinais e sintomas do paciente, e conceituar o caso.
O diagnostico da Síndrome do Panico e da depressão é realizado por profissionais da psicologia e da psiquiatria, mediante atendimento clinico e acompanhamento do caso.

Alguns testes psicológicos e/ou neuropsicológicos podem ser realizados para fortalecer/embasar o diagnostico ou a suspeita clinica, mas sempre junto ao atendimento clinico.
Como todos os transtornos psiquiátricos, tanto a depressão quanto o síndrome de pânico, não possuem exames físicos ou mesmo laboratoriais para a sua identificação. Nesse sentido apenas um médico psiquiatra possui condições de realizar um diagnóstico, trata-se de um ato médico baseado na anamnese (a história do paciente que é obtida pelo psiquiatra durante a consulta ) e do exame psicopatológico ( o exame que o psiquiatra realiza quanto às funções psíquicas atuais do paciente durante uma consulta). Não há substituto para essas atividades realizadas pelo psiquiatra, e é por isso que as consultas são tão importantes nessa especialidade. Nada substitui e nada é tão importante quanto o contato entre médico e paciente na medicina como um todo e na psiquiatria em especial.