Faço uso continuo de dramin e similares para insônia há cerca de 10 anos. Há quais riscos de efeitos

6 respostas
Faço uso continuo de dramin e similares para insônia há cerca de 10 anos. Há quais riscos de efeitos colaterais?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Clara Nicolato
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, tudo bem? Usar medicação por tempo prolongado sem nenhum acompanhamento médico é sempre um risco. A medicação vai interferir em todo o seu corpo, não só no seu sono, então é muito importante que o médico esteja ciente da sua saúde de forma geral. Distúrbios de sono muitas vezes estão relacionados com fatores emocionais, angústia, ansiedade, ou até questões mais profundas ligadas à sua história de vida. A medicação ajuda a aliviar os sintomas, mas ela não trata o que está provocando esses distúrbios. Sugiro que procure um profissional de saúde mental qualificado para poder acompanhar o seu caso. Espero ter contribuído!
Olá! De acordo com seu relato, você vem tratando os sintomas da insônia há 10 anos, sem tratar diretamente a causa. Além disso, toda medicação tomada em excesso e/ ou sem orientação médica pode trazer efeitos colaterais e prejuízos para sua saúde. Procure orientação de um profissional de saúde mental especialista em sono. Existem diversos tratamentos para a insônia com bons resultados. Espero ter ajudado. Abç.
O uso contínuo de Dramin (ou dimenidrinato) e medicamentos similares para insônia não é o ideal, especialmente por tanto tempo. Embora esses remédios tenham efeito sedativo, eles não são indicados para tratar distúrbios do sono a longo prazo devido a efeitos colaterais como: confusão mental, dificuldade de concentração e risco aumentado de quedas (especialmente em pessoas mais idosas). Recomendo que você converse com seu médico para avaliar alternativas mais seguras e eficazes para o tratamento da insônia.

Fico à disposição para ajudar!
Dra. Fabrícia  Dourado
Médico de família
Montes Claros
Ola! Sim , esses medicamentos, especialmente em uso crônico, podem inteferir e várias funções no seu organismo. O ideal é procura ajuda médica para o desmame dessas medicações e tratamento correto da insônia. Já tentou o canabidiol?
Dr. Guilherme Cox Cabral
Psiquiatra, Médico de família
São Paulo
Bom dia! Tudo bem? Existem efeitos colaterais possíveis nas medicações que você mencionou como constipação, tontura, diminuição da atenção, inquietação, risco de queda, entre outros. Seria mais indicado uma consulta médica para entender a causa da sua insônia e dificuldade de sono e instituir um tratamento direcionado a específico para você, focando na causa desse sintoma e atenuação do prejuízo da qualidade vida. Espero ter ajudado!

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 238 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.