Fibromialgia, tem alguma ligação com depressão?

9 respostas
Fibromialgia, tem alguma ligação com depressão?
Os estudos indicam atualmente que a Fibromialgia tem origem multifatorial, ou seja, existe ligação com a genética e também com o emocional. Se caracterizando então por dores pelo corpo. Sendo assim, podemos pensar que a depressão tem relação sim com a doença, tanto para o desencadeamento da mesma, como por conta da dificuldade de lidar com ela e as mudanças necessárias no modo de viver para se obter qualidade de vida. Por isso, é importante para um bom tratamento que ele seja multidisciplinar, levando em conta o físico e o psicológico (reumatologista, psicólogo e em alguns casos, psiquiatra).
Espero ter ajudado. Me coloco a disposição caso haja mais alguma dúvida.

A fibromialgia é uma doença que não tem uma causa definida, mas está associada ao desequilíbrio nos níveis de alguns neurotransmissores, que pode afetar o lado emocional do paciente. Na depressão não há um único fato gerador, mas sabe-se que nela também ocorre um desequilíbrio hormonal, que pode também afetar o organismo. É neste emaranhado de corpo e mente que podemos dizer que há uma ligação entre essas enfermidades, porém, convém sinalizar que nem todas as pessoas que tem fibromialgia, são depressivas e nem toda pessoa depressiva necessariamente terá fibromialgia.
O fenômeno da dor tem características objetivas, de acordo com o grau de estimulo e injuria ao tecido, bem como características subjetivas. Nesta ultima temos a questão de percepção da dor, que pode ser modulado pelo humor e afeto do indivíduo. As vias serotoninergicas descendentes exercem ai um papel importante na qualidade e quantidade de dor. Nesta forma, indivíduos deprimidos tendem a sentir a dor, seja ela qual for, de forma mais intensa, e pessoas que experimentam dores crônicas tendem a ficar deprimidas. Logo, o tratamento da dor em fibromialgia pode ser abordada por medicamentos para depressão, em destaque para a duloxetina e pregabalina. a disposição
Embora a Fibromialgia seja frequentemente tratada pelos reumatologistas, sua causa precisa não foi definida. O fato é que os pacientes melhoram sob uso de antidepressivos que inibem a recaptação da serotonina. O tratamento não é só medicamentoso. Medidas de carácter psicoeducativo precisam fazer parte. Exercício físico moderado, alongamentos, etc ajudam muito em determinadas fases. Psicoterapia é muito bem vinda porque os fatores emocionais impactam desfavoravelmente e a dor pode ser expressão de outras dores mais profundas e não resolvidas. Fibromialgia não é curável, mas contornável. É preciso descobrir o que piora e o que melhora. Mudança de hábitos de vida fazem muita diferença no conjunto do tratamento.
Pesquisas indicam que a fibromialgia pode estar relacionada a fatores genéticos, apesar de que, ainda não existe uma afirmação... contudo, a depressão está diretamente ligada a ela... pois as consequências desta síndrome acabam levando o indivíduo ao estado depressivo.
A fibromialgia é uma doença ligada à vários fatores, conformr já foi dito pelos colegas. Pode-se acrescentar que ela é uma via de mão dupla, onde fatores emocionais e psíquicos podem levar ao desenvolvimento de dores crônicas nos nervos do corpo todo e vice versa. O fato é que a maioria das pessoas com fibromialgia, acaba desenvolvendo algum tipo de transtorno emocional, justamente por que a doença não lhe permite realizar tarefas que antes eram feitas com facilidade.
A fibromialgia é uma doença que realmente incomoda muito, em alguns casos afeta até as atividades diárias, não é verdade? Ainda sua causa não foi descoberta. E sim há alguns resultados positivos com relação a diminuição de dor ao se tomar antidepressivos. Há alguns estudos que mostram também que a meditação, o Mindfuness especifico para dores, tem tido bons resultados em pacientes com doenças crônicas. Pode ser uma alternativa. Além disso, exatamente por ser uma doença considerada crônica, um processo de psicoterapia pode auxiliar você a lidar com essa nova realidade de uma forma diferente.
Quando não choram os olhos, choram-se os órgãos! É uma doença auto-imune e as dores são sim reais, e incomodam em muito. Tem muito a ver com a depressão e estados psicológicos de forma geral, como por exemplo o sentimento de solidão. Muito importante tratamentos da fibromialgias por meios alopáticos, incluindo, necessariamente tratamento psicológico!
A fibromiagia assim como a depressão são as doenças do século. Vivemos em um mundo, em que falar dos nossos sentimentos é muito difícil, então criamos couraças, que muitas vezes são prejudicias à nossa saúde física e mental. Precisamos falar sobre o que nos aflige, para sentir um certo alívio. O uso de medicamentos acompanhados com uma psicoterapia, além de movimentos físicos e atividades que lhe dê prazer, muito irá ajudar você a melhorar, com certeza.
Abraços.