Fiz o teste de tolerância a lactose e deu seguinte resultado: Jejum- 90 mg; 30 min.- 108mg; 60min- 1

8 respostas
Fiz o teste de tolerância a lactose e deu seguinte resultado: Jejum- 90 mg; 30 min.- 108mg; 60min- 115mg. Eu tenho intolerância a lactose?
Dr. Wiliam Regis
Nutricionista
Fortaleza
Olá! Como intolerantes não conseguem converter bem a lactose espera-se que o aumento entre as dosagens seja pouco em função da incapacidade de converter a lactose em glicose. Como nesse resultados podemos observar aumentos maiores que 20mg/dl aparentemente sua absorção esta nos níveis normais. Contudo, é importante avaliar as referências do laboratório, a presença de sintomas durante o teste e outros fatores clínicos adicionais. Muitas pessoas podem ter predisposições genéticas associadas ao metabolismo da lactose, gluten, sal, alcool e outros que ainda não se manisfestaram em exames clínicos clássicos. Em qualquer situação procure um bom profissional de nutrição de precisão que poderá lhe auxiliar em investigações mais aprofundadas sobre. Espero ter ajudado! Sucesso no seu tratamento! Saúde e Paz!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 M. Beatriz Lima
Nutricionista
São Paulo
Sugiro que retorne com o resultado para o médico que solicitou o exame.
É interessante também, passar com um nutricionista clínico para avaliar quais outros fatores e hábitos que possui que possam estar causando alguma alteração.
Hoje sabemos que as intolerâncias são consequências de uma DISBIOSE, já ouviu falar? Preocupe-se em ter um acompanhamento com nutricionista, em balancear sua alimentação, em ingerir água suficiente e em dormir bem. Com um acompanhamento nutricional essas sensações e efeitos colaterais, após, dessensibilização por desaparecer ou minimizar, acredite! Consulte um nutricionista!
 Luciana Rigolão Lopes
Nutricionista
São Paulo
Antes de mais nada o importante é retornar ao médico que solicitou o exame para que ele possa te dar a interpretação correta dos resultados.
A intolerância à lactose para além dos números em exames, apresenta diversos sintomas e incômodos em seus portadores. Fale com seu médico caso você possua essa sintomatologia e aí sim você poderá ter um veredicto.
Olá!
Além do resultado, que de acordo com este teste não indica intolerância, é importante atentar-se aos sintomas. O diagnóstico para intolerância à lactose geralmente não é dado isoladamente, sem levar em consideração sintomas inerentes, como: Rash cutâneo e coceiras, dores de cabeça ou enxaquecas, enjôo, diarréia, gases excessivos e fétidos são sintomas comuns.
Vale a pena fazer um tratamento desde a base, cuidando da saúde e equilíbrio intestinal para possivelmente atenuar esta intolerância. Ainda, controlar o estresse, a qualidade da alimentação no geral e do sono são fundamentais. Estou a disposição para te auxiliar neste tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Provavelmente não. Após 2 horas, se houve aumento maior de 20mg em relação à glicose inicial, indica que houve absorção a lactose de forma eficiente.
Olá tudo bem?
De acordo com o exame, não deu intolerância a lactose.
Portanto, o exame não é fator determinante para diagnóstico de intolerância a lactose, recomendo ir ao médico que te prescreveu para orientação de acordo com seu histórico clínico e sintomas.
Sintomas esses que, mesmo dando negativo no exame, ter sintomas como náuseas, dor de cabeça, diarréia, constipação, dor abdominal após ingerir algo com lactose não é o indicado.
Além disso, a disbiose intestinal também possui relação com intolerância a lactose.
Recomendo muito um trabalho em conjunto do médico e de um nutricionista para melhorar seu quadro.
Normalmente quando a pessoa tem uma boa tolerância, o valor altera pra mais de 20mg. Por exemplo, de 90 seria ideal ir pelo menos pra 110... então seus resultados deram meio que no limite, porque a alteração foi de 18 do primeiro para o segundo.
Normalmente quem tem intolerância, o valor altera bem pouco.
Eu sugiro que você leve ao seu médico, que considerará não apenas os números do exame, mas também seus sintomas clínicos após a ingestão de lactose. Se você sente desconforto significativo após consumir laticínios, mesmo com esse resultado um pouco limítrofe, isso é um fator importante para o diagnóstico.

Especialistas

Orlei Kantor Junior

Orlei Kantor Junior

Pneumologista, Pneumologista pediátrico, Médico clínico geral

Curitiba

Agendar uma visita
Leane Dhara Dalle Laste

Leane Dhara Dalle Laste

Médico clínico geral, Generalista, Médico de família

Curitiba

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 526 perguntas sobre Prova de tolerância à lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.