Fui diagnosticada com transtorno do pânico e há 9 dias estou me medicando com 20mg de fluoxetina. No

8 respostas
Fui diagnosticada com transtorno do pânico e há 9 dias estou me medicando com 20mg de fluoxetina. No entanto, tenho sentido muita sensação de gases no peito, de forma a pressionar, me deixando com falta de ar. Sinto alívio ao beber algo gelado ou ao arrotar. É efeito da medicação?
A medicação costuma ter uma série de efeitos colaterais até a quarta semana de inicio. Contudo, eu diria que você está vivendo algumas coisas muito particulares de sua história no momento que talvez não estejam relacionadas a medicação, mais a vivências mais primitivas de sua vida.
Consulte um bom psicanalista além do tratamento medicamentoso. Síndrome do panico pode e deve ser tratada com terapia também, afinal você não é apenas o seu sintoma atual, mas um ser humano que desenvolveu essa síndrome atual e que lhe gera desconfortos.

O transtorno do pânico deve ser tratado de forma multidisciplinar. As questões medicamentosas serão acompanhadas e ajustadas com seu psiquiatra, nunca por conselhos de terceiros. A psicoterapia é fundamental para o êxito. A abordagem cognitivo comportamental tem protocolos breves e focais que apresentam bons resultados
Olá,
Em alguns casos pode ocorrer essa sensação sim, que pide ser da própria medicação como também do aumento de ansiedade que ocorre no início do tratamento.
Algumas orientações:
Tome a medicação sempre após se alimentar mesmo que com pouco alimento. Mas coma alguma coisa.
Tome o comprimido com um copo de água, não apenas um gole pequeno, mas com uma boa quantidade de água.
E não pare a medicação pois no começo pode acontecer esses efeitos mas depois somem.
Boa sorte no tratamento.
Olá, essa sensação de pressão no peito e falta de ar são sintomas gerados pelas crises de pânico, o melhor tratamento para o transtorno de pânico consiste na psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso, quando necessário.
Estimado paciente, a fluoxetina e outras medicações da mesma classe podem no início do tratamento dar efeitos colaterais no estômago e intestinos, sendo possível sensação de plenitude, empachamento, gases, náuseas, refluxo, diarreia e perda de apetite.
O aparecimento varia de pessoa para pessoa é geralmente não limitados, desaparecendo com 4-8 semanas de uso. Siga firme seu tratamento e em caso de dúvidas não existe de ligar para seu psiquiatra. Fora a medicação é muito importante a realização de psicoterapia para consolidar o tratamento e enfrentar os medos que podem surgir com o pânico. Felicidades
As medicações psiquiátricas costumam demorar algumas semanas para se ajustarem ao organismo, de qualquer forma, acho importante relatar ao seu médico as reações que ocorrerem e suas dúvidas sobre elas. No entanto, acredito ser fundamental que você faça um acompanhamento psicológico, que poderá ajudá-la bastante. O pânico equivale à uma extrema angústia que é despertada pelo desamparo, que provém das incertezas e da falta de garantias diante da vida. O tratamento pela abordagem psicanalítica, através da fala e da escuta clínica, permite ao sujeito a possibilidade de dar sentido ao que parece não ter nenhum sentido. Pode ser uma ótima alternativa para você. Espero ter ajudado! Abçs.
Olá!
Que bom que você já buscou ajuda com um psiquiatra, e já está sendo medicada. É normal no início do tratamento alguns desconfortos que logo desaparecerão. Mas não desista. Caso você continue se sentindo com muito desconforto, procure novamente seu médico. É também muito importante, que você procure fazer uma terapia com um psicólogo ou psicanalista, pois os conflitos e traumas que estão relacionados com o Transtorno do Pânico precisam ser tratados. Um abraço e boa sorte!
O pânico está associado à muita ansiedade e me parece que há uma expectativa está sendo gerada ao iniciar a medicação, além dos efeitos causados da mesma no seu organismo. É importante que os descontos nesse processo do pânico seja acompanhado pelo profissional na psicoterapia e juntos consiga entender o medo que está te causando esse pânico, e assim sua vida possa fluir plenamente.
Espero ter ajudado no entendimento desse processo.
Abraço fraterno!