Fui diagnosticado com TAG e de uns meses pra ca depois de uma crise eu tenho pensamentos repetitivos

9 respostas
Fui diagnosticado com TAG e de uns meses pra ca depois de uma crise eu tenho pensamentos repetitivos e que me torturam muito sobre assuntos religiosos. Nunca tive isso antes, gostaria de saber se esse e um assunto que pode estar relacionado com uma especie de TOC da ansiedade ou nao tem nada haver?
 Mauro Capelli
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Há sim uma chance de ser um pensamento obsessivo relacionado ao TOC.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Thiago Reis
Psiquiatra
Teresina
Existe sim a possibilidade de ser TOC, até porque TAG e TOC com frequência razoável ocorrem simultaneamente. Mas não mudaria muito a rotina de tratamento, que geralmente inclui farmaco e psicoterapia, e ainda teria que ser avaliada essa possibilidade com seu médico
 Frederico Bernardo de Oliveira Muller
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Em primeiro lugar, não se preocupe com as siglas, elas podem gerar confusão.
Ansiedade/angústia e pensamentos repetitivos e/ou obsessivos se relacionam, mas um diagnóstico diferencial competente, sem rotular o seu sofrimento e respeitando sua singularidade, vai direcionar seu tratamento de modo a resolver tudo isso.
Procure um bom clínico.
 Rafaelle Melo
Psicólogo
Niterói
Olá!

Você falou que foi diagnostocado com TAG, mas não especificou se está em tratamento. Caso ainda não esteja acredito que seria importante iniciar, sobretudo com um psicólogo que possa acompanhar com você esses pensamentos repetitivos de fundo religioso e trabalhar o sofrimento que os mesmos tem gerado. Não tenha receio de buscar essa ajuda pois esse tipo de sintoma de fato é muito desgastante. Independente de você estar deseolvendo um quadro de TOC ou não o mais importante é cuidar de como você está se sentindo, certo?

Qualquer coisa estou a disposição.
Forte abraço.
 Dalva Luci Dorneles Medeiros
Psicólogo
Santa Maria, RS
Caro paciente!
Você afirma ser diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizada e refere sintomas obsessivo compulsivo de ordem religiosa, ou seja, pensamentos recorrentes e intrusivos lhe fazem ter determinados sentimentos e comportamentos ligados a temas religiosos, que até então não haviam ocorrido. Assim, a comorbidade pode estar ocorrendo, não é incomum. Sugiro avaliação psiquiátrica para ajuste da prescrição medicamentosa e Terapia Cognitivo Comportamental, visto que o TOC se caracteriza por mudança comportamentos, os quais devem ser trabalhados.
 Elaine Inácio Pereira de Souza
Psicólogo, Terapeuta complementar
Curitiba
Prezado(a) paciente, quando você foi diagnosticado com TAG o seu médico, com certeza, passou-lhe uma indicação de medicação farmacológica e um tratamento psicoterápico para ser efetuado em paralelo. Recomendo antes de lhe responder, um retorno imediato pois o tratamento e a prescrição elaborada para o seu caso não está surtindo o efeito desejado.
Qualquer tipo de fixação de pensamento é indicativo de algo errado que deve ser identificado rapidamente para não evoluir para um quadro orgânico e mental pior. Sugiro tirar suas dúvidas junto ao médico e psicoterapeuta.
Lembre-se da necessidade de ser tratado mente e corpo paralelamente, ok? Se desejar marque uma consulta para maiores esclarecimentos.
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Todo inicio de tratamento gera muita ansieade ainda mais quando a resposta é demorada, sugiro quando iniciar a famacologia pense na possibilidade de fazer um tratamento psicoterapico para lhe ajudar nesse processo.
Att.
Eduardo
A ansiedade realmente acelera o pensamento e corrobora para ter pensamentos obsessivos. Vale a pena estar em tratamento psiquiátrico e psicológico, pois a medicação e a terapia lhe ajudarão a entender e lidar melhor com este estado. A terapia cognitivo comportamental ajuda bastante a trabalhar inicialmente o foco do desconforto para amenizar os sintomas. Abraços
 Claudia Goes
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Olá.
Sim, tais pensamentos podem ocorrer neste quadro (TAG).
O ideal é buscar ajuda médica e, se necessário, ajustar medicamentos. Mas fazer terapia poderá promover ganhos quanto diminuição destes sintomas.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1126 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.