Fui em minha primeira consulta com o psiquiatra em que o médico praticamente me diagnosticou com bip
4
respostas
Fui em minha primeira consulta com o psiquiatra em que o médico praticamente me diagnosticou com bipolaridade. Pediu para que eu voltasse com alguns testes feitos em casa. Não consegui voltar devido ao valor da consulta e acabei indo em outro psquiatra, que me disse não ter como o diagnóstico ser tão rápido. Disse que eu não tinha bipolaridade e sim depressão ambiental, acho que é isso. Porém na primeira consulta tudo se encaixava com a doença (bipolaridade) e fiquei 2h no consultório, já a segunda, 10 minutos. Tem como o diagnóstico de bipolaridade ser feito assim rápido? Estou confusa...
Acho difícil dar um diagnóstico assim! Sou Neuropsicóloga e faço Avaliação p casos como o seu e demoro umas 5 sessões de 1 h cada.
Procure uma Psicóloga p te ajudar no tratamento. Boa sorte!
Procure uma Psicóloga p te ajudar no tratamento. Boa sorte!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na psiquiatria não dispomos de exames laboratoriais ou de imagem para realizar diagnósticos (solicitamos exames para descartar causas não-psiquiátricas ou fatores que possam influenciar no quadro). Logo, a melhor ferramenta é conhecer o paciente, o que dificilmente acontece em apenas uma consulta, e muitos menos em avaliações de 10 minutos (como a que você diz ter passado). Minha sugestão: Agende uma consulta com um bom psiquiatra que não tenha pressa para atendê-la e realize um acompanhamento. Evite ficar trocando de profissional.
Olá, boa tarde. O diagnóstico psiquiátrico é clínico, depende muito da relação entre você e o seu médico, da sua disponibilidade em expor com clareza o que estiver acontecendo com você e, na realidade, é uma construção conjunta. Na primeira consulta geralmente levantamos uma hipótese, que tende a ser confirmada ao longo do caminho do tratamento que é traçado em conjunto com o paciente. Então trocar de médico muito frequentemente e depois de poucos atendimentos pode dificultar esse processo. Tente manter uma regularidade de alguns atendimentos e tenha calma. Quando o diagnóstico estiver confirmado, com certeza seu médico esclarecerá suas dúvidas sobre ele. Um abraço e melhoras.
Olá! Entendo sua confusão. O diagnóstico de bipolaridade é clínico e, em alguns casos, quando a história é muito típica e a avaliação é detalhada, é possível chegar a essa hipótese já na primeira consulta. Em outros casos, o quadro é menos claro e realmente exige mais tempo de observação.
Ou seja, as duas situações podem acontecer. O importante é uma avaliação cuidadosa, sem pressa. Se quiser, posso te atender para revisar sua história com calma e esclarecer todas as dúvidas.
Ou seja, as duas situações podem acontecer. O importante é uma avaliação cuidadosa, sem pressa. Se quiser, posso te atender para revisar sua história com calma e esclarecer todas as dúvidas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.