Fui em uma nutri e ela me indicou uma "Dieta Low Carb". O meu endócrino disse que esse tipo de alimentação

11 respostas
Fui em uma nutri e ela me indicou uma "Dieta Low Carb". O meu endócrino disse que esse tipo de alimentação é uma moda, que não existem benefícios comprovados, e que o consumo de gordura e de carne está associado ao aumento do risco de doenças do coração e piora do colesterol. Quem está certo?
Existem diversos tipos de alimentação saudáveis. É fácil perceber isso analisando a alimentação de povos saudáveis, com baixa incidência de doença cardiovascular, mas com perfil alimentar completamente diferente (uns mais ricos em gordura, outros mais ricos em carboidrato, outros a base de proteina praticamente).

A alimentação com baixa quantidade de carboidrato deve ser vista como um estilo de alimentação saudável, mas principalmente como uma opção terapêutica a algumas doenças, tais como: obesidade, diabetes, esteatose hepática, SOP. Ou seja, todas aquelas associadas à resistência a insulina.

Poderíamos dizer que a dieta da moda é a dieta com baixa gordura. Essa sim iniciada e incentivada há 50 anos, e até hoje sem evidências científicas que demonstrem o seu benefício.

Inúmeros estudos científicos demonstram o benefício de uma alimentação com menos carboidrato. Mas como qualquer tratamento, ele deve ser individualizado.

Atenciosamente,

Dr. Rodrigo Bomeny

Quem entende de nutrição é quem se preparou para tal. Quando se come gordura ela depois que entra no corpo não continua como gordura se transforma em energia e outros substratos. Gordura nao tem relacao com colesterol, pois este e um tipo de álcool . Quando se ingere colágeno ele não continua a mesma substâncias se transforma em outras coisas. Continue com sua nutri ela sabe o que fala. Boa sorte.
A Nutrição é uma ciência com várias linhas de tratamento para o paciente.
o nutricionista é o profissional que deve, junto com o paciente definir o melhor tratamento, levando em consideração diversas questões relacionadas ao estilo de vida do paciente e suas necessidades.
Por exemplo, existem pacientes esportistas que, em determinados momentos necessitam de dietas mais restritivas (como low-carb).
Existem pessoas que se utilizam da dieta Low-Carb como modismo, mas nestes casos, é muito provável que não tenham orientação adequada.
Verifique com sua nutricionista o motivo de ter indicado tal dieta, ela certamente vai esclarecer essa conduta no seu tratamento.
Espero ter ajudado.
Seguir a "dieta low carb" não significa necessariamente ter as consequências que seu médico citou.... Isto pode ocorrer caso a dieta não tenha sido calculada de acordo com sua necessidades? Sua nutri se seu ao trabalho de calcular ou te entregou folha pronta?! Dietas da moda não são aplicáveis a todas as pessoas, logo para saber se esta conduta está correta ou não é indicado que todo o seu quadro clínico e perfil alimentar seja levado em consideração...

Att,
Roberta Santiago
A estratégia low carb tem vários artigos ciêntificos que comprovam a sua prevenção de doenças cardiovasculares , resistencia insulina, diabetes, etc . Além de tudo existe também outros estudos que apontam
que o consumo de carboidratos de alto indice glicemico como pão e arroz aumentam o colesterol e como consequencia o risco de doenças cardiovasculares. O que acontece que tem muita gente fazendo essa estratégia sem orientação de quem realmente entende que é um nutricionista.
Alguns estudos mostram benefícios na "dieta low carb". Não é para todos que irá trazer os malefícios que o médico sitou.
Somente um profissional capacitado e atualizado pode avaliar se será benéfico ou não no teu caso em particular.
Hoje temos testes genéticos que facilitam em essas escolhas. Espero ter esclarecido tua dúvida.
Atenciosamente, Dra.Sofia Rinaldi.
De forma prática e objetiva:
- Dieta low carb não é dieta da moda, mas sim uma dieta que lhe trará saúde, pois o excesso de carboidratos está relacionado a diversas patologias.
- Gordura não trans não aumenta colesterol, o que aumenta colesterol são carboidratos refinados.
- As gorduras saturadas são muito importantes para saúde intestinal, como os ácidos graxos de cadeia curta.
- Foi realizado um Estudo na cidade de Framingham, em 1948, com acompanhamento por 40 anos, concluiu que "quanto mais gordura saturada, mais colesterol e mais calorias ingere, mais baixo é o nível de colesterol no sangue da pessoa"(Castelli et al., 1992).
Espero que ajude
Dr. Felipe Aragão
Olá!
Uma avaliação clínico metabólica é necessária para iniciar todo programa de plano alimentar. Procure um bom especialista e avalie a pertinência de suas orientações ????
Dieta low carb se feita de maneira correta, orientada por um profissional pode trazer muitos benefícios e tem muitos estudos que comprovam isso. Mas isso não quer dizer que ela é eficaz para todas as pessoas, pois há muitos fatores a serem considerados como idade, objetivos a serem alcançados, exercícios que pratica, medicamentos que utiliza, rotina, histórico de compulsão alimentar, etc...Se a sua nutricionista lhe prescreveu essa dieta, acredito que ela tenha avaliado tudo isso anteriormente. Abraços
Um padrão alimentar low carb é uma estratégia muito eficiente e cientificamente validada para perda de peso e quando bem planejada tem efeitos metabólicos muito positivos, melhorando vários parâmetros bioquímicos, como perfil lipídico e glicemia por exemplo.
No entanto, sem acompanhamento profissional, qualquer dieta pode trazer riscos à saúde. é importante considerar que independente da estratégia adotada, uma dieta precisa atender às suas necessidades nutricionais e promover um déficit calórico se o objetivo for emagrecimento.
Olá, como qualquer dieta deve ser aplicada a cada indivíduo ; depende do perfil metabólico de cada um : se existe resistencia insulinica e esteatose hepatica associada . a restriçaõ de chos livres ajuda muito e está indicada. A restrição de gorduras da dieta reduz calorias totais ingeridas e melhora tbm perfil lipidico . Assim, além das orientações classicas para quem quer perder peso , de maneira saudável, esse tipo de dieta pode ser útil para alguns , as vezes durante um certo periodo de tempo.