Gaguejo desde sempre,fiz tratamento qndo criança e há uns anos atrás,mas pouco vi resultado.Sou tbm

6 respostas
Gaguejo desde sempre,fiz tratamento qndo criança e há uns anos atrás,mas pouco vi resultado.Sou tbm ansiosa,cheguei a tomar remédio o que me ajudou mto inclusive na gagueira,porém parei de tomar pq engravidei.será q se retomar o tratamento pra ansiedade irá melhorar a gagueira?Qual espec procurar?
Olá. Entendo seu sofrimento com a gagueira. Eu sugiro que você procure um (a) psicólogo (a) da abordagem cognitivo-comportamental. Juntos vocês traçarão uma estratégia para tentar melhorar o seu problema. Boa sorte. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

As experiências negativas em situações de fala podem levar ao desenvolvimento do temor em se comunicar e, talvez, ansiedade generalizada. Desse modo, a intervenção precoce na gagueira pode ser crucial para prevenir este desenvolvimento. Procure um psicólogo para analisar com você as situações em que a gagueira ocorre, o contexto, sua frequência. Ele irá lhe ajudar a entender como ela acontece e utilizar as melhores técnicas para tratamento.
Existe uma boa chance de sua gagueira estar associada à ansiedade, pois como você relata melhora quando do tratamento e controle da ansiedade.
Você poderia experimentar tratar a ansiedade e a gagueira com a "Imaginação Ativa", EMDR ou outra técnica para controlar a ansiedade, sem o uso de fármacos.
Verifique em sua cidade a existência de profissionais que usam uma destas duas técnicas. Yoga, meditação e técnicas de relaxamento também podem ajudar.
Forte Abraço.
Olá, tudo bom? Recomendo buscar um tratamento psicológico focado na mudança de comportamento e crenças. Costumo utilizar algumas técnicas que funcionam bastante, uma delas é a PNL. Geralmente quem gagueja tem muita tensão na região da cervical, por este motivo, alguns profissionais utilizam técnicas de relaxamento, ensinam pontos de massagem e o principal, a respiração ( para o controle também da ansiedade ).
Bom, é um assunto muito extenso e os outros profissionais contribuíram bastante também. Apenas complementei.
Espero ter ajudado um pouquinho mais.
Olá, concordo com as observações realizadas pelos colegas profissionais realizadas anteriormente. Venho acrescentar que a gagueira pode ser resultado de multiplas determinações, isto é, pode estar associada a situações desagradáveis relacionadas a fala, medo, ansiedade ou até mesmo por questões orgânicas. Quero frisar que uma hipótese não exclui a outra, por isso uma abordagem interdisciplinar da mesma seria interessante.
Olá, é muito importante fazer uma avaliação com um profissional. Um Psicólogo da abordagem Cognitivo Comportamental poderá ajudá-la a traçar uma rotina dos momentos em que a gagueira ocorre, os fatos desencadeares e que antecedem essa gagueira. Além disso, entender o que está por trás da ansiedade. Como você mesmo relata que desde a infância é algo que vem acompanhando, é importante traçar um histórico para uma maior compreensão. Boa sorte!