gostaria de saber qual a importância da neuropsicologia na avaliação de problemas cognitivos e trast

22 respostas
gostaria de saber qual a importância da neuropsicologia na avaliação de problemas cognitivos e trastorno mentais
A Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico (Avaliação Neuropsicológica) é um importante instrumento para auxiliar em um diagnóstico não só de problemas cognitivos e transtornos mentais, mas também em casos de Dificuldades de aprendizagem, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtornos de Personalidade, Demências, Doenças Neurológicas. Através de métodos científicos e comprovados da Psicologia e Neuropsicologia é possivel avaliar as Funções Cognitivas como: Inteligencia, Atenção, Linguagem (oral e escrita), Praxias (coordenação motora fina e grossa), Processamento visuoespacial (a forma como vemos as imagens no lugar e no espaço), Visuoconstrução (manipulação de formas, construção, montagem), Memória, Funções executivas (controle inibitório e flexibilidade de informações), Comportamento , Personalidade, Humor, Habilidades Sociais (a forma como funcionamos no mundo).
.
Tudo isso auxiliado por uma boa observação clinica, além de questionários, entrevistas com o paciente e familiares, cuidadores. No caso de escolares um relatório pedagógico, entrevista com professores, observação da criança/adolescente na escola.
.
Também é preciso avaliar exames clínicos, pareceres médicos, histórico de doenças. Por fim, utilização de testes padronizados autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia que possam auxiliar no raciocinio clinico, pois cada paciente é um estudo de caso que exige muito cuidado do profissional.
.
Com o laudo em mãos, o paciente poderá ser encaminhado para outros profissionais para auxiliar no fechamento do diagnóstico (que é multidisciplinar): pediatra, neuropediatra, neurologista, psiquiatra, pedagoga, psicopedagoga, fonoaudiólogo (a), terapeuta ocupacional, psicomotricista, fisioterapeuta, psicólogo (a) etc.
.
O laudo também pode auxiliar nas intervenções, ou seja, provavelmente o paciente precise começar uma terapia, ou uma reabilitação /estimulação/ habilitação cognitiva, com os resultados o profissional pode fazer um planejamento de intervenção com metas possíveis, alcançáveis e mensuráveis, que sempre estarão sendo revistas para avaliar o avanço do paciente e também orientar a familia para como participar e ajudar do processo.
.
Sempre o diagnóstico é fechado pelo médico, em alguns casos é preciso passar pela intervenção (tratamento), reavaliar, para pode ter uma definição. É um processo que pode levar em torno de 8, 10 sessões (de acordo com a evolução do paciente e análise dos resultados)
.
Em caso de transtornos mentais pode auxiliar também no fechamento do diagnóstico, é preciso observar a medicação em uso para que não influencie nos resultados (necessário contactar o psiquiatra), ou em casos mais graves, esperar o paciente estabilizar mais o humor para que possa ser feita a avaliação.
.
Portanto, a Neuropsicologia é fundamental nos casos que você perguntou e um campo que muito cresceu nos últimos 10 anos. Deve ser presencial, pois no momento ainda há poucos instrumento que possibilitem uma avaliação on line mais completa.
.
Espero ter ajudado e coloco-me a disposição para quaisquer informações adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica c/ laudo - R$ 1

Além de ser um instrumento de avaliação quantitativo, ela ajuda a nortear o plano de intervenção, para dar uma melhor qualidade de vida para o paciente, reabilitar habilidades comportamentais, cognitivas, motoras entre outras...
A avaliação cognitiva serve basicamente para que se alcance uma melhor compreensão no tocante ao funcionamento cognitivo de um sujeito. Através de uma equipe interdisciplinar o profissional poderá nortear uma análise das destrezas e especificidades dos potenciais e das limitações que uma determinada lesão ou alteração no funcionamento cerebral suscita e das limitações e dificuldades que se refletem no cotidiano do paciente. Dessa forma é possível traçar estratégias de superação para que haja uma regressão das inabilidades apresentadas.
A avaliação neuropsicológica é equivalente um exame médico de imagem,ou seja,além de confirmar alguma hipotese diagnóstica mostra onde e quais lugares estão as dificuldades sejam cognitivas ou emocionais do examinado,ajudando assim na conduta terapeutica e necessidade de encaminhamentos para outros profissionais.
A Neuropsicologia é uma especialidade dentro do campo mais amplo da psicologia. É o estudo das relações entre o cérebro e o comportamento, que investiga as alterações cognitivas e comportamentais em condições normais e patológicas. Mais detalhadamente, compreender o funcionamento dos principais domínios cognitivos como; atenção, percepção, memória, linguagem, funções executivas habilidades aritméticas, entre outras, utilizando-se de métodos clínico-experimentais de observação e de mensuração do comportamento humano.
Sendo assim, relaciona-se também a demais áreas afins tanto da saúde quanto da educação. Contribui para o diagnóstico precoce, o prognóstico, no planejamento de novas estratégias de aprendizagem para o aluno e um programa de reabilitação neuropsicológica. Portanto, busca dimensionar potencialidades e limitações, que podem refletir, por exemplo, no aprendizado de crianças.
A avaliação neuropsicológica é a forma que permite observar questões cognitivas que podem afetar o Comportamento e vice versa, tendo em vista que outros exames não são capazes de identificar.
A neuropsicologia também é um estudo para compreender as rotas cerebrais que os neurônios fazem no cérebro. Algumas rotas podem ser prejudiciais que mantém nossos vícios, pensamentos catastróficos, que produzem e mantém ansiedade, ressentimentos, pensamentos tóxicos... etc.
Para a pessoa deixar de sofrer, ou libertar-se de vícios e pensamentos destrutivos, será necessário interromper essa engrenagem produzida por uma rota cerebral e abrir novos caminhos cerebrais que sejam mais produtivos e saudaveis.
Por meio de tomada de consciência e encontrando novas maneiras de pensar e se relacionar com o mundo, a vida, os outros e consigo mesmo.
Um abraço,
Lea
A neuropsicóloga estuda a fundo as funções cerebrais, e por meio de testes padronizados com alto fator de fidedignidade avalia tais funções.

Os testes são parte da avaliação , mas é preciso entender outros fatores que podem ou não colaborar para o desenvolvimento de algum problema ou transtorno.

Com uma boa avaliação é possível traçar um plano de intervenção , para melhora dos sintomas , para diminuir o avanço ou apenas estabilizar.
É muito importante e necessário a compreensão de que o cérebro é o principal responsável pelos comandos do nosso corpo e consequentemente do nosso comportamento. A neuropsicologia agrega os conhecimento para melhor compreensão não somente da funcionalidade e origem das causas de determinados comportamentos, como quanto a forma mais indicada de lidar com eles. Nosso cérebro trabalha a partir da funcionalidade dos neurônios, portanto toda possibilidade de aprimoramento em torno disto será muito contributiva.
Avaliação que mede as inferências (ação) sobre o funcionamento normal é anormal do substrato neural do comportamento e dos módulos cognitivos em questão.
A combinação do resultados indicam o estado de um determinado conjunto de representações mentais.
Com a avaliação podemos traçar o processo de reabilitação neuropsicologica,
Olá
A avaliação neuropsicológica é o principal exame para determinar se o paciente apresenta comprometimento cognitivo. Ela vai avaliar se existe algum déficit nas funções cerebrais, tais como na memória, atenção, percepção, raciocínio, praxia.
A avaliação neuropsicológica , é bastante abrangente , e rastreia todas as áreas do desenvolvimento cognitivo , memória , atenção apontando as áreas que podem estar comprometidas , permitindo assim , um tratamento mais diretivo , aliado também a importância da escuta do paciente .
Bom dia!
Ela ajuda na avalição da saúde mental abrangendo adultos crianças , idosos, nele conseguimos ver a parte cognitiva do paciente, suas habilidades, auxilia para fazer avalição para verificar o desenvolvimento no alzheimer também
Fundamental!
Olá!
A Neuropsicologia tem subsídios para averiguar/avaliar as funções do sistema nervoso no comportamento, nas emoções, na cognição.
Para um diagnóstico apurado e mais preciso é indicado avaliação de neurologista e de um neuropsicólogo. São complementares.
Desejo que encontres o melhor caminho!
Olá!
A neuropsicologia é um instrumento de avaliação que tem como objetivo auxiliar na elaboração do psicodiagnóstico. Ela investiga a presença de déficit nas funções cerebrais do paciente e analisa suas potencialidades e limitações, tornando possível a criação de um projeto de intervenção específico.
Tem Vantagens Multidisciplinar por exemplo vou explanar um pouco de algumas áreas no Neuropsicólogo: Explorar o potencial e compreender as limitações do sistema nervoso do sujeito, Neurologista: Descartar ou investigar comprometimentos Neurológicos, Psiquiatra: Desconsiderar ou considerar hipótese de transtornos mentais,Pedagogo: Elaborar estratégias individualizadas e apropriada para o contexto escolar, Fonoaudiólogo: Descarta ou investigar as dificuldades relacionadas a linguagem e elaborar intervenção terapêutica, Psicólogos e Terapeuta ocupacional: Elaborar recursos terapêuticos para as disfunções de integração e privação sensoriais,Contexto Florense: Auxiliando o esclarecimento de aspectos funcionais do diagnóstico.
A avaliação neuropsicológica é de grande importância, sendo essa uma forma de avaliar questões cognitivas que podem afetar o Comportamento que outros exames não é possível analisar.
É importante, pois utiliza métodos validados cientificamente para entender aspectos do comportamento humano que podem ser considerados desviantes. Além disso, utilizar protocolos validados para oferecer toda a assistência caso seja necessária. Boa sorte.
A avaliação neuropsicológica é capaz de medir qualitativamente e quantitativamente a intensidade do prejuízo do paciente. Auxilia também no diagnóstico diferencial, quando o médico esta em duvida entre mais de um quadro. Alguns quadros não aparecem em um exame de ressonância magnética ou no eletroencefalograma. Através dos testes é possível saber a intensidade do prejuízo e isso pode modificar o tratamento; seja na quantidade ou no tipo de medicação. Além disso por mensurar vários aspectos da cognição é possível distinguir os déficits primários dos secundários. Não podemos esquecer que os quadros psiquiátricos, assim como os neurológicos são disfunções cerebrais. Por exemplo em um quadro de depressão podem existir alterações morfológicas e funcionais, como alterações no hipocampo e no córtex pre-frontal e em toda a circuitaria do sistema límbico. Essa região é responsável por inúmeras funções. Regulação emocional, memória, atenção, volição, tomada de decisão, inibição comportamental, etc. Todas essas funções são avaliadas na avaliação neuropsicológica.
olá. A importância da neuropsicológica é identificar e rastrear o que está prejudicando o indivíduo, o tipo de problema, auxiliando no diagnóstico e assim melhor tratamento e orientações.
Os colegas já deram uma verdadeira aula, por isso não irei ser repetitivo. Concordo que é de suma importância a utilização quando decidido pelo profissional.