Gostaria de saber se é o caso de recorrer a um neuropediatra, uma criança de 2 anos e meio que não

10 respostas
Gostaria de saber se é o caso de recorrer a um neuropediatra, uma criança de 2 anos e meio que não consegue falar nenhuma palavra, não reconhece a maioria dos comandos mais simples, tem dificuldade de se prender a uma atividade com estímulos de aprendizagem, dá muitas birras, morde e é muito nervoso
Olá! Acredito que primeiro seria adequado uma avaliação psicológica e juntamente um encaminhamento para um neuro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,

Diante do que você traz é importante uma avaliação multidisciplinar, envolvendo o pediatra que já faz o acompanhamento da criança, um neuropediatra, um psiquiatra infantil e um psicólogo ou psicanalista.
Espero ter respondido sua pergunta!
Você pode recorrer sim a um neuropediatra e até mesmo a uma fonoaudióloga, já que a criança tem apresentado também atraso de linguagem, para que possa ser feito um pré-diagnóstico, visto que na idade de 2 anos não é possível fechar um diagnóstico. Já a birra, a mordida e o estado nervoso são comportamentos que devem ser observados.
Crianças pequenas de 2 anos e meio possuem a possibilidade de mudança e desenvolvimento de funções e capacidades cognitivas que não apresentam no momento das suspeitas de dificuldades relacionadas ao desenvolvimento. Porém, toda e qualquer atraso no desenvolvimento ( seja ele linguagem, motor ou emocional) deve ser avaliado o mais precoce possível, uma vez que podem ser indicativos de psicopatologias ou necessidades específicas de intervenções profissionais.
Sugiro uma consulta com psiquiatria Infantil para avaliar a possibilidade de autismo, atraso na fala, atraso cognitivo ou alguma outra Síndrome comum na infância. Infelizmente a partir de seu relato não é possível se chegar a uma conclusão diagnóstica. Abraço e boa sorte!
Vc deve procurar um neuropediatra para uma avaliação e realização de exames específicos. Os sintomas acima descritos podem sugerir várias hipóteses de transtornos , sendo assim, uma criança com essas dificuldades precisa de uma avaliação multidisciplinar com profissionais especializados: neuro, fono, psicólogo e psicopedagogo , após todos os dados obtidos será elaborada análise de cada profissional a fim de se obter um diagnóstico preciso.
Abs
Observe se a sua ansiedade não está passando para a criança, pois ela se encontra em processo de desenvolvimento motor e maturação cerebral de acordo com sua idade e tempo das descobertas.
Atenciosamente!
Bom dia!!!Além do neuropediatra é importante uma avaliação neuropsicológica, assim é possível avaliar se está de acordo com a fase do desenvolvimento e/ou o grau do atraso. Assim será possível definir o melhor acompanhamento para o caso da criança.
Olá, sugiro buscar a avaliação neuropediátrica, caso já que tido uma avaliação com o pediatra que acompanha a criança. Um psicólogo também pode orientar e ajudar você como mãe a aliviar essa angústia.
Olá, acredito que seja necessário uma intervenção multidisciplinar. Para isso é bom procurar um neuropediatra para um laudo e um psicólogo para um parecer psicológico. Aos dois anos é possível realizar intervenções profundas que podem mudar o prognóstico (diagnóstico futuro) dessa criança. Eu sou especialista em autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento. Por causa disso sempre ressalto a importância de realizar uma intervenção precoce, pois o cérebro da criança tem uma capacidade incrível de aprender novas habilidades, mesmo em caso de ter algum comportamento em defasagem. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.