Gostaria de saber se é o caso de recorrer a um neuropediatra, uma criança de 2 anos e meio que não

10 respostas
Gostaria de saber se é o caso de recorrer a um neuropediatra, uma criança de 2 anos e meio que não consegue falar nenhuma palavra, não reconhece a maioria dos comandos mais simples, tem dificuldade de se prender a uma atividade com estímulos de aprendizagem, dá muitas birras, morde e é muito nervoso
Olá! Acredito que primeiro seria adequado uma avaliação psicológica e juntamente um encaminhamento para um neuro.

Bom dia,

Diante do que você traz é importante uma avaliação multidisciplinar, envolvendo o pediatra que já faz o acompanhamento da criança, um neuropediatra, um psiquiatra infantil e um psicólogo ou psicanalista.
Espero ter respondido sua pergunta!
Você pode recorrer sim a um neuropediatra e até mesmo a uma fonoaudióloga, já que a criança tem apresentado também atraso de linguagem, para que possa ser feito um pré-diagnóstico, visto que na idade de 2 anos não é possível fechar um diagnóstico. Já a birra, a mordida e o estado nervoso são comportamentos que devem ser observados.
Crianças pequenas de 2 anos e meio possuem a possibilidade de mudança e desenvolvimento de funções e capacidades cognitivas que não apresentam no momento das suspeitas de dificuldades relacionadas ao desenvolvimento. Porém, toda e qualquer atraso no desenvolvimento ( seja ele linguagem, motor ou emocional) deve ser avaliado o mais precoce possível, uma vez que podem ser indicativos de psicopatologias ou necessidades específicas de intervenções profissionais.
Sugiro uma consulta com psiquiatria Infantil para avaliar a possibilidade de autismo, atraso na fala, atraso cognitivo ou alguma outra Síndrome comum na infância. Infelizmente a partir de seu relato não é possível se chegar a uma conclusão diagnóstica. Abraço e boa sorte!
Vc deve procurar um neuropediatra para uma avaliação e realização de exames específicos. Os sintomas acima descritos podem sugerir várias hipóteses de transtornos , sendo assim, uma criança com essas dificuldades precisa de uma avaliação multidisciplinar com profissionais especializados: neuro, fono, psicólogo e psicopedagogo , após todos os dados obtidos será elaborada análise de cada profissional a fim de se obter um diagnóstico preciso.
Abs
Observe se a sua ansiedade não está passando para a criança, pois ela se encontra em processo de desenvolvimento motor e maturação cerebral de acordo com sua idade e tempo das descobertas.
Atenciosamente!
Bom dia!!!Além do neuropediatra é importante uma avaliação neuropsicológica, assim é possível avaliar se está de acordo com a fase do desenvolvimento e/ou o grau do atraso. Assim será possível definir o melhor acompanhamento para o caso da criança.
Olá, sugiro buscar a avaliação neuropediátrica, caso já que tido uma avaliação com o pediatra que acompanha a criança. Um psicólogo também pode orientar e ajudar você como mãe a aliviar essa angústia.
Olá, acredito que seja necessário uma intervenção multidisciplinar. Para isso é bom procurar um neuropediatra para um laudo e um psicólogo para um parecer psicológico. Aos dois anos é possível realizar intervenções profundas que podem mudar o prognóstico (diagnóstico futuro) dessa criança. Eu sou especialista em autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento. Por causa disso sempre ressalto a importância de realizar uma intervenção precoce, pois o cérebro da criança tem uma capacidade incrível de aprender novas habilidades, mesmo em caso de ter algum comportamento em defasagem. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.