Gostaria de saber se é verdade que pessoas com rebaixamento intelectual leve têm condições intelectu

6 respostas
Gostaria de saber se é verdade que pessoas com rebaixamento intelectual leve têm condições intelectuais de entrar e terminar um curso universitário ? E, passarem em um concurso na área em que fizeram a faculdade ?
 Daniel  Castilhos
Psicanalista, Psicopedagogo
Porto Alegre
Para responder essa questão é necessário compreender qual habilidade intelectual existe o rebaixamento. Havendo rebaixamento a pessoa necessitará mais esforço e empenho para compensar a dificuldade. É necessário investigar essas questões para ter uma resposta mais precisa sobre este assunto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Porque não? Se essa pessoa teve as terapias adequadas, se estudou, sim!
Olá!

Sim, pessoas com rebaixamento intelectual leve podem, sim, ingressar e concluir um curso universitário, assim como prestar concursos públicos — especialmente se houver acompanhamento adequado, adaptações necessárias e um ambiente de apoio ao longo do processo.

A deficiência intelectual leve geralmente envolve um leve comprometimento das funções cognitivas, como raciocínio, memória ou linguagem, mas não impede, por si só, a aprendizagem ou o desenvolvimento de competências acadêmicas e profissionais. Muitas dessas pessoas desenvolvem estratégias próprias, contam com suporte psicopedagógico e conseguem avançar em seus estudos com sucesso.

Vale lembrar que, atualmente, muitas universidades e concursos públicos seguem legislações de inclusão e acessibilidade, o que facilita a participação desses candidatos.

Se tiver dúvidas mais específicas sobre o caso, é importante buscar uma avaliação individualizada com um profissional especializado.

Estou à disposição!
Dra. Margarete Bertolo Boccia
Psicopedagogo
Santo André
Olá!
Que bom poder ajudar. Sim é verdade que é possível. É claro que muitos fatores precisarão ser considerados, mas um acompanhamento psicopedagógico, orientação de estudos ajudará nesse caminho.
Profa. Dra. Margarete Bertolo Boccia
Neuropsicopedagoga - Buona Mente
Pessoas com rebaixamento intelectual leve podem entrar e terminar uma faculdade, especialmente com apoio pedagógico e adaptações.
Passar em concurso na área da formação é possível, mas depende da dificuldade da prova, da preparação e da adaptação do conteúdo.
 Roberta Reis
Psicopedagogo
Juiz de Fora
Sim, pessoas com deficiência intelectual leve podem ingressar e concluir cursos universitários, bem como participar de concursos públicos. A legislação brasileira garante inclusão, reserva de vagas e adaptações necessárias para que tenham igualdade de oportunidades

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 606 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.