Gostaria de saber se psicose nao organica e nao especificada e o mesmo que esquizofrenia?

7 respostas
Gostaria de saber se psicose nao organica e nao especificada e o mesmo que esquizofrenia?
Somente corroborando o que o colega medico acima disse: não é a mesma coisa que esquizofrenia. Muitas vezes se coloca esta impressão quando se esta avaliando o paciente e há dúvidas diagnosticas.
Não esqueça que para dar diagnóstico, por lei somente o medico tem formação adequada e está autorizado para tal procedimento, devendo inclusive solicitar exames de sangue, imagem e realizar exame físico para excluir outras doenças. Cuidado com profissionais curiosos, cuide bem da sua saúde.

Cordialmente
Prof david

Sim, assim se pode dizer. Pois a palavra esquizofrenia é usada de maneira muito ampla. Mas, tem uma diferença. A psicose é um comportamento num momento dado, com início e fim, enquanto a esquizofrenia é um diagnóstico da pessoa. Pessoas diagnosticadas esquizofrênicas apresentam psicoses só de vez em quando, e nem tem certeza que vai produzir outra no futuro. O rõtulo de "esquizofrênico" deveria ser usada com muita humildade, de preferência nem seria usado. Serve para nada e estigmatiza a pessoa.
Não é a mesma coisa, como disse o professor acima, só médico pode realmente confirmar ou não um diagnóstico para depois um possível tratamento. Os transtornos psicóticos não orgânicos, são transtornos delirantes ou alucinatórios que não justificam os diagnósticos da esquizofrenia .
Concordo com o professor acima. É importante procurar um profissional da saúde capacitado para compreender o quadro, inclusive sendo o mais indicado uma equipe multiprofissional. Profissionais curiosos imagino que se refira a profissionais não formados em profissão da área da saúde.
Não necessariamente, pode evoluir para uma esquizofrenia. Este diagnóstico é quando se abre a primeira crise, quer dizer que há um quadro psicótico mas ainda não há certeza se será remitido (ou seja se não vai evoluir, e sim involuir).
Não, não é a mesma coisa. CID 10 F29 é um diagnóstico usado quando ainda não se sabe ao certo o quadro preciso do paciente, apenas que se trata de uma psicose. Isso acontece quando os dados fornecidos pelo paciente não são suficientes para fechar outro diagnóstico, como o de esquizofrenia, por exemplo, que é uma quadro psicótico, mas com sintomatologia específica, como alcinações audioverbais, delírios, vivências de influência e etc. É importante lembrar que mesmo os quadros esquizofrrênicos possuem muitas variações, sendo difícil estabelecer um diagnóstico rapidamente. Existem outros transtornos que se assemelham a esquizofrenia e que precisam ser considerados, como o transtorno delirante persistente, o transtorno esquizoafetivo, entre outros. Muitas vezes o diagnóstico só pode ser fechado ao longo do tempo, através da observação e acompanhamento do paciente e sua evolução. Com isso, o diagnóstico de F29 pode ser utilizado, em caráter provisório. Espero ter contribuido
Não, ela é outra patologia que apresenta sintomas psicóticos (delirios, alucinações, desorganização comportamental etc) os quais não se enquadram nos critérios específicos de esquizofrenia. O tratamento normalmente é feito com antipsicóticos.