Gostaria de saber se tem tratamento para quem é viciado em pornografia. Não sinto desejo em ver uma

24 respostas
Gostaria de saber se tem tratamento para quem é viciado em pornografia.
Sim, com certeza tem
tratamento para o vício de pornografia, como todo vício é uma compulsão e deve ser tratado, procure um psicólogo !!

Interessante tua pergunta. Precisaríamos definir algumas coisas: do que se trata o que você chama de vício? De qual pornografia estamos falando? Que tipo de tratamento se espera quando se procura um psicólogo ou psiquiatra?

Uma compulsão, tem suas particularidades, e é preciso se perguntar se estamos falando de compulsão por sexo, por masturbação, por uma certa produção espetacular do autoerotismo ligada a uma indústria que produz um determinado conteúdo adulto, dentro de uma lógica da exploração de uns e da centralidade do prazer masculino e heterossexual.

Perguntar o que isso tem a ver com a lógica de produção dos tempos atuais e não só de como isso afeta os sujeitos em particular.

Como uma compulsão em geral, há diversas compreensões, mas é preciso se perguntar qual a tua relação com teu próprio corpo, com a experiência do corpo do outro, com o prazer sexual?

Te convido a olhar para isso que se repete e causa algum incômodo e se perguntar onde está você, qual a posição que ocupa nisso, quem é você?

Poderia te dizer só para procurar um psicólogo, psicanalista ou sexólogo, mas não se trata só de “tratar” algo, penso que tem a ver com olhar para si mesmo.

Estás disposto a isso?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
De existir, existe, mas talvez o vício em pornografia seja fruto de algo que vai mais a fundo. Vício em pornografia é um traço de erotomânia, muitas vezes, está associada a outros diagnósticos também, ou a uma defesa para evitar um grande sofrimento psíquico. Mas claro, vale lembrar que o que consideramos vício é uma satisfação de um desejo sem limites e que entra para um circuito de funcionamento no qual tal satisfação serve de sustento para o sujeito e se torna preocupante quando essa forma de funcionar começa a impedi-lo de exercer suas atividades vitais, como trabalhar, cuidar da sua sobrevivência, amar/odiar...
Sem dúvida há tratamento, ou melhor, cura possível. A psicanálise é uma proposta importante para tratar esse tipo de comportamento ou "vício" como você menciona já que ela se propõe a ir na raiz do sintoma, na causa e, por isso, dá a oportunidade de tratar a questão de forma definitiva. Provavelmente, esse vício está tamponando alguma falta que pode ser localizada em análise. Essa localização dará a chance de dar um outro destino a quem passa por esse sofrimento.
Sim, terapia cognitivo-comportamental pode ajudar, entre 4 a 12 semanas de tratamento.
Olá! sim existe tratamento para vicio em pornografia. Procure por um psicanalista/psicólogo, para uma avaliação e tratamento. Tudo o que traz sofrimento psíquico deve ser tratado. O vício é também um sintoma, um deslocamento de algo, o que não foi compreendido. Procure por ajuda, se isso te incomoda.
Sim o padrão outro de tratamento é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) associado ao tratamento psiquiátrico.
Olá. Sim, existe tratamento para qualquer tipo de vício, porém é importante destacar que o vício precisa ser melhor elaborado e compreendido, ou seja: o que faz com que seja denominado como vício? Há sofrimento diante desse comportamento? O que isso quer dizer para a pessoa que o pratica? São diversas questões que podem estar relacionadas com esse aspecto e que, sem dúvida, podem ser muito bem trabalhadas em uma psicoterapia. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Olá, a pornografia é uma compulsão como qualquer outra ex. comida, bebida etc. O tratamento deve ser em conjunto psicoterapia mais medicamento.
A junção destes dois fará com que o viciado tenha seus impulsos equilibrados e adquire uma vida mais saudável .
Olá, tudo o que se coloca como vício, nos diz sobre excessos e compulsão por algo. Existe tratamento.
Tudo o que causa prazer pode levar ao vício e em algumas vezes não causa apenas pulsão de vida.
Busque ajuda de um profissional e a Psicanálise pode contribuir positivamente para se chegar ao ponto de partida.
Ótima sua pergunta.
Espero ter contribuído.
Att
Sim, como tudo que se tornou uma compulsão e te causa sofrimento.
O vício em pornografia está afetando sua vida? Seu trabalho? Seus relacionamentos?
Pode ser necessário avaliação psiquiátrica para ver se precisa de medicamentos aliado à psicanálise.
Como qualquer tipo de compulsão, requer uma escuta de tipo psicanalítica. Importa mesmo saber se esse 'vício' lhe causa sofrimento ou restrições importantes ou se substitui relação sexual.
Todo o qualquer tipo de vício pode ser investigado e compreendido. A partir dessa análise você entenderá a raiz do desejo e então poderá se livrar da culpa ou ódio.
Faça análise e começa essa busca por autoconhecimento, você irá se compreender melhor.
Prezado(a), muito interessante sua questão. No tocante a sua relação corporal estou em conformidade com os colegas. Nesse sentido, é pertinente poder pensar em se fazer uma investigação mais precisa e detalhada. Irei conduzir minha resposta pela via da psicanálise na qual Freud nos assegura: "um charuto nem sempre é apenas um charuto". Isso equivale a dizer que há sempre um sentido por trás do sintoma. No caso do vício, por exemplo, pressuponho que haja não apenas um ponto de fixação. Mas, sobretudo, uma forma peculiar de gozo que o leva à repetição. Nessa perspectiva, é através da associação desses elementos que se faz presente o sintoma. Portanto, talvez seja pertinente pensar que se o "vicio" lhe suscita vergonha, constragimento e/ou angustias há algo iminentemente seu e que, por vezes, as forças das instâncias psíquicas impedem de chegar à consciência. Nesse caso penso existir um trabalho de escuta clinica analítica com potencial a se desenvolver e que possa lhe acarretar maior clareza inclusive no que concerne aos processos de fixação corporais, as formas de subjetivação e gozo. Aconselho buscar ajuda profissional. Para maiores esclarecimentos coloco-me a disposição.
Boa tarde! Pode ser interessante buscar terapia/análise para falar mais sobre isso e entender qual o papel da pornografia diante disse que você trouxe como um "vício", por exemplo.
Boa noite. O tratamento para compulsão é para conseguirmos controlar, pois compulsão não tem cura, mas estabilizamos bem pacientes com terapia e em conjunto ajuda farmacológica, no caso prescrito por um psiquiatra e grupo de auto ajuda como mais uma ferramenta de tratamento.
A compulsão por pornografia é recorrente e gera uma espécie de ANOREXIA SEXUAL,EMOCIONAL E SOCIAL, com o passar do tempo, inclusive eu tenho um vídeo no meu canal do Youtube que falo extamente sobre esse tema.
Espero ter ajudado, um abraço.
Olá, o ideal é você conversar com um psicanalista para entender o que você entende por pornografia. Se um adulto tem necessidade de ver filmes pornográficos, com atores adultos, para se excitar, isso pode ser à sua maneira de ativar sua sexualidade que de outra maneira tende a não funcionar. Se esse é o seu único mecanismo para ter uma sexualidade ativa, deve se questionar, entre outras coisas, o motivo do incomodo. Coisa diferente é quando a pornografia toma conta da mente de uma pessoa como um vício que não deixa espaço para nenhuma outra atividade. Caso seja isso, deve procurar ajudar para compreender a função aditiva da pornografia em sua vida. O tratamento terapêutico para a pornografia deve levar em conta o que ocorre com seu desejo se ela é simplesmente inibida sem entender o papel que desempenha na sua organização psíquica. Espero ter ajudado.
Boa noite!
Tudo bem?
Os vícios ou compulsões podem ser tratados, sim... com terapia e acompanhamentos multidisciplinares (de acordo com a necessidade de cada caso). Para isso, é preciso uma avaliação individual com um profissional capacitado para poder entender sua história, suas experiências, em que lugar da sua vida este "vício" está e a serviço de que, entre outras questões... é um processo de conhecimento interno que pode abrir novas possibilidades para vc!
Espero ter ajudado e fico à disposição para outras perguntas!
Abraços!
Ana
Olá,
Existe sim tratamento para o vício na pornografia. Através da terapia será possível que você compreenda melhor o seu comportamento, identificando o que te leva a essa prática e o que te mantém nela. A terapia terá o objetivo de te ajudar identificar essas questões sem julgamentos e te auxiliando para buscar estratégias de enfrentamento.
Saúde e paz,

Muitas pessoas não se sentem confortáveis com o encontro íntimo com o corpo do outro. Vivem um paradoxo, pois há uma energia libidinal - substrato da pulsão sexual - que está à procura de objetos, mas concomitamente tais indivíduos apresentam uma dificuldade com o "real" do sexo. Assim, recorrem à pornografia. Vêem nela um espaço de maior segurança e comodidade. Vários fatores contribuem para isso: i) a fricção e o ritmo para a gratificação dependem do próprio sujeito; ii) não há a necessidade de qualquer tipo de barganha com o outro; iii) expressão do amor líquido e do capitalismo neoliberal, o consumidor de pornografia - como se estivesse em um Shopping Center - pode escolher o tipo físico com o qual quer se deleitar imageticamente: pretos/pretas; brancos/brancas; orientais; ruivas, loiros, et. al.. O gozo através da dinâmica pornográfica aponta para uma compulsão à repetição registrada por Freud em seu livro "Além do princípio do prazer". Assiste-se a um vídeo e, na sequência, há a experimentação gozosa, outro vídeo, e mais um; a repetibilidade se impõe diante de um desejo que não cessa. Para além do prazer fugidio, este vício trás muito sofrimento, Ademais, produz um tipo de alienação capaz de paralisar a vida do sujeito. Portanto, a melhor saída é a psicanálise. Se você não obtiver a "cura", saberá lidar melhor com seu sintoma. Mais do que isso: terá pistas de como sua estrutura subjetiva fincou raízes no território da pornografia. Boa sorte!
Sim, existem tratamentos disponíveis para pessoas que se sentem dependentes de pornografia. O tratamento pode incluir terapia individual, grupo ou terapia de casal, dependendo da situação específica.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem comumente utilizada para tratar a dependência de pornografia. A TCC ajuda as pessoas a identificar e mudar pensamentos e comportamentos negativos que estão relacionados à dependência. Por exemplo, a terapia pode ajudar a pessoa a entender as razões por trás do uso excessivo de pornografia e a desenvolver estratégias para lidar com os desejos e tentações de usar pornografia.

Outras terapias incluem a terapia de comportamento sexual, que se concentra especificamente no comportamento sexual problemático, e a terapia comportamental terapia baseada em suporte, que tem como objetivo ajudar a pessoa a aprender a lidar com as tentações e impulsos. A terapia conjugal e familiar também pode ser útil se a dependência de pornografia estiver afetando as relações do indivíduo.

Além disso, existem grupos de apoio e programas de recuperação para a dependência de pornografia, incluindo programas online e grupos de apoio presenciais. Estes programas podem fornecer apoio adicional e ajudar a pessoa a se manter comprometida com o tratamento.

É importante lembrar que a recuperação da dependência de pornografia pode ser um processo difícil e demorado, mas é possível com o tratamento adequado e a determinação de mudar. Se você está se sentindo prejudicado por sua dependência de pornografia, é importante procurar ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Na perspectiva psicanalítica, o vício em pornografia pode ser compreendido como uma forma de busca por gratificação e alívio do estresse interno por meio do uso repetitivo e compulsivo desse comportamento. A psicanálise sugere que esses comportamentos podem estar ligados a conflitos psicológicos subjacentes, questões emocionais não resolvidas ou tentativas de lidar com ansiedades e angústias.

O tratamento psicanalítico para o vício em pornografia envolve uma exploração profunda das causas subjacentes a esse comportamento compulsivo. O objetivo seria entender as motivações inconscientes que levam a pessoa a buscar a satisfação através da pornografia em vez de enfrentar os desafios emocionais de maneira mais saudável.

Durante o tratamento psicanalítico, o indivíduo é encorajado a explorar sua história de vida, experiências passadas e relações interpessoais, buscando padrões repetitivos e dinâmicas psicológicas que podem estar influenciando o vício em pornografia. O psicanalista trabalharia junto com o paciente para ajudá-lo a ganhar insights sobre seus desejos, medos e conflitos internos.

Como sempre, é recomendável buscar o apoio de um profissional de saúde mental treinado e qualificado para avaliar sua situação específica e determinar a abordagem terapêutica mais adequada para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O vício em pornografia é uma preocupação válida, e é ótimo que você esteja procurando informações e ajuda. Entenda que você não está sozinho nessa jornada, e há maneiras eficazes de abordar esse desafio. Primeiramente, é importante lembrar que o vício em pornografia é uma questão comum nos tempos modernos, e muitas pessoas enfrentam isso. Não há motivo para sentir vergonha ou culpa. O primeiro passo é reconhecer o problema, o que você já fez, e buscar ajuda é um passo importante na direção certa. A terapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser uma ferramenta valiosa para entender as raízes do vício em pornografia, identificar gatilhos emocionais e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com eles. Além disso, grupos de apoio podem fornecer um espaço seguro para compartilhar experiências e obter apoio de pessoas que enfrentam desafios semelhantes. Lembre-se de que o cérebro é altamente adaptável, e a neuroplasticidade pode ser uma aliada em seu processo de recuperação. À medida que você se compromete com a mudança, seu cérebro pode se adaptar positivamente a novos padrões de comportamento. Se você desejar, estou aqui para responder a qualquer dúvida específica que você possa ter ou fornecer mais informações sobre o assunto. A recuperação é possível, e você merece apoio e compreensão ao longo do caminho.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para vício em pornografia - R$ 230
Certo, compreendo. O vício em pornografia pode estar relacionado a questões psicológicas mais profundas, como autoestima, ansiedade ou problemas de relacionamento. O tratamento psicanalítico busca explorar essas raízes, promovendo a compreensão do indivíduo sobre si mesmo. Além disso, estratégias práticas e técnicas de modificação de comportamento podem ser integradas. Recomendaria procurar um psicanalista para uma avaliação abrangente e apoio durante o processo terapêutico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 190