Gostaria de saber se um paciente diagnosticado como bipolar e que toma remédios como Depakene, Lythium

5 respostas
Gostaria de saber se um paciente diagnosticado como bipolar e que toma remédios como Depakene, Lythium e Rupinol pode fazer uso, ainda que eventualmente, de bebida alcoólica e energéticos (red bull)?
Não, tanto a bebida alcoolica, quanto energéticos devem ser evitados nessa situação.
O álcool pode interagir com o depakene, pode predispor à intoxicação por lítio, pode potencializar o efeito do rohypinol.
Energéticos contém muita cafeína, que são psicoestimulantes e podem predispor a crises de ansiedade ou piorar a exaltação do humor.

Sua dúvida é pertinente e, como neurocientista e psicoterapeuta, digo-lhe que a resposta é: NÃO. De forma alguma você deve tomar álcool enquanto estiver usando esses medicamentos. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e o Depakene, que é um remédio causador de sérios efeitos colaterais, tem seus efeitos potencializado pelo álcool. Combinado com Lítio o álcool pode gerar deficiências de pensamento e julgamento, entre outros problemas; e, associado com Rohypnol, acentua o efeito depressor central, com diversos prejuízos. Já bebidas energéticas não devem ser ingeridas nem mesmo por quem não está tomando medicação psiquiátrica, pois comumente causam insônia, agitação, irritabilidade, taquicardia e arritmias - não entre nesse conto. O ideal mesmo seria que você fizesse uma boa psicoterapia e conseguisse dominar seu transtorno, passando a depender de doses menores destas medicações...
E certo que o álcool com medicação não combina , quando aos enérgicos geralmente tem como base estimulantes , que também podem causar alguns desconfortos. Se já esta sendo acompanhando por algum psiquiatra, seria importante, um terapeuta, que em conjunto , podem ajudar melhor em suas questões.
O depakene é um medicamento que tem como função reduzir os efeitos colaterais de um outro medicamento denominado antipsicótico. Ele reduz a possibilidade de sintomas parkinsonóides causados pelo antipsicótico. O lítio é um moderador do humor que tem a função de estabilizar o humor, ora depressivo, ora eufórico. Creio que o Rupinol a que você se referiu tenha na verdade o nome de Rohypnol (utilizado para problemas de insônia). Com esse conjunto de medicações ou com o uso de apenas uma das medicações citadas é "absolutamente desaconselhável" o uso tanto de bebidas alcoólicas quanto de energéticos por que o uso dessas bebidas pode agravar o quadro da bipolaridade.

Atenciosamente,

Sandro César
Leitor, muito importante sua pergunta, e muito mais sua preocupação. É muito importante a realização correta do tratamento. Como psicóloga indico o acompanhamento terapêutico se ainda não estiver em processo. É de vital importância o acompanhamento psiquiátrico, contudo, associado ao acompanhamento terapêutico, no qual seu tratamento terá maior eficácia.
obrigada, Rosângela.