hipersonia está relacionada a algum transtorno ou distúrbio mental?

7 respostas
hipersonia está relacionada a algum transtorno ou distúrbio mental?
A hipersonia é considerada um transtorno do sono. Porém, para ser diagnosticada é preciso a realização de testes e exames como tomografia computadorizada do crânio, exame de sangue, polissonografia, dentre outros requisitados por um médico.

Hipersonia é um sintoma, e pode estar relacionada a diversas causas. Algumas delas: depressão, efeitos colaterais de medicações, distúrbios do sono (como apneia do sono), etc. É necessário consultar-se com um médico, para que a sua história seja avaliada: quando o sintoma começou, se há outros sintomas associados, etc. Alguns exames complementares podem ser necessários, mas nada substitui a anamnese realizada pelo médico.
Em casos menos graves além dos citados acima, pode ser apenas uma resistência a viver, uma forma fácil e simples de fugir da vida, pois dormindo não a encara.

E exatamente por este motivo está principalmente associada à Depressão
A hipersonia deve ser vista dentro do contexto do paciente para definição do diagnóstico clínico. Como bem colocaram outros colegas, muitas vezes está relacionada a o Transtorno Depressivo Maior, a depressão. Para esse diagnóstico, além da hipersonia, podemos observar a perda de interesse e prazer nas atividades cotidianas, perda ou aumento de peso, sentimentos de inutilidade, culpa excessiva, perda de libido, entre outros sintomas. Em especial, deve-se atentar para os pensamentos recorrentes de morte. Vale ainda salientar que a insônia também pode estar presente em pacientes deprimidos.
Para isso, é importante descartar outra condição clínica que pode apresentar sintomas semelhantes. Por isso a importância de buscar atendimento com especialista.
Em casos de alterações no sono é preciso avaliá-lo(a) como um todo, para não haver a indicação de um diagnóstico e tratamento inadequados.
Lhe oriento que a princípio busque um Clínico Geral, para indicá-lo ás especialidades necessárias como Neurologia e Psiquiatria, por exemplo. No decorrer desta avaliação, exames médicos são indicados para melhor precisão do caso.

Dependendo dos resultados, haverá a indicação para avaliação psicológica.

Contudo, caso note manifestações como baixa auto-estima, alteração no apetite e em motivação, culpa, impotência e até mesmo movimentos de isolamento social, lhe oriento que de imediato seja importante um contato com profissional da área de Psicologia.

Espero ter lhe ajudado!

Sigo à disposição.
Tayna Wasconcellos Damaceno
Psicóloga CRP 06/139782
Hipersonia pode ser um sinal de algum desequilíbrio emocional, tente pensar se atualmente você está passando por alguma situação estressante. Além do sono é importante observar se você também teve alteração no apetite, disposição e humor. Oriento que procure um psicólogo que pode te auxiliar neste processo.
Corroborando com Dr Geraldo e demais colegas, sugiro procurar um médico generalista para eliminar questões clínicas inicialmente- por exemplo, falta de alguma vitamina, disbiose intestinal (este é um incador importante, com correlação direta com o sistema nervoso central!). Certamente após investigação o médico irá direcionar você para o especialista que poderá ser um nutricionista, psiquiatra ou psicólogo... dependendo do que este clínico identificar.