hipersonia está relacionada a algum transtorno ou distúrbio mental?

8 respostas
hipersonia está relacionada a algum transtorno ou distúrbio mental?
A hipersonia é considerada um transtorno do sono. Porém, para ser diagnosticada é preciso a realização de testes e exames como tomografia computadorizada do crânio, exame de sangue, polissonografia, dentre outros requisitados por um médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode estar relacionado sobretudo a episódios de depressão. Entretanto, devem ser descartados transtornos do sono, como apneia do sono e doenças neurológicas.
Procure um médico que você confie para investigar o seu quadro.
Atenciosamente, Dr. Geraldo Moreira.

Em casos menos graves além dos citados acima, pode ser apenas uma resistência a viver, uma forma fácil e simples de fugir da vida, pois dormindo não a encara.

E exatamente por este motivo está principalmente associada à Depressão

Hipersonia é um sintoma, e pode estar relacionada a diversas causas. Algumas delas: depressão, efeitos colaterais de medicações, distúrbios do sono (como apneia do sono), etc. É necessário consultar-se com um médico, para que a sua história seja avaliada: quando o sintoma começou, se há outros sintomas associados, etc. Alguns exames complementares podem ser necessários, mas nada substitui a anamnese realizada pelo médico.

A hipersonia deve ser vista dentro do contexto do paciente para definição do diagnóstico clínico. Como bem colocaram outros colegas, muitas vezes está relacionada a o Transtorno Depressivo Maior, a depressão. Para esse diagnóstico, além da hipersonia, podemos observar a perda de interesse e prazer nas atividades cotidianas, perda ou aumento de peso, sentimentos de inutilidade, culpa excessiva, perda de libido, entre outros sintomas. Em especial, deve-se atentar para os pensamentos recorrentes de morte. Vale ainda salientar que a insônia também pode estar presente em pacientes deprimidos.
Para isso, é importante descartar outra condição clínica que pode apresentar sintomas semelhantes. Por isso a importância de buscar atendimento com especialista.

Em casos de alterações no sono é preciso avaliá-lo(a) como um todo, para não haver a indicação de um diagnóstico e tratamento inadequados.
Lhe oriento que a princípio busque um Clínico Geral, para indicá-lo ás especialidades necessárias como Neurologia e Psiquiatria, por exemplo. No decorrer desta avaliação, exames médicos são indicados para melhor precisão do caso.

Dependendo dos resultados, haverá a indicação para avaliação psicológica.

Contudo, caso note manifestações como baixa auto-estima, alteração no apetite e em motivação, culpa, impotência e até mesmo movimentos de isolamento social, lhe oriento que de imediato seja importante um contato com profissional da área de Psicologia.

Espero ter lhe ajudado!

Sigo à disposição.
Tayna Wasconcellos Damaceno
Psicóloga CRP 06/139782

Hipersonia pode ser um sinal de algum desequilíbrio emocional, tente pensar se atualmente você está passando por alguma situação estressante. Além do sono é importante observar se você também teve alteração no apetite, disposição e humor. Oriento que procure um psicólogo que pode te auxiliar neste processo.

Corroborando com Dr Geraldo e demais colegas, sugiro procurar um médico generalista para eliminar questões clínicas inicialmente- por exemplo, falta de alguma vitamina, disbiose intestinal (este é um incador importante, com correlação direta com o sistema nervoso central!). Certamente após investigação o médico irá direcionar você para o especialista que poderá ser um nutricionista, psiquiatra ou psicólogo... dependendo do que este clínico identificar.

Especialistas

Guilherme Brondi

Guilherme Brondi

Psicólogo

Sorocaba

Natalia Bertuzzi

Natalia Bertuzzi

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jeferson Bordignon

Jeferson Bordignon

Psicólogo, Psicanalista

Campinas

Keller Regianne Paiva Fazzolo Silva

Keller Regianne Paiva Fazzolo Silva

Psicólogo

Belo Horizonte

Thalita Mendes Virissimo Liani

Thalita Mendes Virissimo Liani

Psicólogo

São Carlos

Neíza Bezerra dos Santos Galvão

Neíza Bezerra dos Santos Galvão

Psicólogo

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Transtornos Mentais

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.