Hipnose e regressão são a mesma coisa?

10 respostas
Hipnose e regressão são a mesma coisa?
Não são a mesma coisa.
A regressão é uma técnica que pode ser utilizada em várias modalidades de terapia, como por exemplo na psicoterapia e na hipnoterapia.

Respeitosamente,

Não, não são a mesma coisa.
Hipnose é uma técnica ampla de comunicação e consciência que pode ser utilizada de forma terapêutica.
Regressão pode ser melhor compreendida como um quadro fenomênico específico de/da memória, que eventualmente pode acontecer em situações de diálogo clínico, induzida ou não, como consequência da busca de resultados específicos ou emergindo por si em função da dinâmica própria a situação. Mas é uma experiência normal do contínuo da vivência da memória, acontecendo comumente na nossa percepção cotidiana.
O terapeuta pode usar a hipnose para fazer uma regressão. Mas a hipnose também pode ser usada para outros fins, como por exemplo anestesiar um paciente com alergia a substância e fazer uma cirurgia. A regressão pode ser feita num estado mais consciente , um leve desligamento da consciência para o estado alfa, onde vai ver situações do passado e lembrar de tudo depois. A hipnose pode ser feita num estado muito profundo e depois o paciente nem lembrar do que lhe ocorreu durante o processo.
Hipnose e regressão não são a mesma coisa. Contudo a hipnose se utiliza, quando necessário para acessar conteúdos recalcados pelo subconsciente, da regressão de memória que pode facilitar e tornar mais rápido o processo psicoterápico.
Não, hipnose é o rebaixamento do fator crítico para acesso ao subconsciente. Regressão é uma das técnicas da hipnoterapia - que consiste em uma terapia utilizando a hipnose como ferramenta.
Boa noite. São fenômenos diversos. A regressão é um dos efeitos possíveis a partir de uma indução hipnótica. É uma vivência mental de fatos passados, que o sujeito atravessa a partir das sugestões do terapeuta, após a indução de um transe hipnótico. Abraços!
Nem toda Hipnose é Regressão... Na verdade, a Regressão de Memória é um dos fenômenos produzidos pelo transe hipnótico, que pode nos ajudar de diversas outras formas. Na Regressão podemos encontrar não só as causas de nossos problemas, mas também os RECURSOS que acumulamos no inconsciente, desde o inicio de nossa vida. É muito interessante e bem seguro para se fazer.
Hipnose é a um estado natural da mente que pode ser acessado sempre que quiser, seja sozinho ou de maneira guiada.

Regressão é uma das técnicas da hipnoterapia para tratamento de queixas.
A regressão é uma técnica que nós hipnotistas usamos. Para a pessoa conseguir fazer uma regressão ela precisa estar hipnotizada. A hipnose é o veículo que leva apessoa à regressão. Só faça regressão se a pessoa que estiver induzindo seja um excelente profissional. NÃO ENTREGUE SUA MENTA PARA QUALQUER UM! Sou hipnoterapeuta e se quiser saber mais entre em contato.
Podemos utilizar a hipnose com vários propósitos e um deles é a regressão . Um psicoterapeuta que faça uso da hipnoterapia tem que utilizar a regressão dentro de um contexto em que esse recurso beneficie o paciente na terapia. Sua aplicação requer um hipnoterapeuta experiente