Hoje em dia é mais comum desenvolver uma depressão por motivos pessoais e profissionais? Tem a ver

12 respostas
Hoje em dia é mais comum desenvolver uma depressão por motivos pessoais e profissionais? Tem a ver com o relacionamento e o convívio com família, amigos ou parentes? O desanimo e falta de motivação são sintomas dessa doença?
A depressão é uma sindrome complexa que envolve fatores bio-psico-sociais (por exemplo: historico familiar - resiliência e visão de mundo - relacionamentos), em termos gerais, se uma pessoa esta entristecida por um problema pessoal ou no trabalho, isso nao qualifica uma depressao, pois esse sofrimento tem uma causa bem estabelecida e pontual, entretanto, se essa tristeza durar mais de 2 semanas, trouxer mudança no comportamento e estiver associada a outros sintomas de depressão, pode caracterizar a síndrome.
O desanimo e falta de motivação podem ser si tomas da doença.

Existem vários "motivos" que podem fazer com que a pessoa tenha depressão; pode ser pessoal, profissional, financeiro, uma "novidade" (depressão pós parto) e até mesmo algo que a pessoa não consiga nomear, definir bem.

Os relacionamentos (segundo Freud), podem trazer alegria ou infelicidade, haja vista os vários conflitos decorrentes deles.

É sempre bom lembrar que falta de motivação e tristeza não são, por definição, a depressão em si. Todos nós passamos por momentos assim. A depressão é mais "avassaladora", onde a pessoa demonstra uma falta de motivação em tudo que a rodeia, nada traz alegria, e ela pode tanto desistir de tudo e deixar de fazer as coisas que fazia antes ou pode começar a "funcionar no automático", como se vivesse por obrigação.

O importante é refletir sobre o momento em que as coisas mudaram, em que a alegria cedeu para a tristeza. Isso costuma nortear sobre o que está incomodando.

Abs
Olá

Sim, o desânimo e a falta de motivação, são sinais que podem levar a pensar numa depressão, quando persistem por um tempo maior e para a maioria das atividades da pessoa. Observa-se uma diminuição na VONTADE que acompanha e torna possível todos os comportamentos do ser humano. Se isso está acontecendo, procure ajuda logo para poder identificar, junto com outros sinais que talvez não te chamaram atenção e assim poder melhorar a vida em geral. Saber o que está acontecendo é fundamental para não deixar que se torne algo crônico.
Espero ter ajudado e incentivado você a buscar ajuda necessária.
Esses fatores que você apontou frequentemente figuram entre as causas da depressão, mas não são os únicos. A depressão é um transtorno multifatorial, ou seja, com causas ocorrendo em mais de um contexto da nossa vida. O conjunto de fatores centrais que causam depressão também são diferentes e variam de uma pessoa para a outra e estão fortemente ligados ao estilo de vida que se tem. O que se tem como similar são os sintomas e os efeitos comportamentais que a depressão provoca. Entre os sintomas, desânimo e falta de motivação também estão entre os mais frequentes dentro de diagnósticos clínicos, mas também não são os únicos. Em caso de dúvida, busque uma avaliação clínica cuidadosa com um psicólogo ou um psiquiatra para conversar e tirar suas dúvidas. É importante não ter dúvidas sobre o diagnóstico para se poder planejar uma intervenção que seja eficaz.
Olá!

Sim, tudo o que você recebe vindo de fontes diversas, família, amigos, namoro, profissão, mundo, tem em comum o enfrentamento com pessoas e com a realidade que nos cerca, e essas duas coisas podem abrir um leque de angústia, tristeza e depressão realmente, quando não conseguimos lidar direito com isso. Ou até mesmo lidamos bem com a situação ou com as pessoas, mas ainda sim é difícil não ficar triste com certos acontecimentos da vida, como a morte de alguém, o fim de um relacionamento, não ter condições de fazer coisas que sonhamos....
A depressão pode ter várias fontes, pois nossas histórias de vida são variadas e únicas. Um acontecimento pode não desencadear uma depressão da mesma forma se tivesse acontecido com outra pessoa. Por isso é importante avaliar o quando existe elementos que você nomeia como depressão e, se for o caso, buscar uma avaliação psiquiatria e psicológica caso sinta que precise de ajuda.

Atenciosamente, Leandro Winter.
Vamos explicar da seguinte forma essa síndrome: podemos postular uma tríade cognitiva da depressão.São padrões a serem considerados...O primeiro: gira em torno da visão negativa que o cliente tem de si mesmo. O segundo consiste na interpretação que o cliente faz de suas experiências negativistas. O terceiro sua visão negativa do futuro. Esses padrões são condicionados por valores vividos em sua educação, formando sinais e sintomas depressivos de fuga e evitação etc. como consequência de suas cognições negativas... A Psicoterapia Cognitiva Comportamental e hipnoterapia são de grande ajuda na cura dessa síndrome. Paz e Bem!
Olá. Hoje em dia chamamos de "depressão" quase todos os sinais de tristeza, desânimo, cansaço, etc. Parece que nos faz bem rotularmos o que temos ou sentimos. A vida está cada vez mais competitiva e estressante, estranho seria se não reagíssemos frente a isso tudo. A questão é que o estilo de vida atual nos causa muito sofrimento ainda que prometa prazeres sem fim. Talvez isso tudo que você relata possa ser considerado como perguntas capazes de abrir novos horizontes de escolha de posicionamento subjetivo. Em outras palavras: como você pode ativamente reagir a tudo isso? Ainda que hajam muitos imperativos, sempre é uma escolha nossa encontrar um meio de nos colocarmos na vida. O processo terapêutico é muito importante para auxiliar a encontrar novos caminhos.
Olha, suas perguntas são interessantes e necessita de um olhar sistêmico. Não obstante, é importante saber uma depressão, quando se instala em uma pessoa, existem vários motivos, situações, acontecimentos, episódios que fizeram desenvolver a doença. Mas, não se pode caracterizar um momento de desânimo, um momento de tristeza, um episódio desconfortável numa relação como depressão. Todavia, vale lembrar que é você quem faz a gestão de sua vida, de suas emoções, comportamentos, sonhos, frustrações e realizações. Identificou um sintoma diferente que você não está conseguindo administrar bem emocionalmente, deve procurar um especialista. Um abraço! À disposição.
A depressão pode ser ocasionada por diversos fatores que podem envolver família, trabalho, estudo, perdas, dificuldades nos relacionamentos, dentre outros. Sabe-se que algumas pessoas têm predisposição genética, porém ela não é determinante. O ambiente no qual está inserido também contribui para o surgimento da depressão. Procure um especialista (psicólogo e psiquiatra) e relate os sintomas de desânimo e falta de motivação para que ele faça uma avaliação do seu estado de saúde emocional.
Olá! A depressão é uma transtorno mental que possui em suas raízes tanto questões do nosso próprio ser biológico, quanto questões relativas a nossa história de vida (vida pessoal e trabalho). Assim, os melhores tratamentos são aqueles que aliam o uso de medicamentos psiquiátricos e também a psicoterapia.
Tanto a irritacao, como a falta de motivação, a perda de interesse nos amigos, familiares é o trabalho são sintomas da depressão e também razão para que ela se agrave.

Fico a sua disposição, Caso precise.
Não exite um único fator responsável pela causa da depressão, por isso o tratamento é multidisciplinar, psiquiatria e psicologia. Um diagnostico preciso é fundamental para o exito no tratamento.
Conflitos na vida profissional, familiar e pessoal podem fazer com que uma pessoa desenvolve depressão, mas esse problema pode ser causados por diversos outros motivos em uma perspectiva biopsicossocial. O desanimo a a falta de motivação são alguns dos sintomas, entre vários outros possíveis. Nesses casos recomendo um tratamento multiprofissional, com psicólogo e psiquiatra.