Meu filho de 2 anos fala frases invertidas. Por exemplo: polícia carro vi. (Vi um carro de policia).

10 respostas
Meu filho de 2 anos fala frases invertidas. Por exemplo: polícia carro vi. (Vi um carro de policia). Preta roda. (Roda preta). O que poderia ser? Devo me preocupar?
 Vanessa Limoeiro
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Oi, isso deve ser algo para vc ficar atenta. Observar mas não ficar preocupada.
De sempre o modelo para ele de como falar e aguarda como seguirá o desenvolvimento. Ele está com dois anos e formando frases o que está dentro do esperado para a idade.
Se estiver com dúvidas procure uma fonoaudióloga para esclarecer mais o que pode ser feito para auxiliar o seu filho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Lílian Carmen Vilela Borges
Fonoaudiólogo
Goiânia
Isso pode acontecer nesta etapa da aquisição da linguagem, mas se estiver muito ansiosa recomendo uma consulta com uma Fonoaudióloga Especialista em Linguagem para avaliar seu filho e, principalmente, lhe orientar sobre como estimular a fala dele. A postura de todos que convivem com a criança é fundamental para isso não se tornar um problema. Nessa fase a criança faz experimentações que a estimulam. Evite sempre falar "tá errado" ou "não é assim...o certo é...", pois, para ele, está correto. Dê o modelo correto repetindo o que ele falou na ordem certa com naturalidade. Exemplo: "ah, você viu um carro de polícia?". Assim, de forma leve com naturalidade.
Sua preocupação é válida. A frase ainda muito falada por alguns "espere, cada um tem seu tempo" está totalmente desatualizada.
Vejo muitas crianças onde uma simples orientação da Fono sobre como estimular a linguagem se desenvolvem de forma incrível.
P.s.: considerei que sua criança não tem nenhuma alteração que possa influenciar de forma direta ou indireta na aquisição da linguagem já que não foi citado.
Dra. Juliana Mori
Fonoaudiólogo
São Paulo
Acrescento apenas às respostas já bem esclarecedoras das minhas colegas que muitas variáveis estão em jogo quando uma criança está aprendendo a falar e quando há alguma preocupação persistente por parte da família diante de algum comportamento da criança ou quando vc percebe que este padrão do seu filho permanece por muito tempo sem evolução, o mais indicado é conversar pessoalmente com um fonoaudiólogo que possa escuta-los com calma e avaliar seu filho com o devido cuidado.
 Amanda dos Santos Martins
Fonoaudiólogo
Palhoça
Olá,

Aos dois anos é comum que as crianças façam frases com elementos invertidos, simplificações fonológicas ( neneca- boneca) e derivações lexicais. Faz parte do desenvolvimento de linguagem da criança, não necessariamente é alteração.

Dra. Elisabeth D'Albuquerque
Fonoaudiólogo
Nilópolis
Procure um fonoaudiólogo/a, certamente terá suas dúvidas esclarecidas.
Se tiver plano de saúde, vá ao pediatra de sua criança e peça o encaminhamento para avaliação fonoaudiológica.
Como já dito acima pelos colegas , seu filho está em desenvolvimento da linguagem e pode acontecer dificuldades na fala. O importante nessa faixa etária é que a criança tenha interesse em se comunicar, apresente intenção comunicativa ao falar . Mas, se a senhora estiver muito preocupada, procure uma orientação de um Fonoaudiólogo
Como já dito acima pelos colegas , seu filho está em desenvolvimento da linguagem, está desenvolvendo frases com 2 anos, o que seria esperado nesta idade. Pode acontecer dificuldades na fala, mas o importante nessa faixa etária é que a criança tenha interesse em se comunicar, apresente intenção comunicativa ao falar, brinque de maneira simbólica, use várias funções comunicativas, boa interação e contato visual . Mas, procure uma avaliação Fonoaudiólogica.
 Cejana Baiocchi
Fonoaudiólogo
Goiânia
Procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação e orientações específicas.
 Cintia Borges Navarro
Fonoaudiólogo
Brasília
Deve fazer uma avaliação com fonoaudiólogo infantil. Precisamos reorganizar essa comunicação verbal.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Ele está na fase do desenvolvimento da linguagem, onde podem ocorrer sintomas derivados da aquisição, procure não corrigir, apenas dê o feed-back empregando a frase invertida, na forma correta mas sem chamar qualquer atenção sobre esse fenômeno, assim ele vai percebendo o emprego adequado sem alarme e sem sistematizar o padrão inadequado.

Especialistas

Patricia Morais Amaral

Patricia Morais Amaral

Fonoaudiólogo

São Paulo

Paola Krüger Marques

Paola Krüger Marques

Fonoaudiólogo

São Paulo

Marianne Moraes Santos Andrade

Marianne Moraes Santos Andrade

Fonoaudiólogo

Salvador

Manuela Lunardi Burtet

Manuela Lunardi Burtet

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Marilice Cunha

Marilice Cunha

Fonoaudiólogo

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Atraso na fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.