Meu filho foi diagnosticado om síndrome de asperger, ele realmente é pouco sociável, não consegue

6 respostas
Meu filho foi diagnosticado om síndrome de asperger, ele realmente é pouco sociável, não consegue manter uma conversa em grupo, é muito inteligente na área de interesse (computaçáo, história, geografia), mas sofre muito por não manter amigos.
Como posso ajudá-lo para ser mais sociável.
Concordo plenamente com a Dra. Tatiana! Com um bom tratamento, uma boa psicoterapia associada com um(a) psicólogo(a), técnicas de enfrentamento de situações de exposição social, entre inúmeras outras técnicas, você conseguirá provavelmente um resultado muito interessante e uma melhora na qualidade do seu filho. Tem vários profissionais que trabalham com isso e podem te ajudar. O mais importante você já está fazendo, que é procurar entender melhor e procurar ajuda! Um abraço. Luiz Dieckmann

De fato, é muito importante que a criança seja estimulada em seus aspectos básicos, sendo estes o cognitivo, pedagógico, motor, emocionais e sociais. Toda criança, independente do diagnóstico, se for estimulada e trabalhada da forma adequada; apresenta evolução. É comum vermos pessoas que não ultrapassam a "zona de conforto" da criança com diagnóstico de Asperger por acreditar que não alcançarão progressos. Além disso, como qualquer criança, é natural que ao ser "trabalhada" e "testada" a mesma apresente resistência, e isso contribui muitas vezes para a família recuar. Por isso, independente do que se quer ensinar à criança, é necessário persistência e uso de recursos que favoreçam o desempenho. Por exemplo, identificar o que ele mais gosta de brincar e tentar aproximar os demais colegas para que se forme vínculo na brincadeira, pode ser uma sugestão. Um trabalho mútuo da família, escola e profissionais, com certeza ajudarão no desempenho social de seu filho. Um abraço.
Asperger podem aprender a se socializar, mas apenas se eles mesmos acharem que é importante e sentirem essa necessidade. Caso ele queira aprender a se relacionar melhor com os amigos, uma terapia na linha cognitivo-comportamental pode oferecer a ele técnicas que facilitam esse processo.
Não existe limites para o aprendizado, seu filho pode adquirir sempre novos conhecimentos para o bom convívio com amigos, ele precisa ser estimulado a adquirir novas habilidades sociais. Também para a criança Asperger o ideal é mostrar a variedade das coisas ainda que ele insista em um único foco. Oque acontece muitas vezes por exemplo é que a criança gosta de azul e não lhe oferecem as outras cores. Os pais contribuem muito com o amor, o estimulo, o elogio e o suporte para que a criança supere suas dificuldades.
A ajuda da família, assim como profissionais que venham a auxiliar seu filho, pode ensina- lo e orienta-lo em seu convívio social, pois esse e um desafio para ele.
O desenvolvimento de uma série dicas de convivência como expressões, frases e comportamentos que ele poderia realizar em determinados ambientes e situações já seria um suporte e uma ajuda do que dizer e fazer.
E como um treino de convivência. Com o tempo ele irá se adaptando e experimentando situações que o ensinará a se relacionar. Se o diagnóstico corresponde a um grau leve desse espectro, as dicas aumentará as chances de uma convivência melhor adaptada em menor tempo. Um abraço.
Psicoterapia em grupo e atividades com terapeuta ocupacional ou um AT(Acompanhante terapêutico) podem ajudá-lo bastante no desenvolvimento de habilidades sociais. Abraço e boa semana!