Meu filho tem 15 anos mudei ele de escola. E ela chora dizendo que é burro que estuda mas não consegui

24 respostas
Meu filho tem 15 anos mudei ele de escola. E ela chora dizendo que é burro que estuda mas não consegui entrar na cabeça a matéria. Já paguei aula part, ele continua dizendo que o único burro da classe. Agora não sei o que fazer mais estou precisando de ajuda?
Os motivos que levam à dificuldade de aprendizado são inúmeros, sendo que o tratamento adequado à questão pode amenizar o problema. O psicólogo, neuropsicólogo, neurologista e psicopedagogo são profissionais que podem realizar a avaliação desse problema, buscando o melhor encaminhamento para o caso. Algumas vezes, o tratamento requererá a associação de mais de um tipo de intervenção, mas somente um profissional capacitado poderá te orientar.

O Problema começou após a troca de escola?
Como a colega Cíntia comentou, talvez seria interessante outras avaliações, não só psicológica, principalmente psicopedagogo. Caso o problema tenha iniciado com a troca seria interessante vc observar a recepção dos colegas e da escola também.
è necessário a ajuda de um profissional que possa identificar quando iniciou esse processo de desinteresse escolar, pois vários motivos podem estar ligados, desde a deficiência no processo de escolarização, ou no processo de socialização que desenvolveu uma baixa-estima, além de outros fatores de aprendizagem e/ou emocionais...Trabalho com Consultoria escolar e orientação à queixa escolar, procuro analisar as questões familiares, sociais e escolar, procurando ter acesso á escola e aos professores para entender melhor o que realmente está contribuindo para que seu filho se sinta tão incapaz para aprender. Com certeza é preciso uma ajuda de um profissional. Coloco-me à disposição.
A dificuldade escolar possui diversos fatores associados.
O surgimento pontual, como com a mudança de escola indica uma grande influência de aspectos emocionais no processo de aprendizagem de seu filho.
Devido a isso, a Psicoterapia será bastante eficiente.
Sugiro que procure um profissional que tenha especialidades justamente na área infantil/adolescência e psicopedagógica.
Sugiro que inicie com uma conversa com seu filho e com os profissionais da escola (professores e coordenação)e também observe o comportamento de seu filho em outras atividades. A psicopedagogia pode auxiliar nas questões de aprendizagem e um profissional de psicologia pode ajudar a lidar com questões emocionais.
Será que é ele mesmo que disse isso pela primeira vez? você ja tentou sentar com ele e acompanha-lo na tarefa? Já conversou com a professora dele para saber como ele é na escola? Será que aconteceu alguma coisa antes? Ou agora? Você já deu um espaço para ele falar sobre isso com você? Depois de você fazer isso você deverá ter mais claro se ele precisa de um profissional ou não.
Sugiro fazer uma avaliação com psicóloga para verificar o que esta acontecendo com seu filho, quais as causas do problema.

Abraço
Olá, pelo relato percebo um grande sofrimento vivido pelo seu filho, poderia ser de grande ajuda uma avaliação psicológica, afim de entender essas dificuldades, desde quando ele se sente assim e fazer um trabalho para melhorar a qualidade de vida dele.
Os problemas de aprendizagem podem ser ocasionados por transtornos/déficit relacionados a aprendizagem, ou por questões emocionais. Como você mencionou a questão da troca da escola, seria interessante investigar se não é um problema de adaptação por ex. estar numa escola onde as exigências acadêmicas estejam num nível superior da antiga escola, estar enfrentando dificuldades de socialização, ou por outras questões emocionais. Importante salientar que as mudanças de cidades, escolas, dentre outras são comuns trazerem dificuldades principalmente para crianças e adolescentes. Sugiro que procure um psicólogo (a) para saber se é uma questão emocional ou não! Abraços!
Olá!! Primeiramente percebo a angústia vivida por você e seu filho. Não precisa passar por tudo isso sozinha, busque ajuda de um profissional especializado (psicólogo). Fico a disposição .... Em segundo lugar a dificuldade escolar não é um aspecto singular e sim coletivo. Em terceiro lugar, vários fatores podem interferir negativamente no processo de aprendizado: ansiedade, depressão, Baixa autoestima, problema de socialização, vivência potencialmente estressor na vida social ou familiar (entre outros). É preciso analisar o caso em suas particularidade. Considerando o quadro exposto é necessário trabalho em equipe com pedagoga e psicóloga acompanhando este processo. Espero ter contribuído.
Antes de qualquer coisa, pergunte ao seu filho. Pergunte se ele precisa de ajuda e como você poderia ajudá-lo. Seria interessa te buscar uma ajuda profissional, se ele consentir, para descobrir se é de fato uma dificuldade de aprendizagem, uma ansiedade ou qualquer outra coisa. Procure um psicólogo, veja se seu filho está disposto a receber esse tipo de ajuda
Bom dia pode ser que tenha um pouco de autoestima baixa e precise de ajuda de um psicologo /a; em caso como esse o apoio de uma psicoterapia é essencial para conseguir se conhecer e se valorizar.
A princípio, parece que seu filho está vivenciando dois problemas: baixa autoestima e dificuldade de aprendizagem. As causas para esses sintomas são inúmeras, apenas com uma anamnese bem feita, algumas sessões de psicoterapia e uma avaliação neuropsicológica para desvendar o diagnóstico e elaborar um plano de tratamento. Mas, vale dizer que é importante que você ofereça ao seu filho uma escuta acolhedora, sem julgamentos e possibilitando que ele expresse as emoções e as dificuldades que tem enfrentado. Sem dúvida nenhuma, o seu filho precisa urgentemente de psicoterapia. Não deixa para depois, pois quanto mais cedo tratado menos sequelas na vida adulta. Estou à disposição caso queira agendar uma conversa online para outros esclarecimentos.
Olá, por estar na adolescência e ter trocado de escola, muitos fatores podem desencadear o sentimento de desvalia. É muito necessário a investigação da causa para que ele consiga se autoafirmar e melhorar seu desempenho. Indico tratamento psicológico primeiramente, pois o profissional entenderá se é pertinente de algo psicológico ou vai além, sendo problemas de aprendizado. Caso seja avaliado por ele a necessidade de intervenção neurológica ou psicopedagógica, assim solicitará.
Um bom psicopedagogo, além de avaliar possíveis dificuldades de aprendizagem, pode contribuir para definir se questões emocionais estão envolvidas e indicar psicoterapia concomitante.
Olá. Costumo dizer que as crianças são como “esponjas” da família. Acreditando nisso e no olhar para o sintoma como algo pertencente ao sistema e não de uma pessoa individual, confio na importância de iniciar uma terapia de família. A terapia de família é uma alternativa que cuidará do que está acontecendo de uma forma mais ampla, capaz de ajudar seu filho, você e, se houver, os outros membros do sistema.
Sua preocupação e aflição com esta situação de seu filho precisa ser acolhida. Há casos que apenas com a ajuda dos pais, os filhos conseguem elevar a autoestima, mudando a relação no primeiro núcleo social da criança: a casa, a família...
Se quiser, entre em contato e conversamos.
Até mais!
Olá mamãe! É preciso entender o que está acontecendo no dia a dia do seu filho na escola, já que essa queixa começou na troca da escola... Sugiro que converse sobre a convivência dele com os colegas de sala, converse com a professora e coordenadora escolar, e com certeza é importante nesse momento acompanhamento psicológico.
Olá. Esse é um desafio comum para muitos pais em suas relações com os filhos, embora alguns deles não saibam como reagir e ajudar nessa situação. É importante estar atenta a cada sinal dele e buscar a raiz do problema para tentar ações corretivas. A mudança de escola pode ter gerado uma crise que pode estar ligada a questões emocionais. Apesar de não aparecer como um grande alerta vermelho, esse tipo de crise no aprendizado traz uma serie de sinais que podem ser percebidos e compreendidos como um pedido de ajuda. Cada aluno manifesta sua dificuldade de diferentes formas. Afinal, eles não aprendem nem se comportam da mesma maneira. Além disso, o aprendizado em si é um processo complexo, o qual envolve uma série de fatores interligados — psicológicos, cognitivos, sociais — que devem ser analisados com cuidado. Então seria interessante conversar com seu filho e iniciar uma análise com um profissional para investigar a real causa desta dificuldade. Quando os problemas identificados são muito sérios e causas muito profundas, o suporte de um psicólogo, por exemplo, será muito útil e efetivo. Com essa ajuda, você poderá contar com métodos reconhecidos e as melhores abordagens possíveis para lidar com os traumas e entraves no aprendizado. Boa Sorte!
Olá! Veja, a aprendizagem pode ser impactada por várias questões, como psicológicas, emocionais, velocidade no processamento das informações, memória recente, questões com leitura/escrita, dificuldade de concentração, enfim há uma variada gama de possibilidade que podem impactar no processo da aprendizagem. Por isso, o ideal é uma investigação desse prejuízo na modalidade de avaliação psicológica, assim consegue-se identificar e localizar o déficit, além do profissional conseguir propor estratégias de intervenção para além da psicologia.
Olá. Pela sua narrativa percebe-se o quanto seu filho está em sofrimento e fragilizado. Sugiro um acompanhamento psicológico para seu filho, para assim ele poder ser acolhido e entendido.
Compreendo a sua preocupação com seu filho. É importante lembrar que cada indivíduo possui suas próprias habilidades e desafios, e nem sempre a dificuldade de aprendizado está relacionada com a inteligência. É possível que seu filho esteja enfrentando uma dificuldade específica em determinada matéria, ou que esteja precisando de algum tipo de auxílio ou suporte para lidar com a nova escola e ambiente de aprendizado.

Minha recomendação inicial seria buscar conversar com seu filho para entender melhor o que está acontecendo e identificar possíveis fatores que possam estar interferindo em seu desempenho e autoestima. Além disso, é importante considerar a possibilidade de buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psicopedagogo, que poderá auxiliar seu filho a lidar com a situação e desenvolver habilidades para superar as dificuldades encontradas.
Olá! Sugeriria a você levar o seu filho a um profissional habilitado, para que seja investigado se ele tem alguma questão cognitiva, que dificulta seu desempenho escolar, ou se trata também de questões de cunho emocional ou ainda se há uma interação entre fatores cognitivos, emocionais e ambientais. A adolescência é um período completo e a ajuda de um profissional Psicólogo pode poupá-lo de muito sofrimento e dificuldades.
Olá. Procure por um psicopedagogo, o profissional será capaz de fazer uma avaliação tanto dos processos de aprendizagem quanto se há questões emocionais envolvidas. Tenho confiança de que irá trazer mais clareza.