meu filho tem nuances de isolamento e brinca com um bonequinho de forma consistente e continua, nao possui

6 respostas
meu filho tem nuances de isolamento e brinca com um bonequinho de forma consistente e continua, nao possui dificuldades de sociabilização, mas e muito sensivel ao nao e rejeição. Qual poderá ser estes sinais. Sindrome de asperger ou outros?
Para o diagnóstico de transtornos invasivos do desenvolvimento, como a Síndrome de Asperger e Autismo, deve-se observar comprometimento em 3 áreas:
. habilidade social: isolamento por entender o mundo como ameaçador. Existe a dificuldade em formar vínculos. Não conseguem focar nos olhos dos outros, criando restrito repertório de interesses;
. disfunção na linguagem: constitui-se na primeira sinalização do transtorno. Antes da verbal, a criança se comunica pela linguagem não verbal. O contato social escasso e o isolamento dificultam a aquisição da comunicação. Ás vezes repetem sons e fala das pessoas, mas não significa que queiram se comunicar;
. disfunção comportamental: gestos repetitivos, comportamentos estereotipados, compulsões rituais.
Antes de sofrer com a hipótese, procure especialista para o correto diagnóstico e condução terapêutica. Um profissional capacitado poderá ajuda-la a entender melhor o que se passa com seu filho, com base na análise especifica de seus sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma das principais características do Transtorno de Asperger é um prejuízo severo nas interações sociais. Apesar de relatar "nuances de isolamento" nos diz que ele "Não possui dificuldades de sociabilização", portanto já foge do importante critério social que caracteriza esta patologia.

O isolamento e a sensibilidade ao "não" podem estar relacionadas ao desenvolvimento psico-emocional de seu filho, pois dependendo da idade estes comportamentos não são patológicos.

Se há algo que te preocupa na interação social, ou algum prejuízo que seu filho tem apresentado, sugiro procurar um profissional de sua confiança para uma avaliação.

Atenciosamente,
Priscilla Leitner
Importante dado seria também a idade da criança
Pelo que entendi ele se sociabiliza sem dificuldades porém as vezes prefere se isolar e ter como companheiro seu bonequinho (um amigo imaginário talvez).
Ser sensível ao não e a rejeição denota em primeiro lugar uma sensibilidade emocional, e isso pode ser simplesmente um traço de sua personalidade.
É comum nas crianças, principalmente entre os 4 e os 6 anos de idade, criarem um amigo imaginário, e mesmo seu mundo imaginário, por isso quando se isolam nessa fase, na realidade estão vivendo esse mundo.
Mas reitero que qualquer dúvida o melhor é buscar uma avaliação psicológica e, se for o caso, acompanhamento psicoterapêutico.

Abraço
Seu filho precisaria ser avaliado por um neuropsicólogo porque há muitas pessoas portadoras do transtorno mas que não receberam diagnóstico por não ter sido bem avaliado. Após avaliação, deve passar por um neuropediatra ou psiquiatra infantil, pois é o profissional habilitado para diagnosticar, já que o papel da avaliação é auxiliar no diagnóstico. Nem todo contato social é de qualidade, por isso não dá pra dizer que tenha habilidades sociais sem averiguar essas informações, seria preciso checa-las junto às pessoas do convívio, seja na escola, família, igreja e outros. Porém, nem toda criança que brinca sozinha está se isolando, cada caso é um caso e somente um profissional habilitado poderá ajudar. É importante buscar um profissional que tenha experiência e formação em avaliação de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como neuropsicóloga posso dizer que não é tão fácil assim chegar a essa hipótese diagnóstica.
Procure um psiquiatra da infância e da Adolescência para melhor avaliação e conduta do quadro. Pode ter um dos ou vários diagnósticos possíveis: Transtorno de Oposição e Desafio, Transtorno do Espectro Autista, Birras intermitentes, Transtorno do apego, Ansiedade de separação, entre outros. Só a partir da consulta médica e anamnese detalhada pode se esclarecer este diagnóstico. Abraço!
Primeiramente, para realizar qualquer parecer, se faz necessário compreender a dinâmica de vida da pessoa: idade, aspectos do desenvolvimento, relação com a família e com demais pessoas. É prematuro qualquer diagnóstico com base nessas informações. Penso que se trata de uma criança, devido aos relatos, mas é fundamental a ciência dos elementos citados. Precisamos entender qual o significado que este objeto tem para ele. A carga de afeto depositada no objeto de maneira demasiada pode denunciar a dificuldade de se afeiçoar a pessoas, embora seja sociável. O fato de ser sociável não exclui a possibilidade da dificuldade de se vincular afetivamente a alguém. O medo da rejeição pode impedir de manter-se vinculado. O fato de ser sensível a rejeição, pode gerar o isolamento e a provocação da rejeição antes de ser rejeitado. Pode ser que ele não se sinta capaz de receber o amor de outra pessoa e deposita o seu amor no objeto, pois o objeto não o rejeitará. Preciso considerar que são hipóteses.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.