Meu irmão está tendo dificuldade na escola porque ele responde as provas de forma oral e tem domínio

23 respostas
Meu irmão está tendo dificuldade na escola porque ele responde as provas de forma oral e tem domínio do assunto, mas não consegue responder de forma escrita nas provas. Pode ser dislexia?
Olá! É preciso saber se seu irmão não responde através da escrita por não estar alfabetizado ou por não conseguir elaborar as ideias e sintetizá-las. De uma forma ou de outra oriento a procurar um/a psicopedagogo/a para fazer avaliação. Ultimamente a hipótese de dislexia tem sido levantada para casos de alunos com defasagem na aprendizagem em comparação à média de sua turma, mas é preciso considerar que as pessoas são diferentes e alguns alunos precisam que o conteúdo seja ensinado de forma diferente para conseguir assimilar, o que também ocorre no processo de alfabetização. Espero ter ajudado! Abraço.

Olá, seria importante ele fazer uma avaliação neuropsicológica. Abraços.
Olá!
A dislexia pode sim ser um achado neste caso desde que consideremos esta pouca informação isoladamente. Contudo, como demais colegas enfatizaram, para melhor avaliar e opinar sobre o quadro é necessário que se tenha maiores detalhes de informações sobre o mesmo.
Sendo assim, sugiro que os responsáveis o levem a consulta algum especialista que atue e avalie estas questões da aprendizagem, tendo como opções o fonoaudiólogo, psicólogo ou psicopedagogo. A partir da entrevista e análise minuciosa do caso o profissional poderá diagnosticar, orientar e elaborar plano terapêutico bem como encaminhar para demais especialistas para auxílio diagnóstico e terapêutico, quando julgar necessário.
Coloco-me à disposição.
Abraços.
tudo bem? É realmente importante que você procure ouví-lo para entender o motivo de tal dificuldade. Tente não julgá-lo ou interrompê-lo. Assim, poderá tomar uma decisão sobre qual profissional você busca.

Existe algumas possibilidades que podem ajudar vc no diagnóstico: ir á um neuropsicólogo fazer uma avaliação neuropsicológica ou procurar um psicólogo que consiga orientá-la melhor após ouví-lo. Recomendo que procure um terapeuta cognitivo-comportamental que atenda adolescentes e/ou crianças.
Olá! A dislexia é uma possibilidade, mas também pode ser algo muito mais simples que isto. O ideal é realizar uma avaliação com o neuropsicólogo para tirar a dúvida e, a partir daí, saber exatamente com qual tipo de dificuldade estão lidando. Assim, as intervenções e estratégias para minimizar o problema podem ser melhor direcionados, ok? Abraços
Bom dia
para responder a sua pergunta é preciso fazer uma avaliação , procure um psicólogo que ele vai te responder.
Pode sim ... no entanto é importante uma avaliação de leitura e escrita. Geralmente o disléxico apresenta dificuldade na consciência fonológica e lexical e processo de conversão grafema-fonema.
É difícil responder essa pergunta com poucas informações. Seu irmão precisa ser avaliado por fonoaudiólogo, para fazer avaliação da linguagem e do processamento auditivo; e procurar um neuropsicólogo para avaliar as funções cognitivas.
Não é possível responder sua pergunta com as poucas informações. Então eu aconselho que seu irmão seja levado a uma psicopedagoga para avaliação. E se for necessário ela fará o encaminhamento para uma avaliação multidisciplinar, com psicólogo / neuropsicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo, para saber se o caso é de dislexia.
Estou à disposição.
Abraço
Sim, também pode ser um caso de dislexia dentre outras possibilidades. Ele apresenta dificuldades na fala? Teve atraso para desenvolvê-la? Consegue identificar os números e as letras isoladamente? São alguns dos indícios que precisam ser avaliados por um psicólogo e um psicopedagogo. Grande abraço!
Boa tarde! O ideal seria procurar uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, Psicólogo, fono e etc.
Olá...
É muito importante uma avaliação com um psicólogo para diagnóstico.
Abraços!
Olá.
É importante esclarecer que se o seu irmão consegue responder as questões propostas, sem dificuldade, independentemente delas serem exibidas de modo escrito, ele não tem dificuldade de aprendizagem e, com isso, faz-se necessário uma avaliação mais precisa para que esta questão possa ser investigada. O diagnóstico de dislexia não é feito apenas com base nas respostas escolares do aluno, ainda que o desempenho escolar seja um fator importante numa avaliação. Mas, considera outros aspectos importantes, como socialização, fala e também elementos subjetivos. Assim, para que se possa entender melhor as respostas emitidas em sala de aula, é preciso acompanhamento de profissionais capacitados que possam fazer este diagnóstico de modo cuidadoso.
Olá, é muito importante que primeiro ele realize uma avaliação para um diagnóstico preciso, para assim, obter o melhor tratamento e intervenção para evolução de seu aprendizado.
Poderia sim ser dislexia. Indícios mais fortes seriam obtidos através de uma Avaliação Psicológica. Poderia também ser uma questão mais pontual, onde algum fator emocional estivesse preponderando. Quantas vezes ocorreu? Quando começou? É em alguma matéria específica? Como ele tem vivenciado essas provas? Como é a relação com a escola? Como é a relação familiar? Houve perdas, mudanças ou eventos estressores recentemente? Essas são exemplos de questões a serem averiguadas.
Sugeriro que procurem por uma avaliação psicopedagoga para diagnosticar.
Não posso afirmar em cima de seus poucos dados.

Abraço!!!

Ola sugiro procurar um profissional de psicopedagogia para uma avaliação ou ate meso um psicologo com essa especialização.
Boa tarde!!
Com o informado não dá para afirmar o que está gerando tal dificuldade, pode ser dislexia, mas também pode ter outros fatores desencadeantes. Minha orientação é buscar ajuda profissional onde será feita avaliações cognitivas, comportamentais e emocionais e obter um diagnostico e possível tratamento que leve a sanar ou amenizar as dificuldades.
Abraço
Olá. Por aqui não é possível afirmar nada. Na dúvida procure um especialista para uma avaliação. Como um fonoaudiólogo, por exemplo. Atenciosamente.
Olá! Neste caso seria importante fazer uma avaliação com neuropsicólogo, com um diagnóstico correto, o profissional poderá orientar os cuidados necessários. ;)
A melhor resposta você terá realizando um Diagnóstico Multidisciplinar.
Olá!
Importante avaliar com psicodiagnóstico cognitivo. Profissional da neuropsicologia e psicopedagogia podem te ajudar nisto.
Sim, pode ser dislexia. A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de ler, escrever e interpretar palavras e números. Se o seu irmão tem dificuldade em responder de forma escrita, mesmo tendo domínio do assunto, é importante procurar um profissional especializado para avaliar se ele tem dislexia.