Meu irmão fica com raiva quando alguém da escola dele fala que ele não vale nada. Ele xinga a pessoa
5
respostas
Meu irmão fica com raiva quando alguém da escola dele fala que ele não vale nada. Ele xinga a pessoa usando palavrões. Esse comportamento é normal ou ele pode ter alguma doença como o transtorno bipolar?
Olá! Acho importante destacar o seguinte: (1) o comportamento de uma pessoa é algo complexo, influenciado por emoções, sensações e pensamentos que ela vivencia, em cada momento. Esse universo psíquico de emoções, sensações e pensamentos é facilmente influenciado pelo comportamento das outras pessoas ao nosso redor; (2) cada emoção que experimentamos traz consigo um impulso para ação. Quando sentimos raiva, podemos ter o impulso de querer bater em alguém ou de falar palavrões; (3) porém, emoção é diferente de ação. Podemos sentir tristeza e, com ela, a vontade de estar sozinho em um quarto, mas podemos decidir, apesar disso, buscar a companhia de alguém e saímos para passear com um amigo; (4) nenhum comportamento pode ser bem compreendido quando visto fora do contexto. Ou seja, expressões de raiva, irritabilidade, podem ocorrer no T. Bipolar, mas também em outras condições ou mesmo na ausência de qualquer transtorno. Se isso estiver gerando sofrimento, ajuda profissional será bem vinda.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom!
Os colegas acima já comentaram muitos pontos importantes, porém em primeiro momento é necessário levantar mais informações, este comportamento que seu irmão está emitindo foi trazido por ele? Ou foi a escola que sinalizou?
Outra informação importante é qual idade de seu irmão?
Essas informações são importantes para iniciar uma ação, ou seja, o que fazer..
Buscar o profissional mais adequado que seja o psiquiatra, psicológico.etc.
Abraço, Maria Tanea.
Os colegas acima já comentaram muitos pontos importantes, porém em primeiro momento é necessário levantar mais informações, este comportamento que seu irmão está emitindo foi trazido por ele? Ou foi a escola que sinalizou?
Outra informação importante é qual idade de seu irmão?
Essas informações são importantes para iniciar uma ação, ou seja, o que fazer..
Buscar o profissional mais adequado que seja o psiquiatra, psicológico.etc.
Abraço, Maria Tanea.
É importante não caracterizar determinados comportamentos como anormais sem uma avaliação do contexto. O sentimento de raiva pode, nesta situação, ser considerado como uma reação esperada, pois ao que parece, se trata de uma defesa contra uma atitude ofensiva vinda do outro. É importante saber se o seu irmão não está sendo vítima de bullying no colégio aonde estuda. Ser ameaçado ou xingado no ambiente escolar pode trazer consequências psicológicas tais como agressividade, mal desempenho, isolamento e baixa auto-estima. Trata-se primeiramente de ter uma conversa com ele para entender o que está acontecendo e também como estão os vínculos com os colegas de classe, professores, etc. Uma avaliação psicológica pode ser necessária caso a agressividade persista. O transtorno bipolar é uma condição que é muitas vezes vista no senso comum como um quadro que exclusivamente caracteriza reações explosivas e de impulsividade, mas não se trata somente disso.
Olá! Tal comportamento descrito pode ser desde uma característica normal da personalidade dele (alguém mais "pavil curto") ou até ser um sintoma de um transtorno psiquiátrico. O importante para dizer aqui para você é que seu irmão precisa ser avaliado por um psiquiatra. Somente essa sua informação é muito pouco para se estabelecer um diagnóstico. Precisamos avaliar o grau e a intensidade desse comportamento e, principalmente, se ele é acompanhado de outros sintomas ou comportamentos, para aí sim falar em um diagnóstico. Recomendo que procure um psiquiatra para uma avaliação precisa e completa.
Olá! A terapia cognitiva-comportamental trabalha bastante com algo que chamamos de manejo da raiva; não necessariamente ele possa ter um distúrbio psiquiátrico, mas talvez precise aprender a lidar melhor com sua raiva. Att
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
- Fui diagnosticada com bipolaridade tipo1, atualmente minha medicação é Litio (300mg) três vezes ao dia, Quetiapina(50mg) a noite, e Venlafaxina (que foi prescrita a noite mas tenho tomado de manhã). Tem dias que não consigo acordar, e quando acordo e me sinto letárgica e as vezes me sinto assim o dia…
- Meu irmão tem transtorno bipolar a 6 anos e fãs tratamento só q ao longo dos anos teve algumas recaídas por n usar o medicamentos corretamente, agora mesmo teve uma crise e meus pais n conseguiram manter ele aqui em casa conosco e estão internado ele, gostaria de saber o porquê q ele ficou agressivo…
- Foi me passado 50 mg de lamotrigina por dia, mas me indicaram tomar a noite, mas me sinto melhor tomando ela pela manhã, será que tem um horário específico?
- Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter uma depressão mista.
- Fui diagnosticada com bipolaridade, ainda não entendo muito bem o que é. A verdade é que me sinto muito sozinha, até no meu relacionamento. Não acho ninguém interessante para conviver. Eu queria muito ter algum amigo, mas depois que você cresce é difícil. Geralmente, as pessoas que conheço da minha idade…
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 972 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.