Meu marido é alcoólatra, gasta todo dinheiro e não estou feliz, nem meus filhos. Quando tento conver

27 respostas
Meu marido é alcoólatra, gasta todo dinheiro e não estou feliz, nem meus filhos. Quando tento conversar com ele sobre isso, ele diz que quando ele parar de trabalhar ele para de beber. Pois no meio da semana ele não bebe e se torna uma boa pessoa é so nos finais de semana, e quando chega na segunda-feira ele age como se nada tivesse acontecido. O que devo fazer nessa situação?
Obrigada
Parece que o seu marido justifica um consumo exagerado pelo mau-estar que o trabalho lhe causa. Talvez você pode tentar compreender melhor o quê, no trabalho, lhe causa tanta pena, para melhor apoiá-lo? O que conta é ter respeito para ele e não se pôr em cima dele tentando corrigi-lo. É difícil respeitar um alcoólatra, mas não adianta não respeitá-lo. Só com o apóio da família ele podera ter força para decidir de abandonar o alcool. Quando ele quer acabar com o alcool, ele pode procurar ajuda específica num grupo dos Alcoolicos Anônimos. Se você precisa de ajuda emocional para aguentar o seu marido, procure uma psicoterapia do tipo humanista ou pscianalítica. É a sua propria força que vai melhorar a vida da sua família toda, inclusive a do seu esposo.

Boa tarde,
A situação que colocou em questão deve ser uma das questóes que gostaria de solucionar. É importante que consiga estar bem com suas emoções e isso requer acompanhamento psicoterápico. Procure um psicólogo que irá ajudar a estar mais confiante, e desta forma conseguirá visualizar atitudes mais coerentes com o que você deseja.
Ola, boa noite.
O que relata e o que traz do comportamento de seu marido, não é fácil lidar com alcoolismo, principalmente para a família em lidar com este. Mas também a quem é dependente não fácil, principalmente em perceber que é alcoolista e necessita de tratamento. Importante tentar compreender a partir destas queixas que ele traz do trabalho, "seria a bebida uma fuga", ou ainda se há algo que ainda não percebeu. Além claro desta ajuda ao alcoolista, também um acompanhamento familiar é importante para que possam se entender e buscarem juntos um tratamento e fortalecer os laços para além da doença.
A disposição para demais dúvidas.
Boa noite, lidar com uma pessoa que não reconhece o quanto a bebida causa problemas na familia é bem complicado, sobretudo quando a pessoa se sente sempre capaz de parar quando quiser. É importante procurar ajuda de um psicologo para as pessoas que precisam aguentar a falta de limite de uma pessoa bebada e saber lidar com ela. Para o sujeito que bebe precisa encaminha-lo num grupo de alcolicos anonimos ou numa clinica para se desintoxicar e saber lidar com as crises de abstinencia. É preciso ter muita paciencia em caso como esse porque a pessoa acredita que está tudo sob controle e, portanto, muito dificil de aceitar a ajuda de um profissional. Espero ter ajudado, mas se quer mais saber sobre pode entrar em contato.
Olá! Parece que seu marido ainda está muito resistente e justifica o alcoolismo pelo mal estar que o trabalho deve estar gerando nele. Então, enquanto ele não aceitar que está doente e que precisa de ajuda não há muito o que fazer para realmente exterminar o problema. Mas, enquanto isso, você e seus filhos podem se beneficiar de psicoterapia e de grupos de apoio à família de alcoolistas. Se a família se fortalece fica mais fácil enfrentar esse problema, criando estratégias de redução de danos e não se afetando tanto com o problema dele. É muito importante aprender a lidar com as próprias emoções sem recorrer ao uso de drogas. A terapia cognitvo-comportamental pode ajudar na regulação emocional, na construção de metas e micropassos, na implementação de comportamentos e pensamentos mais saudáveis, na prevenção de recaídas e na retirada do vício.
Olá! O que seu marido traz é um comportamento que pode já estar associado a dependência, não sabemos, ele precisa decidir passar por uma avaliação e aceitar a ajuda, entendendo que os prejuízos estão maiores do que os lucros que esse beber aos finais de semana lhe traz.
Enquanto isso, o que te oriento é buscar ajuda no Amor Exigente. No grupo poderá entender o seu funcionamento, toda a dinâmica familiar que perpetua o ciclo das doenças e apoio para decidir pela melhor conduta sua, porque só pode mudar você mesma, ele, só quando ele quiser.
Você tem a você e aos seus filhos para cuidar.
Desejo que consiga buscar essa ajuda e que encontre amor e força o suficiente para lidar com toda essa situação, lembre-se, um passo por vez, sempre em direção a mudar você!
Com amor verdadeiro,
Psicóloga Van
Aproveite os dias de bom humor do seu marido e indique a busca por um profissional qualificado em dependência química. Um psicólogo será de boa valia. Importante: “ele deve procurar ajuda”. Os familiares também precisam de acompanhamento terapêutico.
Conviver com um dependente é difícil e, se ele não quer ajuda, fica ainda mais difícil... Qualquer ação que você tentar será inválida, porque ele não quer ser ajudado, não tem a intenção de parar de beber. Além do dependente químico, a família também necessita de ajuda. Há uma relação de co-dependência que tem que ser tratada. Então, sugiro que procure ajuda para você. Nesse momento você necessita de apoio emocional, de orientações de como agir com seu marido e como ajudar os seus filhos. Procure um psicólogo, CAPS, AA ou Amor Exigente.
Quero acrescentar algo que me parece muito importante na sua pergunta. Você e seus filhos não estão felizes. Isso aponta que a direção da mudança está em vocês. É o sofrimento na área emocional que guia uma atitude. Talvez isso possa gerar um movimento também no seu marido. Procure algo para vocês : psicoterapia e/ou Al-Anon (grupos para familiares de alcoolistas ) são caminhos. Abraço
Olá, boa tarde! Acredito que em um primeiro momento seja importante que você possa analisar como esta situação está te afetando e quais as suas condições emocionais para lidar com a questão, para tanto recomendo que busque um acompanhamento psicológico, no qual juntamente com um profissional você poderá trabalhar essas questões e tomar a melhor decisão de acordo com a sua história individual e com os seus desejos pessoais. Espero ter ajudado! Att. Carolina
Eu escuto você e vejo que está com dificuldades de lidar com o alcoolismo, que é uma doença que afeta todo o sistema familiar. Não fique sozinha, busque ajuda, primeiro para você!
Abraço,
Simone
Veja bem, ele tem que querer ser ajudado, não basta que você queira ajuda-lo. Ele é quem deve perceber o quanto isso afeta a vida de vocês. Enquanto ele não procura ajuda, você deve procurar. Você tem que ficar bem por você. Estude a possibilidade de fazer uma terapia, você ficará bem melhor. Espero ter te ajudado.
Olá,
A negação de que o álcool afeta a vida e as relações é característica de quem consome.
Neste caso a recomendação é que a família receba atendimento psicológico para ajudar a lidar com o alcoolismo e cuidar da saúde pessoal diante do sofrimento causado pela situação.
Olá. Quando a luta é contra o alcoolismo todos sofrem. Seria importante vc buscar uma psicoterapia para conhecer suas motivações e permanecia em tal relacionamento.Se fosse desejo do seu marido se implicar de igual forma seria importante. O alcoolismo é doença, mas dentro de uma abordagem psicanalítica há como entender esse lugar como sendo da ordem de uma comorbidade. Como surgiu o interesse pela bebida, desejo? A terapia tbm te fortalece a tomada de decisão, te ajuda a ver com mais clareza e a medir com mais propriedade tua permanência em tal relacionamento. Quem consome jamais se considera alcoólatra. Muitas vezes o estrago deixado pela bebida é irreversível. Tanto financeiro, emocional,como psicológico. Procure ajuda, para que esse sofrimento não seja tão solitário. A rede de apoio psicológico é fundamental. Abraços

Apesar do alcoolismo ser entendido como doença apenas quando se torna uma adição diária, esse comportamento de beber todos os finais de semana também incide numa doença. Três principais fatores denotam isso: frequência (todos os finais de semana), intensidade e prejuízo (as ações que ele toma nesse estado e que trazem malefícios à sua família). O que você pode tentar fazer é continuar argumentando em momentos em que ele está sóbrio, como durante a semana. Traga a importância dessa mudança para o desenvolvimento dos seus filhos, para a sua saúde mental, para a saúde da relação, da família e dele próprio. Você também pode buscar orientação em serviços públicos de psicologia, como os CAPS, ou com um assistente social no CRAS e CREAS da sua região. Psicólogos particulares também podem auxiliar ouvindo sua história de forma mais detalhada e aconselhando com mais eficácia.
Olá, sempre que ocorre uma dependencia quimica de qualquer tipo, existe um impacto muito grande sobre a familia como um todo. Quando o dependente não aceita o seu problema e não reconhece o prejuizo que vivencia, o tratamento pode e deve começar com a familia. Grupos como o Al-anom ou o Coda oferecem acompanhamento e orientação aos familiares em como lidar e ajudar o doente. Muitas vezes a familia adoece junto e passa a viver em função dessa dependencia. Procure um profissional de sua confiança especializado em dependencia quimica para lhe orientar melhor.
Não há uma resposta pronta do que você deve fazer nessa situação, isso varia muito. Cada pessoa, cada família lida de uma forma diferente. O mais importante neste momento é você começar a psicoterapia, se possível. O processo psicoterapêutico pode te auxiliar a preservar a sua saúde mental e pensar em estratégias para lidar com essa situação de acordo com a sua disponibilidade e as sua possibilidades. Não deixe de buscar ajuda de um psicólogo que trabalhe com dependência química. Abraço!
Boa noite, acredito que não seja fácil para você passar por isso.
Você poderia buscar ajuda de um profissional de Psicologia para que ele pudesse te orientar e também para você adquirir novas habilidades e manejos para lidar com essa situação.
Olá, minha sugestão é que você procure um (a) psicanalista para que possa falar livremente sobre como você se sente com relação a isso. Vai ser bom ter um lugar que possa acolher tua dor.
Espero ter ajudado!
Olá! Vejo que seu sofrimento envolve a inconstância do seu marido em relação ao consumo de álcool. Realmente lidar com pessoas que não se percebem modificadas com a dependência é complicado, pois não há a aceitação de que precisa mudar o comportamento ou até de ajuda. Pela sua fala, entendi que ele consome álcool como uma medida de desopilar o estresse gerado pelo trabalho, o que não é nada saudável pra ele e nem pra família. Estar infeliz e ver seus filhos infelizes por este motivo causa um prejuízo muito grande no convívio familiar. Indico a procura de um psicólogo para você, para que consiga trabalhar suas emoções e suas decisões sobre o que está vivenciando, pois o mesmo ajudará no manejo da situação e te orientará quanto as suas questões apresentadas.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua questão. O melhor cenário seria se o seu esposo se disponibilizasse a procurar ajuda. Entretanto, ao que parece, ele não avalia que haja um problema. Desse modo, pensando a família como um lugar sistêmico, talvez fosse bastante positivo que você buscasse ajuda profissional para se fortalecer frente a essa questão e outras que porventura possam emergir. Recomendo a psicoterapia para que você tenha um lugar de fala e escuta qualificada. Elaborar esse momento de sua vida e também da vida de vocês enquanto casal pode ser bastante interessante nesse momento Fique bastante atenta às questões que envolvam violência doméstica e contra mulher. Se cuide, acima de tudo. Um abraço!
Olá! Tal comportamento pode ser que a bebida tenha causado dependência, neste caso ele precisa decidir e se interessar em passar por uma avaliação e aceitar a ajuda, entendendo que os prejuízos estão maiores do que os lucros que esse beber aos finais de semana lhe traz. Não é fácil para a família lidar com um familiar etílico, é preciso muita força de vontade e incentivo da rede de apoio. Busquem ajuda. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Seu marido aceitando ajuda ou não, você também deve buscar um psicólogo.
Bom dia, hoje sabemos que a Dependência Química é uma doença que tem fatores genéticos e ambientais, não para justificar, mas para saber que não se resume ao fato de querer parar ou não, é um processo que claro requer o interesse tanto do sujeito quanto da família em busca de uma nova forma de viver, e com o processo da Psicoterapia buscar formas de enfrentamento.
Tenho certeza como a família sofre junto, e por isso friso que é de extrema importância que busquem também ajuda.
Olá, seu marido deve estar em um trabalho que o deixa muito infeliz, como você mesma relatou. Esse é um aspecto que, talvez, ele ainda possa mudar com sua ajuda. Se nos dias em que ele está bem, vocês pudessem conversar amigavelmente sobre o tema, quem sabe ele não encontre uma saída? Isso o ajudaria a se sentir apoiado e com uma alternativa. outra atitude importante é você procurar ajuda de grupos anônimos que fazem acompanhamento de familiares de alcoólicos. São grupos muito respeitosos e seguem uma ética bastante estruturada. São encontrados em vários locais. Se procurar na internet, localizará um grupo perto (ou longe, se preferir) de sua casa. Eles trabalham aspectos do dia a dia para pessoas que convivem com as situações de alcoolismo. Espero que tenha ajudado. Boa sorte.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Ter alguém alcoolista na família certamente é uma situação muito desafiadora, portanto é importante que os familiares façam psicoterapia pois em alguns casos pode se estabelecer uma relação de coodependência. Mas mesmo que não seja esse o seu caso a psicoterapia vai ajudar os familiares a lidar da melhor forma com a situação. Outra questão é saber que existem fases no processo de mudança, a primeira delas chamamos de pré-contemplação que é quando a pessoa não percebe o problema. Nesse caso oferecer soluções ligadas ao consumo de álcool geralmente não ajuda, é importante trabalhar na sensibilização, falar com a pessoa em sobriedade que algumas atitudes que ela tem tido incomodam e deixar a pessoa mesmo chegar a sua própria conclusão. Recomendo que assista o vídeo em meu perfil onde explico sobre as fases da mudança na recuperação de dependências.

Espero que encontrem o melhor caminho!
Olá. É uma situação complexa e infelizmente não há uma resposta padrão. Penso que é importante manter o diálogo e colocar o que você e seus filhos estão se sentindo, sendo afetados e tente entender o que você quer dele e faça esse pedido. No mais, é importante ter apoio e ajuda, não passar sozinha pela situação. Abraço