meu neto de 14 anos tem fobia social intensa desde novo. Não sorri, fala silábicamente, É bem inteligente,

8 respostas
meu neto de 14 anos tem fobia social intensa desde novo. Não sorri, fala silábicamente, É bem inteligente, vai bem na escola, no inglês e no curso de computação, que adora. Sofreu bulling e não sei se continua. Fez terapia com psicólogos, que detesta, por três anos.Agora saiu. O que se pode fazer?
O psicologo deve interagir com o adolescente usando linguagem apropriada, orientadora e educativa para conquistá-lo. A relação terapêutica faz parte do processo trazendo bons resultados. Sintomas sociais de baixa interação pode estar atrelada a falta de habilidade. A terapia cognitivo comportamental aplica estratégias apropriadas nesses casos que chamamos de treino de habilidade social. Ressalto diferença entre fobia social e personalidade anti-social. Fobia social é o agravamento dos casos de timidez que são relacionadas a ansiedade. Já a personalidade anti-social diz respeito a características de comportamento de manipulação, sedução, desrespeito a regras, querer tirar vantagens na relação com as pessoas. No caso especifico a relação é sim com ansiedade e possivelmente situações traumáticas por causa do bullying. Em casos de traumas recomendo terapia EMDR. Atuo na abordagem cognitivo comportamental e EMDR em Recife. Vamos em frente! Estimo felicidades!

Bem como já falaram meus colegas, a continuidade na psicoterapia é essencial. Como ele já fez e saiu, é necessário saber o motivo da desistência, pois a abordagem utilizada pode não ter sido a ideal para o seu neto. Concordo também que deva ser descartado qualquer outro motivo dessa fobia social (tal como síndrome de Asperger). Outro ponto importante é saber se a questão do bullyng foi interrompida. Algumas pessoas que sofrem bullyng, em determinado momento, se calam, mas as atitudes denunciam que algo está errado. Recomendo a terapia cognitivo-comportamental, mas sem perder de foco a sistêmica, pois o contexto familiar também é algo que deve estar em foco. Espero ter ajudado. Um abraço.
Se for fobia social mesmo ,
Há grande chance dele melhorar com Psicoterapia cognitiva-comportamental e tratamento com antidepressivo específico.
Atenciosamente,
Se ele já passou por um profissional capacitado e o caso é de fato de fobia social, concordo que a terapia cognitiva é uma boa saída, mas o mais importante é de fato, como apontaram os colegas, ele estabelecer uma relação de confiança e empatia com o terapeuta.

Pense em checar também com um profissional especializado na área, se não há algum traço da síndrome de Asperger, que, entre outros sintomas inclui dificuldades nas habilidades sociais e dificuldades de comunicação, e alguns são extremamente inteligentes. Inclui também práticas de ações repetitivas e comportamentos inusuais, o que vc não relata.
Então é imprescindível, para saber qual o melhor tratamento, primeiramente um diagnóstico de fato correto.

Espero que vc consiga desvendar o problema e que ele tenha a ajuda necessária! Abs
Quando o processo terapêutico trava, ou acontece algo similar ao que surgiu com o seu neto, o que às vezes acontece, deve-se substituir o profissional. Pois esse quadro apresentado provém da ansiedade, caso não seja bem tratado ele provavelmente desenvolverá mais a frente a agorafobia, que é um quadro posterior a fobia social. Digo isso, porque venho tratando situações da espécie, com o uso de técnicas já existentes, mas que os colegas deixam de lado, por não usarem do ecletismo, o que trás um resultado satisfatório mais rapidamente ao paciente. A terapia cognitiva responde bem ao processo.
A psicoterapia é a melhor forma de ajudar seu neto a se ajustar aos ambientes que frequenta. A orientação aos pais e cuidadores é imprescindível para que aprendam a lidar com suas demandas.
Importante que procurem um profissional capacitado inclusive para ensina-lo a lidar com suas limitações, principalmente nesta fase da adolescência.
A fobia ou ansiedade social , muitas vezes traz sintomas psicossomáticos, que agravam o quadro, por isso a necessidade de intervenção profissional.
Boa sorte e grande abraço
Fazer uma avaliação em todos os sentidos, considerando que desde muuto pequeno...o, considerando que criança a censura é bem menor e a interação com o grupo é mais fácil, como é no contexto familiar e o padrão? como a família acolhe, ou reforça seu jeito?. São variáveis necessárias para entender e se estruturar um trabalho com objetivos alinhados junto ao adolescente levando em conta seus interesses necessidades e seu medos, etc. Ressaltando sempre seus pontos fortes para cultivar habilidades que o ajude a otimizar e agir num nível mais elevado a atingir seus objetivo. É um trabalho cognitivo-Comportamental. Isto é chamado neuroplasticidade descrita na ciência, que é a ideia do que mudamos fazemos pensamos altera o funcionamento do cérebro.
É um processo de construção de aprendizagem de habilidades e pensamentos mais funcionais a vida.
Sugiro fonoaudiologia integrada com terapia cognitiva e sistemica