Tenho 29 anos, e tenho dificuldade de aprendizado,como posso saber se tenho dislexia ou outro problema

23 respostas
Tenho 29 anos, e tenho dificuldade de aprendizado,como posso saber se tenho dislexia ou outro problema neurológico?
Dificuldade de aprendizado é tão comum que parece olhar muito longe pensando em dislexia ou qualquer problema neurológico. Aliás, problemas neurológicos, ou seja demências, na sua idade são extremamente pouco prováveis. Nem vai valer a pena gastar dinheiro para um exame. Só na última instância.

Dislexia é fácil testar por um psicólogo. Mas ela não explica a dificuldade de aprendizado. Só explica uma lentidão ou até incapacidade de leitura e escritura. Se você fosse disléxico, na sua idade, provavelmente já saberia. Além disso, a dislexia, se ela não é muito forte, cede aos esforços, aos exercícios, conquanto a pessoa não tem outros motivos, talvez sem se dar conta, de recusar-se o uso da escritura, ativa- ou passivamente.

Você teria um benefício em discutir o que você vive e sente com um profissional de psicoterapia. Não para lhe diagnosticar, mas para você mesmo compreender melhor a sua inibição de apreender. De onde ela vem, provavelmente desde a infância. Ai, ela vai melhorar.

Para verificar se você tem ou não um transtorno de aprendizagem sugiro que você procure um psicólogo (especialista em neuropsicologia). Um abraço
Faça uma avaliação NEUROPSICOLOGICA, com um profissinal apto para fazer tal avaliação!
Reavalie os porquês da sua dificuldade.
Bom dia.
Uma avaliação com psicopedagogo, seria o primeiro passo. Uma avaliação neuropsicológica e uma fonoaudiológica faz-se necessário. para concluir.
Trocar algumas letras ou não ter o hábito de leitura e escrita, em muitas vezes dificulta o processo da lecto-escrita e, pode ser confundido com dislexia. De fato a avaliação com os profissionais acima são importantes.
Espero ter te orientado.

Cláudia.
A princípio, como a sua queixa se reflete na aprendizagem, você precisa fazer uma avaliação com o psicopedagogo. Ele aplicará alguns testes para verificar uma possível dislexia, e se constatada, ele, juntamente com uma equipe multidisciplinar, irão realizar procedimentos interventivos.
Inicialmente sugiro a avaliação psicopedagógica por se tratar de dificuldades de aprendizagem, e caso seja necessário o profissional fará os devidos encaminhamentos.
Olá, seria importante você fazer uma avaliação com um neuropsicologo. Abraços
A avaliação mais eficaz ao meu ver é a neuropsicológica, pois esta será a desencadeadora de todas as necessidades para se descobrir os motivos causadores.
Se forem emocionais o psicólogo e um psicopedagogo, serão profissionais adequados por se tratar de dificuldade de aprendizagem com fundo emocional , a contribuição de um fonoaudiologo também será bem vinda para afinar as adequações.
Suspeitas neurológicas serão percebidas com o neuropsicológo.
Espero ter ajudado!
Primeiramente acho importante você procurar um fonoaudiólogo para avaliação de linguagem e de processamento auditivo; posteriormente procure neuropsicólogo e neurologista.
O jeito mais simples é procurar um profissional de psicopedagogia para ter uma avaliação.
Os profissionais mais indicados para te auxiliar nessa busca será os neurologistas e os psicopedagogos.
Att, Kellÿ Salgado G.:
Assim como os demais já lhe responderam, é importante pensar que se trata de um tipo de avaliação multiprofissional. Seria o caso de procurar um neurologista e um neuropsicólogo para realizar exames a fim de descartar qualquer coisa orgânica. A partir disso, esses profissionais conseguirão lhe encaminhar para avaliações com outros profissionais como, por exemplo, um fonoaudiólogo. É importante traçar em conjunto terapêutico de tratamento a fim de acolher sua demanda atual. Boa sorte!
Bom dia, se deixar ajudar de um neuropsicologo/a pode ser o caminho mais adequado na tua idade, como também a ajuda de um psicologo/a para ver quais problemas emocionais prejudicam teu aprendizado. A dislexia deveria ter sido diagnosticada mais cedo nos primeiros anos do ensino fundamental, agora os motivos podem ser de natura psicologica e menos fisiologica. Procure um psicologo ou neuro psicologo e tire suas duvidas.
Seria interessante você passar por uma avaliação neuropsicológica para avaliar se você tem algum tipo de dificuldade. Nosso sistema te muitas falhas e faz com que o indivíduo se sinta mal por não conseguir acompanhar a turma, por exemplo. Um psicólogo também pode te auxiliar a detectar se há um trauma que precisa ser trabalhado. Atenciosamente.
Fazer uma avaliação psicológica pode ajudar. Contudo, lembre-se todas as pessoas têm dificuldade em algumas tarefas e facilidade para outras. A terapia EMDR pode ajudar a desbloquear traumas que muitas vezes interferem nas funções mentais. Ajude-se procurando ajuda, mas não se cobre tanto, ok? Um grande abraço!
Procure um Neuropsicólogo, o profissional pode fazer alguns testes e investigar a origem da sua queixa. É importante saber se você sempre teve problema no aprendizado, se sua queixa é recente, o profissional poderá ajudar com testes e ferramentas da psicologia.
Olá, o melhor profissional para te dar o diagnóstico é o neuropsicólogo. Ele realizará avaliações para entender o seu caso e irá te dar as coordenadas para o tratamento, caso seja necessário.
Olá! Um neuropsicólogo seria ideal para uma avaliação mais efetiva.
Boa sorte!
Sugiro que busque a ajuda profissional de um neuropsicólogo(a) para uma melhor avaliação.
Pelo seu relato te aconselho a procura um psicopedagogo para uma avaliação mais detalhada e um diagnóstico mais assertivo.
Olá
Para ter mais apreensão da sua situação seria importante passar por avaliação com psicopedagogia ou neuropsicologia .
Assim poder identificar se há questões emocionais envoldidas.
A melhor forma de saber se você tem dislexia ou outro problema neurológico é procurar um profissional de saúde mental qualificado. Eles podem realizar testes específicos para avaliar seu nível de aprendizado e identificar quaisquer problemas neurológicos que possam estar presentes. Se você suspeitar que tem dislexia ou outro problema neurológico, é importante procurar ajuda o quanto antes para que possa receber o tratamento adequado.
Busque profissionais especializados para te orientar. Neurologista e neuropsicólogo são os indicados.